Entrega e construção civil: 4 usos de drones que você não conhecia
drones
Foto: Istock/Getty Images
Inovação > Tecnologia

4 usos de drones que você não conhecia

Pedro Katchborian em 19 de agosto de 2016

Em breve, passarinhos ganharão uma companhia robótica nos céus. A popularização dos drones tem aberto possibilidades que vão além do uso esportivo e de lazer para esses equipamentos. Embora o uso dos veículos aéreos não tripulados (VANT) para vigilância ou para a produção de vídeo já sejam conhecidos, o potencial do uso dos quadricópteros está sendo explorado aos poucos por empresas.

Enquanto há debates sobre a regulamentação dos veículos não tripulados, algumas empresas e universidades já se preparam para somar dornes em sua frota, pelos mais variados motivos.

via GIPHY

Conheça alguns usos comerciais de drones:

Entregas

O uso de drones para a entrega vem sendo debatido desde que os equipamentos começaram a ter um custo reduzido, além de uma tecnologia mais confiável. Mesmo assim, o grande entrave para o uso dos drones de entregas é a regulamentação.

Em maio de 2015, a Anac fez os primeiros testes para criar uma certificação adequada. Nos Estados Unidos, a Casa Branca anunciou em agosto de 2016 que está se adequando para que várias iniciativas envolvendo negócios e drones possam atuar no país. Por isso, o governo americano permitiu os testes do Project Wing, programa experimental de entrega pelo Google.

Leia mais:
As regras brasileiras para o uso de drones
5 grandes questões de ética na tecnologia

Com uma regulamentação definida, empresas poderão ir à frente com seus projetos. Enquanto a Amazon vislumbra o futuro autônomo ao investir no seu programa de entrega com drones, o serviço postal do Reino Unido, Royal Mail, também analisa a possibilidades de trabalhar com VANTs no futuro. Já a startup americana Zipline vai começar a entregar remédios e até sangue em áreas afastadas dos grandes centros urbanos nos Estados Unidos.

Agricultura

Percorrer hectares para verificar plantações não é um trabalho fácil, mas com certeza fica melhor com o uso de drones. O desenvolvimento de equipamentos pequenos, baratos e com manuseio simples trouxeram uma incrível adição ao mercado da agricultura.

Alguns desses drones até contam com sensores e câmeras que podem revelar padrões que mostram variações no solo, problemas de irrigação e até infestação de parasitas. O sucesso dos drones no ramo é tão grande que até existem empresas que desenvolvem VANTs feitos especificamente para a agricultura.

Construção civil

No Brasil, um dos usos mais populares dos drones é no setor de construção civil. A captação de imagem de empreendimentos em construção poderá dar novos ângulos para locais em obras. Esse tipo de monitoramento é visto com bons olhos pelo mercado, já que é um método mais seguro, eficaz e barato de registrar um prédio que está nascendo, por exemplo.

Controle animal

VANTs também podem ajudar em pesquisas biológicas. Um exemplo é David Bird, da Mc Gill University, que utiliza o equipamento para analisar, documentar e contar pássaros e até ursos polares. “Você pode sobrevoar pássaros e eles não vão nem notar que você está lá”, diz, falando sobre como as aeronaves são silenciosas. O governo dos Estados Unidos já utiliza drones para proteger a flora e a fauna do país também.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence