Nils Aall Barricelli, pai do conceito de vida digital e criador de mundos
Nils Aall Barricelli
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Nils Aall Barricelli, pai do conceito de vida digital e criador de mundos

Pedro Katchborian em 9 de outubro de 2016

Oito linhas. Esse é o tamanho da página de Nils Aal Barricelli na Wikipedia. A suposta falta de relevância desse matemático italiano mostra como ele é, de certa forma, esquecido pela história. Nascido em Roma no ano de 1912, Nils Aall Barricelli é considerado um dos pioneiros no conceito de vida digital. Para a Nautilus, ele é o “pai da vida digital e um criador de mundos”, um dos muitos responsáveis por você estar lendo essas palavras em uma tela à sua frente. Mesmo assim, ele é constantemente esquecido e não figura nas listas dos principais cientistas que ajudaram a fazer a revolução digital.

foto antiga de Nils Aall Barricelli

Foto: CC

Barricelli é um dos nomes por trás de um dos mais antigos e influentes computadores da história, o IAS, criado em Princeton, Nova Jérsei. Então matemático, o italiano foi um dos responsáveis por pesquisas e estudos que criaram códigos de computadores. “Ele criou leis que determinaram, independente de seu conhecimento na época, quais códigos binários sobreviveram, quais morreram e quais se adaptaram“, diz Robert Hackett, da Nautilus.

Em 1961, Barricelli falou sobre condições de vidas em outros planetas em um artigo, citando parte do seu trabalho. “O autor desenvolveu organismos numéricos, com propriedades similares a de organismos vivos, na memória de um computador super rápido”, disse o matemático sobre seu trabalho.

Até sua morte em 1993, o matemático ficou reconhecido como cientista das ciências biológicas e matemáticas. “Ele era um gênio brilhante e excêntrico. E a coisa dos gênios é que eles veem coisas claras que pessoas não veem”, diz George Dyson, historiador da tecnologia, ao Nautilus.

Em uma época em que se discute tanto inteligência artificial, é possível dizer que Nils Aall Barricelli ajudou no desenvolvimento desse pensamento. Ele começou a programar algoritmos que lembravam o processo da vida real: uma subdivisão do que chamamos de “vida artificial”, que busca simular sistemas vivos — evolução e adaptação — nos computadores.

Por tanta abrangência em seu trabalho, muita gente acabou influenciada por Barricelli. O co-fundador da Pixar, Alvy Ray Smith, afirmou que foi influenciado pelo trabalho do matemático por seus pensamentos sobre a animação e seu pensamento filosófico.

Mesmo pioneiro, ele é pouco recordado por historiadores. “Ele era uma anomalia, uma mutação no zeitgeist intelectual, um herói que ficou na obscuridade no último século”, diz George Dyson. Segundo disse para a Nautilus, as pessoas simplesmente não estavam prontas para ele. “Visionários às vezes chegam antes de seu tempo”, diz. Ainda assim, Barricelli traçou a revolução digital e a história está acompanhando desde então.

A vida de Nils Aall Barricelli

Segundo Richard Goodman, um microbiologista que conheceu Barricelli nos anos 60, o matemático dizia ter inventado o cálculo antes dos 10 anos. O lado excêntrico do cientista fazia parte da sua personalidade: ele exclamava “Absolut!” (absoluto) quando concordava com alguém e gritava “Scandaloos” quando discordava. O que levou Barricelli para a obscuridade é um mistério. “Ser descompromissado com suas opiniões ajudou a levar Barricelli a isolação acadêmica“, diz Dyson.

Leia mais:
Quem é Satoshi Nakamoto, criador da bitcoin
Por que Tim Berners-Lee, criador da internet, quer uma web diferente

Para a Nautilus, aos poucos, o matemático vai ganhando reconhecimento: ele criou o universo de organismos numéricos e converteu esses organismos em imagens. “Barricelli era excêntrico e intransigente, oscilando entre louco e gênio”, diz Robert Hackett.

Para Robert, todo o ciberespaço tem um toque de Nils Alls Barricelli. Os códigos evoluem, modificam-se e transformam-se em palavras, jogos, softwares…”Na nossa vida digital, estamos imersos no mundo de Barricelli“, completa.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence