O que é o prêmio Nobel e quais foram os vencedores em 2016
premio-nobel
Foto: Reprodução/Facebook
Inovação > Tecnologia

O que é o prêmio Nobel e quais foram os vencedores em 2016

Pedro Katchborian em 5 de outubro de 2016

Sinônimo de prestígio, o prêmio Nobel 2016 teve parte de seus vencedores divulgados na primeira semana de outubro. O único prêmio que ainda não foi distribuído foi o da Paz.

Alfred Nobel

Alfred Nobel Foto: Reprodução/Site

Mas, afinal, o que é o prêmio Nobel? Quem dá nome a honraria é o sueco Alfred Nobel, inventor que demonstrou sua vontade de laurear descobertas científicas e causas humanitárias em 1895. Os prêmios de física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz foram dados pela primeira vez em 1901. Por ter sido feito pela Academia Sueca, os prêmios são sempre entregues em Estocolmo, capital do país europeu. Somente o Prêmio Nobel da Paz é entregue em outro local — em Oslo, na Noruega.

Além de ganhar uma medalha de ouro, cada vencedor recebe uma quantia generosa de dinheiro: US$ 1,2 milhões, equivalente a cerca de R$ 3,8 milhões. As nomeações são propostas por academias ou institutos da Suécia. Analisadas por uma comissão especial de cinco acadêmicos, os nomeados são reduzidos a uma lista final de cinco nomes, sempre definidas entre fevereiro e março. O vencedor é definido por uma eleição e os vencedores são anunciados em outubro.

E o Brasil? Até agora, nunca ganhamos um prêmio Nobel. O máximo que nosso país conseguiu foi a vitória de Peter Medawar, vencedor do prêmio de medicina ou fisiologia em 1960. Ele ganhou pelo Reino Unido, mas Medawar nasceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro e viveu no Brasil até os 13 anos. Mesmo assim, a academia considerou o prêmio britânico e não brasileiro.

Em 2004, a Super Interessante listou os brasileiros que quase chegaram lá. São eles: Cesar Latter (Física), Carlos Drummond de Andrade (Literatura), Celso Furtado (Economia), Jorge Amado (Literatura), Mario Schenberg (Física), Maurício Rocha e Silva (Medicina ou Fisiologia), Jorge de Lima (Literatura), Otto Gottlieb (Química), Carlos Chagas (Medicina), Dom Paulo Evaristo Ars (Paz). Todos esses ou foram indicados ou cogitados para os prêmios, mas acabaram perdendo.

Os vencedores do prêmio Nobel 2016

Até agora, foram divulgados os vencedores do prêmio Nobel em física, química e medicina ou fisiologia. Veja quais foram os vencedores e as descobertas que lhe renderam a honraria:

Física

Quem venceu o Nobel da Física em 2016 foram três britânicos: David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Korlitz. O prêmio foi dado “pelas descobertas teóricas das transições da fase topológica e fases topológicas da matéria“.

Falando de maneira simples, os cientistas trouxeram descobertas sobre as transições de fases das matérias. Ou seja, além das fases da matéria conhecida (gás, líquida e sólida), em temperaturas muito baixas ou altas, há outros exóticos estados.

Leia mais:
Como o grafeno pode revolucionar o seu dia a dia
4 grandes dilemas de ética na ciência

A apresentação sobre o trabalho vencedor de Thors Hans Hansson, membro do comitê de física do Prêmio Nobel, chamou a atenção. Ele usou um pão, um bagel (pão com buraco no meio) e um pretzel (pão com dois buracos) para mostrar o conceito de topologia, explicando que não é possível ter um estágio intermediário entre um buraco e dois buracos — não há metade de um buraco. A pesquisa pode ter aplicações interessantes: as descobertas poderão ser utilizadas em eletrônicos, supercondutores e computadores quânticos.

Medicina

O japonês Yoshinori Ohsumi foi o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas sobre a autofagia. A autofagia é quando as células se alimentam delas mesmas, tornando-se uma estratégia de sobrevivência. A autofagia permite que a célula redistribua seus nutrientes para atividades essenciais.

A ideia é que as descobertas do cientista possam trazer respostas relacionadas a doenças, já que o processo de autofagia está presentes em condições como o Mal de Parkinson, diabetes tipo 2, câncer e doenças neurológicas.

Química

O Nobel da Química também foi dado para três cientistas: Jean-Pierre Sauvage, Fraser Stoddart e Bernard L. Feringa foram os ganhadores pela descobertas das máquinas moleculares.

Chamadas de “menores máquinas do mundo“, essas estruturas são do tamanho de um fio de cabelo e, no futuro, podem ter diversas aplicações com o desenvolvimento de novos materiais, sensores e sistemas.

Economia

Oliver Hart e Bengt Holmström foram os vencedores do prêmio Nobel de Economia em 2016. Eles ganharam a honraria pela contribuição à Teoria dos Contratos, que analisa a contratação no mundo empresarial e suas consequências.

Essa teoria visa estabelecer um equilíbrio entre a renumeração dos diretores da empresa, de forma que beneficie os acionistas.

Literatura

O mais polêmico dos prêmios foi dado ao cantor e compositor Bob Dylan. Segundo os jurados, ele criou uma “nova expressão poética na canção americana”. A principal discussão sobre o prêmio é relacionado ao que é considerado literatura.

O artista é o único do mundo a vencer um Nobel, Oscar, Grammy e Globo de Ouro. Aqui separamos algumas das principais letras de Dylan.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence