Quem é Satoshi Nakamoto, o criador da bitcoin
bitcoins-satoshi-nakamoto
foto: iStock, Getty Images
Inovação > Tecnologia

Quem é Satoshi Nakamoto, o criador da bitcoin

Kaluan Bernardo em 20 de maio de 2016

Em 2008 algo ou alguém chamado Satoshi Nakamoto inventava a bitcoin. A moeda virtual que hoje movimenta o equivalente a US$ 7 bilhões (ou mais) é considerada uma das maiores criações econômicas da era digital. Mas sua origem ainda é cercada de mistérios. O maior deles é quem, afinal, seria o criador da tecnologia.

Oito anos depois, ainda não sabemos se Satoshi Nakamoto é um homem, uma mulher, um grupo ou uma empresa. O que sabemos é que é alguém com ideologias ligadas à liberdade econômica e conhecimentos avançados em matemática. Pelo menos é isso o que Nakamoto demonstra no artigo científico em que apresentava a bitcoin poucos meses antes de lançá-la.

Descobrir quem é Satoshi Nakamoto tem sido uma árdua tarefa para hackers, entusiastas e jornalistas que se jogaram em grandes investigações e ainda não descobriram a resposta. Mais do que curiosidade, saber quem é o inventor da moeda é importante para que detalhes do seu desenvolvimento possam ser compartilhados e a tecnologia avance mais rápido.

Além disso, especula-se que o criador da moeda tem uma fortuna de mais de 1,1 milhão de bitcoins. Atualmente, isso equivaleria a US$ 455 milhões. Se tudo isso entrar em circulação, é possível que o mercado de criptomoedas mude bastante.

Onde está o verdadeiro Satoshi Nakamoto?

Já surgiram diversos nomes que poderiam ser Nakamoto. O último e mais notável deles foi Craig Wright, um empresário australiano. Veículos como a Wired e o Gizmodo publicaram grandes reportagens mostrando diversas evidências técnicas que comprovariam ser ele é mesmo o criador da moeda. Por alguns meses, tudo isso foi colocado em xeque enquanto especialistas questionaram as evidências. No início de maio, depois de prometer apresentar provas definitivas, Wright desistiu na última hora.

A revista Newsweek também já fez uma reportagem, que inclusive foi capa, afirmando que encontrou o criador da moeda. Ele seria Dorian S. Nakamoto, um japonês que vive como engenheiro nos EUA. Ele negou tudo.

o John Nash pode ter sido criador do bitcoins

John Nash. foto: Wikipedia.

Outro nome é Nick Szabo, filósofo que discute há muito tempo uma moeda descentralizada. Em 2008, quando a bitcoin era lançada, ele escreveu um texto chamado “Bit Gold“, no qual mostrava como suas ideias se relacionavam às da criptomoeda.

Há quem fale anda em John Nash, um dos maiores matemáticos do século 20 e que inspirou o filme “Uma Mente Brilhante”. Suas visões econômicas se assemelham às ideologias de alguns entusiastas da bitcoin.

Para entender a bitcoin

A bitcoin é uma moeda completamente digital, que não tem lastros bancários, pode ser enviada de qualquer lugar, funciona de forma quase anônima e não é regulada por nenhum governo ou banco central. Ela é gerada por computadores que decifram algoritmos matemáticos.

Você pode trocar criptomoedas pelo dinheiro de diversos países. Basta que tenha um câmbio online. A moeda não é taxada e também dispensa a necessidade de uma conta bancária. Se quiser saber mais sobre o assunto, leia nosso texto sobre o que é e como funciona a bitcoin.

 

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence