Computação, códigos e navegadores: os vários pais e mães da internet
internet
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Computação, códigos e navegadores: os vários pais e mães da internet

Pedro Katchborian em 28 de outubro de 2016

Ao contrário de algumas invenções, a internet não tem um pai ou uma mãe. Vários engenheiros, matemáticos, cientistas e outras pessoas estiveram envolvidas em criá-la, tijolo a tijolo, até chegar ao que ela é hoje. Incompleta, ela passou de mãos em mãos até chegar na World Wide Web que você conhece hoje. E muitas pessoas ainda trabalham para fazê-la melhor. Conheça oito nomes que podem ser consideradas pais e mães da web.

Os criadores da internet

John von Neumann

É impossível falar de internet e não mencionar John von Neumann. Nascido em 1903, John nasceu na Hungria e é considerado o grande pai da computação. Em sua vida, ele contribuiu para quase todas as áreas que você imagina: matemática, geometria, física, economia, estatística…Seu grande feito, no entanto, foi relacionado a computação. Considerado um dos inventores dos algoritmos, Neumann chegou a trabalhar com Alan Turing durante os anos 30.

A grande colaboração de Neumann com a computação foi o seu projeto de bomba de hidrogênio, em que contribuiu para o desenvolvimento do método de Monte Carlo, que permitia a solução de problemas complexos com números aleatórios.

Elizabeth Feinler

A americana Elizabeth J. Feinler é uma cientista da computação que dirigiu o Centro de Pesquisa de Stanford. Em 2012, foi indicada para o Hall da Fala da Internet pelas suas contribuições com a ARPANET, a primeira rede a implementar o protocolo TCP/IP, criado por Kahn e Cerf.

Radia Perlman

Radia Perlman nasceu nos Estados Unidos e é uma engenheira de redes. Ela é, por muitos, considerada a “mãe da internet“: ela foi responsável pelo STP (Spanning Tree Protocol), um protocolo de rede. O STP possibilita a ponte de rede, uma operação que permite que várias redes diferentes se comuniquem independentemente.

Vint Cerf

Quando o título de “pai da internet” precisa ser dado para alguém, ele costuma ir para Vint Cerf. Junto com Bob Kahn, eles criaram os protocolos TCP/IP, um alicerce da internet. Cerf nasceu em 1943, nos Estados Unidos, e formou-se em matemática. O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre os computadores que estão em rede.

LEIA MAIS
Nils Aall Barricelli, pai do conceito de vida digital e criador de mundos

Bob Kahn

O também americano Robert Kahn divide os méritos da invenção do TPC/IP com Vint Cerf. Além do TPC/IP, Kahn é o responsável por criar o programa de internet da DARPA. Também esteve envolvido com o governo americano ao iniciar uma estratégia bilionária de computação.

Tim Berners-Lee

Este físico britânico pode não ter sido o criador da internet, mas com certeza é o grande responsável por você estar lendo este texto em uma rede. Ele é o responsável pelo WWW (World Wide Web) — a famosa rede mundial de computadores, lançada em 1990. O seu feito lhe rendeu um lugar no Hall da Fama da Internet.

Ada Lovelace

Ada Lovelace

Ada Lovelace

Da mesma maneira que não se pode falar sobre internet sem mencionar um dos criadores da computação, não há como pensar em rede sem citar Ada Lovelace. Mais antiga da lista, Ada Lovelace nasceu na Inglaterra em 1815 e hoje é reconhecida como a primeira a ter escrito um algoritmo para ser processado por uma máquina. Morreu jovem, aos 36 anos, mas mesmo assim deixou a sua marca para sempre na história da computação.

Marc Andreessen

Falamos muito de internet, mas o que seria dela sem o browser ou, em bom português, navegador? Foi o engenheiro e investidor Marc Andreessen o responsável pelo Netscape, o primeiro browser da World Wide Web. O browser fez tanto sucesso que foi licenciado pela Microsoft e virou o famoso — e hoje odiado — Internet Explorer.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence