Gigantes da tecnologia e seus avanços em inteligência artificial
inteligencia artificial
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Gigantes da tecnologia e seus avanços em inteligência artificial

Camila Luz em 18 de outubro de 2016

Empresas de tecnologia estão apostando corrida para desenvolver uma inteligência artificial que possa ser integrada aos seus smartphones e inserida na vida dos consumidores. Já existem esforços nesse sentido, como a Siri, da Apple, o Google Now ou mesmo a Cortana, da Microsoft, mas as empresas querem que os usuários possam interagir com máquinas de uma forma ainda mais natural. A ideia é que dispositivos executem ações como fazer encomendas, verificar o tráfego, fazer reservar em restaurantes ou procurar informações na internet de forma mais autônoma.

O componente de inteligência artificial (IA) nos smartphones quer criar um mundo onde cada pessoa possa ter um assistente virtual que reconhece suas necessidades e desejos. O site de ciência e tecnologia Phys fez uma lista das empresas que estão desenvolvendo inteligência artificial.

Avanços em inteligência artificial

Google

O software Google Assistent, assistente pessoal da Google, permite que usuários organizem suas informações no dispositivo e na nuvem para verificar e-mails, atualizar compromissos da agenda, receber notícias ou pedir dados de tráfego e condições meteorológicas.

A Google também oferece inteligência artificial através do aplicativo de mensagens Google Allo, que pode ser instalado em smartphones, e pelo Google Home Hub. O dispositivo conecta diferentes aparelhos eletrônicos da casa e responde a comandos de voz para que tarefas domésticas sejam feitas com mais facilidade.

Samsung

A gigante sul-coreana comprou o Viv Labs, startup dos desenvolvedores da Siri, da Apple. O assistente pessoal a ser disponibilizado pela Samsung promete ter melhor compreensão de contexto e consciência situacional do que o concorrente. Além disso, não estará disponível apenas para telefones, mas também para relógios e outros aparelhos eletrônicos inteligentes.

“Ao contrário dos outros serviços baseados em inteligência artificial existentes, Viv tem uma compreensão sofisticada de linguagem natural, capacidades de aprendizado de máquina e parceiras estratégicas que irão enriquecer um ecossistema de serviços mais amplo”, disse Injong Rhee, CTO da Samsung, em comunicado oficial.

Microsoft

O assistente pessoal da Microsoft se chama Cortana e está disponível em dispositivos Windows, no console de Xbox da empresa e como aplicativo para iOS e Android. Foi lançado em 2014 e responde a comandos de voz, utilizando conhecimentos recolhidos a partir de calendários, listas de contato, pesquisas online e outras fontes.

Facebook

O Facebook está investindo pesado em inteligência artificia, no caso, na assistente pessoal conhecida pelo codinome “M”. O fundador da rede social, Mark Zuckerberg, disse que quer criar uma versão de vida real do assistente Jarvis, personagem da série “Iron Man”, da Marvel. Por enquanto, o Facebook está trabalhando na instalação de botões de inteligência artificial no aplicativo Messenger, que vão permitir ao usuário obter respostas e bater papo com a própria rede social por meio de chatbots.

Apple

A Apple foi a primeira a oferecer um assistente pessoal, introduzindo a Siri para iPhone em 2011. Nos últimos anos, a empresa tem trabalhado para aprimorá-la. Recentemente, Siri foi atualizada para interagir com aplicativos que não são da Apple, para que usuários possam reservar caronas ou fazer pagamentos usando o Square Cash, por exemplo.

A apple também introduziu um aplicativo que pode se conectar com aparelhos inteligentes e outros dispositivos, o Home App.

IBM

A multinacional IBM ganhou manchetes dos jornais há quase vinte anos quando seu software “Deep Blue” venceu um jogo de xadrez contra um dos maiores jogadores do mundo. Há alguns anos, sua inteligência artificial , agora conhecida por “Watson” triunfou sobre humanos durante jogo em programa de TV americano. Mais recentemente, a IBM botou o Watson para trabalhar na melhoria de sistemas e serviços de negócio mais inteligentes para lidar com dados e clientes.

LEIA MAIS
Para especialista, inteligência artificial vai libertar humanos do trabalho
LEIA MAIS
Inteligência artificial: manual ensina a programar robôs com senso ético

Parceria entre gigantes

No final de setembro, as grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício anunciaram parceria inédita  que pretende garantir informações para o público sobre estudos e avanços que envolvem a inteligência artificial. O grupo tem a tarefa de conduzir pesquisas e investigar as melhores práticas, considerando questões éticas e o bem da população. No projeto, estão envolvidas Google, Microsoft, Facebook, Amazon e IBM.

O nome do projeto é “Parceria em inteligência artificial para beneficiar o público e a sociedade”. O site oficial diz que o consórcio foi “estabelecido para estudar e formular as melhores práticas em tecnologias de inteligência artificial, para fazer avançar a compreensão do público da IA, e para servir como uma plataforma aberta para a discussão e engajamento sobre IA e suas influências sobre as pessoas e a sociedade”.

A Apple ainda não faz parte da parceria, mas segundo Eric Horvitz, da Microsoft, a empresa poderá se juntar em breve. “Nós temos discutido com a Apple, sei que eles estão entusiasmados com esse esforço e eu espero pessoalmente que eles se unam a nós”, disse, em entrevista ao jornal britânico The Guardian.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence