Afinal, o que você consegue fazer com a tecnologia NFC?
tecnologia NFC
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Afinal, o que você consegue fazer com a tecnologia NFC?

Pedro Katchborian em 24 de dezembro de 2016

Assine nossa newsletter

A tecnologia NFC (Near Field Communication) promete diminuir o número de itens que você carrega no bolso. Se câmera, gravador de áudio e outras ferramentas estão disponíveis há algum tempo no smartphone, a tecnologia NFC é mais recente, mas dá mais utilidade ainda para o celular.

“Near Field Communication” significa Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre. Assim como o WiFi e o Bluetooth, é uma tecnologia de comunicação sem fio. A grande vantagem do NFC é que ela age pela proximidade entre dois dispositivos, sem que o usuário precise clicar em botões ou senhas. E necessário apenas que ambos sejam equipados com sensores NFC.

A tecnologia surgiu no Japão, em 2002, quando Phillips e Sony desenvolveram a inovação. A ideia era utilizar o NFC em dispositivos como celulares, câmeras digitais, tablets, laptops e outros. Depois de reconhecida em 2003, a tecnologia passou a ganhar popularidade.

As tags NFC ampliaram o leque de possibilidades da tecnologia. Também chamadas de adesivos NFC ou etiquetas NFC, podem ser configurados para realizarem diferentes atividades e estarem em qualquer acessório, em anéis ou até em chaveiros.

Mas o que você consegue fazer com a tecnologia NFC?

tecnologia NFC

Foto: Istock/Getty Images

Tudo parece muito bonito na teoria. Mas o que você consegue fazer, na prática, com a tecnologia NFC? Cada vez mais existem recursos que podem ser utilizados com o NFC. Embora a maioria deles envolvam o celular, há também outras maneiras de utilizar a inovação. Uma delas, inclusive, é bem futurista: pessoas implantam um pequeno chip com NFC na mão e conseguem utilizar a função sem qualquer outro dispositivo, utilizando apenas o próprio corpo para abrir uma porta, por exemplo.

Há centenas de aplicativos que oferecem serviços envolvendo o NFC: games, visitas em museus, identificação de roupas, identificação de livros… Separamos alguns dos usos mais conhecidos — e que você já pode ter.

Pagamento

Um dos principais usos do NFC é fazer pagamentos. Enquanto o Android Pay e o Apple Pay esboçam uma chegada ao Brasil, a Samsung já possui sua função Pay disponível em vários aparelhos. Há, inclusive, alguns aplicativos de banco que possibilitam esse uso. O mais importante é a rede de aceitação: cerca de 80% dos terminais de pagamento de Cielo e Rede, duas das mais populares do Brasil, já são adaptados para a tecnologia NFC.

Com esses aplicativos, é possível pagar uma conta utilizando apenas o celular, sem ter que buscar o seu cartão de crédito na carteira. É só aproximar o celular à maquininha de cartão e o pagamento será autorizado na hora.

Abrir e fechar portas

Com as tags NFC você pode travar ou destravar a porta de casa. E isso possibilita que você controle esse bloqueio em qualquer lugar do mundo. Algumas empresas como a Lockitron ou mesmo a Samsung já oferecem fechaduras que podem ser abertas com a tecnologia NFC.

Recarregar o seu Bilhete Único

Sim, é possível! Quem nunca sofreu na hora de carregar o Bilhete Único? Pelo menos em São Paulo já é possível recarregar os créditos do cartão para pagamento do transporte público com a tecnologia NFC do celular. Para isso, basta baixar o aplicativo Ponto Certo, disponível para Android, e encostar o bilhete único no celular, seguindo sempre as instruções do aplicativo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em primeira mão.

Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 205 [4] => 94 [5] => 97 [6] => 115 [7] => 17 [8] => 238 [9] => 92 [10] => 157 [11] => 276 [12] => 153 [13] => 62 [14] => 125 [15] => 25 [16] => 173 [17] => 16 [18] => 66 [19] => 67 [20] => 12 [21] => 69 [22] => 127 [23] => 187 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence

Assine nossa newsletter

e receba nossas novidades em primeira mão.