Impressão 3D é alternativa para moradia barata
A popularização da impressão 3D ajuda a criar mercado para a Urban 3D.
A popularização da impressão 3D ajuda a criar mercado para a Urban 3D. Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

Urban 3D, a empresa que quer imprimir casas populares

Kaluan Bernardo em 17 de abril de 2016

Garantir moradia barata e a todos é um dos grandes desafios do século. Em um mundo onde ainda há desigualdade, como fazer que os mais de 7 bilhões de pessoas do planeta tenham acesso a boas casas com baixos custos? A resposta de Anielle Guedes, da startup Urban 3D, é bem simples: com tecnologia.

Danielle segurando parte do seu projeto

Danielle Guedes com parte do seu projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A empresa, fundada pela brasileira de 22 anos, pretende automatizar o processo de construção utilizando robôs e materiais recicláveis para construir, mais rapidamente, casas baratas e de qualidade.

Eles querem ser como uma montadora de carros, com uma linha de produção automatizada, só que focada em casas. A ideia é que, na “fábrica” da Urban3D seja produzida a residência toda: parede, revestimento, louças. Depois, basta montar a moradia – como se fosse de Lego.

Parte do material é fabricado em impressoras 3D e utilizam compostos menos danosos à natureza. Dessa forma, além de praticar a sustentabilidade, a Urban 3D pretende reduzir entre 30% e 40% o custo de construções – o que amplia o acesso a moradia digna. “É necessário quebrar o paradigma de que moradia barata é feita com materiais de má qualidade”, diz Anielle.

Os desafios de criar moradia barata

Tudo isso ainda é parte de planos para o futuro da Urban 3D. Hoje, a empresa tem apenas três pessoas. A ideia nasceu após Anielle ter feito imersão na Singularity University, que fica no campus da Nasa, na Califórnia (EUA). Lá ela decidiu começar pesquisas para trazer inovações para empresas de construção.

Eles ainda não têm nenhuma tecnologia funcionando no mercado, mas, em breve, devem lançar seu primeiro produto: materiais de revestimento fabricados em impressoras 3D (que eles criaram).

Pense nos tijolinhos da fachada de um prédio ou qualquer detalhe de uma parede mais trabalhada: todos eles poderão ser fabricados nas impressoras da Urban 3D. A empresa inclusive pretende vender o serviço pela internet.

O tamanho do mercado

No entanto, esse é só um pedacinho do mercado que eles querem alcançar. Boa parte Anielle não divulga porque está sob segredo industrial. Hoje, o foco da empresa é seu trabalho intelectual, principalmente de pesquisa, para empresas de construção que procuram inovar.

“Empresas do ramo da construção ainda precisam de ajuda das startups. Por isso queremos levar pioneirismo às corporações que estão perdidas. Essas corporações estão aprendendo a fazer parcerias porque eles não conseguem inovar sozinhas”, diz Anielle.

Anielle reconhece que o setor da construção é lotado de desafios.

Há uma mentalidade conservadora, mas toda área que é difícil também é cheia de oportunidades. São nesses setores onde há os problemas reais a serem solucionados.

“Em momentos de crise, como a que vivemos hoje, é que as empresas de porte médio começam a ganhar espaço. E as mais espertas começam a procurar inovações tecnológicas para disputar o mercado por meio de eficiência, e não com outros recursos”, completa.

Em quanto tempo?

O caminho ainda para garantir casas baratas a todos ainda é longo. Anielle está captando investimentos no Brasil e fora. “Nascemos como uma empresa global. Nossas soluções são para qualquer país”, afirma, apesar de reconhecer que há um foco no Brasil – onde ela vê mais oportunidades.

“O que estamos fazendo é uma tecnologia que consiga abraçar as necessidades da construção das próximas décadas”, diz. “Ela tem que ser rápida, com moradias fortes, bons materiais e que não prejudiquem o meio ambiente. Não posso construir bilhões de moradias com um material danoso à natureza”, declara Anielle.

Urban3D
A empresa, fundada pela brasileira Anielle Guedes, de 22 anos, pretende automatizar o processo de construção utilizando robôs e materiais recicláveis para construir, mais rapidamente, casas baratas e de qualidade.
São Paulo, SP
BR
Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence