Como descobrir o que o Google sabe sobre você
Google
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Descubra o que o Google sabe sobre você

Kaluan Bernardo em 29 de agosto de 2016

O economista Milton Friedman popularizou uma famosa frase: não existe almoço grátis. E, na internet, quando o serviço é gratuito, provavelmente é porque o produto é você. É assim que funciona, por exemplo, com o Google, que coleta uma série de dados de seus usuários para vender para anunciantes. Esse é um de seus principais modelos de negócios, aliás.

Você provavelmente já conhece essa história. Mas, afinal de contas, o que o Google sabe de fato sobre você? Quais são as informações que ele coleta e como as organiza? Basicamente, quase tudo — principalmente se você usa muitos serviços da empresa, como Gmail, Chrome e, é claro, a ferramenta de buscas. O Google diz que esses dados são guardados para melhorar sua experiência e personalizá-la — o que também é verdade.

A boa notícia é que eles esfregam isso na sua cara. A empresa criou uma página chamada “Minha Atividade“, que permite você ver o quanto o Google sabe sobre você. Em uma busca rápida, percebemos que ele guarda quais vídeos você assistiu, o perfil de quem você visitou no LinkedIn ou no Facebook e qual livro procurou na Amazon, apenas para citar alguns exemplos.

screenshot da página "minha atividade" do google

Foto: Reprodução

A ferramenta permite ver quais dados eles armazenam em qualquer data. Também permite você filtrar os resultados por plataforma. Por exemplo: é possível ver tudo o que eles guardaram apenas de suas visitas ao Facebook.

Leia também:
Por que Tim Berners-Lee quer criar uma internet descentralizada
5 iniciativas da democratização da internet em grandes cidades

A ferramenta também permite você apagar suas informações. Para isso, basta clicar no menu (com três pontinhos) e selecionar “Excluir”. Você também pode selecionar “Detalhes” e ver a justificativa do Google para armazenar aquele dado e te convencer (ou não) que a informação é útil para sua experiência na internet.

O Google também sabe por onde você anda

“Diga-me por onde andas e te direi quem és”? Não, para o Google é algo mais como “diga-me o que procuras, o que fazes e por onde andas e te direi quem és”. Afinal, além de ver o que você faz na internet, a empresa também rastreia os locais por onde você passa.

Se você tem um smartphone com Android, e anda com a ferramenta de localização ativada, o Google saberá, com detalhes, onde e quando você esteve em cada lugar. E ele também te mostra isso.

Para saber, basta voltar ao “Minha Atividade”, ir ao menu superior direito e clicar “Outra atividade do Google” e, em seguida, selecionar “Visitar linha do tempo” do “Histórico de Localização”. Pronto, é só navegar e se assustar.

Nesse campo de outras atividades você ainda pode conferir outros dados que o Google guarda sobre você como os vídeos do YouTube que não te chamaram a atenção, as músicas que você procurou no Google Play ou ainda quais são os contatos e aplicativos que você tem em seu smartphone.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence