Por que a realidade aumentada pode ser maior do que a realidade virtual
realidade aumentada
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Por que Tim Cook acha que a realidade aumentada será maior do que a virtual

Pedro Katchborian em 29 de setembro de 2016

O ano de 2016 vai ficar marcado como o ano em que a realidade aumentada se popularizou, já que Pokémon Go tratou de apresentar o termo para muita gente que ainda não o conhecia. Junto com a realidade aumentada, discute-se também a realidade virtual,  uma vez que elas costumam se misturar. Com óculos de VR sendo lançados neste ano, movimentando o mundo dos games e da produção de conteúdo em geral, é consenso de que a realidade virtual será maior do que a aumentada, não? Para Tim Cook, CEO da Apple, é justamente ao contrário.

Durante uma entrevista ao programa Good Morning America, nos Estados Unidos, Cook foi perguntado sobre realidade virtual e deu a seguinte resposta:

Minha visão é de que a realidade aumentada é a maior das duas, de longe, por que ela dá a possibilidade de nós dois conversarmos entre si, mas também com outras coisas virtuais para ambos vermos.

Cook continuou: “Talvez seja algo virtual que tenha a ver com o que estamos falando, talvez seja alguém que não está aqui, presente, mas pode parecer presente. Então há muitas coisas legais“, completa.

Tim Cook

Tim Cook. Foto: Reprodução/Twitter

Talvez a fala de Cook tenha a ver com os próprios interesses da Apple. Segundo o The Verge, o CEO tem soltado algumas dicas sobre o interesse da Apple em entrar no mercado da realidade virtual ou aumentada. Em janeiro, o Financial Times relatou que a Apple está secretamente recrutando centenas de funcionários para desenvolver aplicações para as tecnologias.

Tim continuou apontando algumas falhas na realidade virtual. Será que está relacionado com algo que a Apple pretende fazer? “A VR imerge a pessoa em uma experiência e isso pode ser muito legal, mas provavelmente terá um menor interesse comercial com o tempo. Menos pessoas estão interessadas nisso, mas há algumas áreas como educação e games em que há muito interesse”, afirma.

Como aponta o The Verge, não há qualquer tipo de indício de quando os projetos de realidade aumentada ou virtual da Apple vão surgir — se é que vão em algum momento. Mas se depender do discurso de Tim Cook, teremos algumas novidades em breve.

Realidade aumentada: Cook não está sozinho

É claro que muitos podem duvidar de qualquer opinião de Cook, já que elas podem ser influenciadas pelos interesses da Apple. Mas, como mostra a Discovery Magazine, a ideia de que a realidade aumentada pode ser maior do que a realidade virtual não é uma opinião exclusiva de Tim Cook.

Uma pesquisa com 650 fundadores de startups, empresas de tecnologia e investidores descobriu que 66% dos entrevistados acreditam que a receita da realidade aumentada vai ultrapassar a virtual.

Leia mais:
Pokémon Go e as realidades aumentadas de cada um
5 games de realidade aumentada além de Pokémon Go

Outro estudo, feito pela consultoria Digi-Capital, prevê que o mercado de realidade virtual pode chegar a valer US$ 90 bilhões em 2020, comparado a US$ 30 bilhões da realidade virtual.

Para a Discovery Magazine, o grande problema da realidade aumentada é a dificuldade de transmitir o que ela pode fazer. “A realidade aumentada provavelmente se mantém mais misteriosa do que a realidade virtual para a maioria das pessoas”, diz. O fracasso do Google Glass também pode contribuir para essa ideia negativa sobre o tema.

Ainda segundo a Discovery Magazine, isso só vai começar a mudar depois que os equipamentos de AR como o Microsoft Hololens e o Magic Leap chegarem ao mercado — e isso não deve acontecer antes de 2017.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence