Teletransporte e interfaces neurais: o ambicioso plano da Rússia
teletransporte
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Teletransporte e interfaces neurais: o ambicioso plano da Rússia na tecnologia

Pedro Katchborian em 15 de julho de 2016

Da trágica experiência em “A Mosca” ao mágico ato de se materializar de maneira instantânea em “Harry Potter”, a ficção costuma abordar o teletransporte de diferentes maneiras. O movimento de chegar de um ponto A a um ponto B em um piscar de olhos tem deslumbrado o imaginário humano há séculos. Sabendo desse fascínio e do potencial de uma tecnologia do tipo, a Rússia tem um ambicioso plano para as próximas duas décadas: criar uma máquina de teletransporte.

Aliás, o plano de Vladimir Putin, presidente do país, vai além: serão US$ 2,1 trilhões investidos no projeto de tecnologia, com a intenção de atingir uma série de objetivos até 2035. Além do teletransporte, o governo pretende investir em interfaces neurais (conexões diretas entre computadores e cérebros humanos), uma linguagem de programação russa, uma rede segura de comunicações cibernéticas e em computação quântica.

O programa de investimento do Kremlin foi revelado por Alexander Galitsky, um investidor do país no setor de tecnologia. “Parece fantástico hoje, mas alguns experimentos moleculares em Stanford foram bem-sucedidos”, disse ao jornal russo Kommersant daily.

via GIPHY

Teletransporte: sonho ou realidade?

Por mais ambicioso que pareça, o campo do teletransporte já teve avanços significativos nos últimos anos. Em 2014, cientistas na Delft University of Technology, na Holanda, mostraram que era possível teletransportar informações codificadas em partículas subatômicas em dois pontos a três metros de distância.

Em março de 2016, cientistas alemães da Universidade de Jena conseguiram teletransportar linguagem técnica sem transferir propriedades de energia ou matéria. O processo foi feito utilizando raios laser.

Leia mais:
Qual pode ser o impacto do Brexit na inovação
Uso médico, militar e industrial: os exoesqueletos já estão no mercado

Ao mesmo tempo que esses avanços podem parecer promissores, algumas pesquisas demonstram que a ideia de teletransporte pode ficar apenas nas partículas e jamais ter efeitos como os mostrados em “Star Trek”. Em 2013, pesquisadores da Universidade de Leicester descobriram que seriam necessários 350 mil vezes a idade do nosso universo para teletransportar toda a informação que existe em um ser humano.

via GIPHY

Interfaces neurais estão mais perto

Segundo o Telegraph, embora o teletransporte esteja um pouco mais distante, especialistas acreditam que o estudo de interfaces neurais e computação quântica são campos prováveis para os próximos anos e podem ajudar a evoluir nessa questão.

médicos olhando ressonância de cérebro humano

Cérebro humano x equipamentos eletrônicos. Foto: Istock/Getty Images

Programas como o da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) buscam implantes neurais capazes de formar uma comunicação entre o cérebro humano e equipamentos eletrônicos.

Entre as várias possibilidades das interfaces neurais estão os avanços na neurotecnologia direcionada aos humanos, como recuperar a visão ou a audição de uma pessoa, além de novos tipos de tratamento.

Em relação a programação, o plano de Putin e companhia é uma maneira da Rússia sair na frente de outros países. Aliás, o sistema educacional do país é um dos responsáveis por esse interesse, já que é focado em matemática e ciência.

Esse incentivo em disciplinas como cálculo já tem dado resultado. No mês de junho de 2016, Putin encontrou com um time de programadores russos da Universidade de São Petesburgo que ganhou as olimpíadas da programação. O país tem um alto interesse no setor e criou algumas empresas como Yandez e a Kaspersky Labs.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence