Como preparar sua casa para alugar no AirBnB
Foto: Istock, Getty Images
Foto: Istock, Getty Images
Nova Economia > Consumo Colaborativo

Como ser um bom anfitrião no Airbnb

Redação em 18 de abril de 2016

O Airbnb é um serviço de economia compartilhada que permite você alugar um cômodo da casa ou a residência toda pelo periodo que você decidir. É uma possibilidade de dar utilidade para aquele espaço subutilizado e, de quebra, conseguir uma renda extra.

Para se tornar um anfitrião do Airbnb, basta ir ao site deles, anunciar seu local e negociar com os possíveis hóspedes. Segundo o site do serviço, é possível obter, em média, R$ 2,4 mil por mês ou R$ 570 por semana com o aluguel do espaço.

No entanto, para poder receber bem um hóspede e garantir os próximos sem ter grandes dores de cabeça é necessário ter uma série de cuidados específicos. Veja alguns.

Antes de oferecer o espaço no Airbnb

Como no Airbnb você pode ter diversos hóspedes alternando em em curto espaço de tempo é fácil fazer confusão. Para isso, o serviço tem um calendário próprio para você organizar o fluxo de pessoas. Organize direitinho para garantir que irá anunciar as vagas que realmente estão disponíveis.

4 amigos cozinham e conversam

Deixe o seu hóspede à vontade para usar a cozinha e preparar refeições. Foto: Istock, Getty Images

Crie seu manual de instruções

Diga como o hóspede poderá fazer check-in, ofereça informações de contato, senhas de wi-fi, dê dicas sobre o bairro, apresente claramente as regras da casa ou qualquer outra informação que julgar importante para o visitante.

Prepare o básico com carinho

Antes de alugar, compre os itens que pretende oferecer aos hóspedes, como água mineral, sabonetes ou pequenos lanches. A cozinha é um diferencial em relação aos hotéis. Então, garanta que o visitante poderá utilizar o espaço para preparar suas refeições.

Deixe o espaço limpo e organizado

Se você está longe ou em uma rotina muito apertada, considere contratar ajuda profissional. Se há uma torneira estourada, um chuveiro quebrado, ou qualquer item danificado, conserte.

Indique o seu espaço na casa

Aproveite para deixar separados os lençóis e toalhas que a pessoa precisará usar, além de um armário disponível para o hóspede.

Tire boas fotos

Não se arrisque com câmeras de celulares ruins. Essa é uma das partes mais importante, onde você vai querer valorizar todo seu espaço. Se for o caso, chame aquele amigo fotógrafo.

Recebendo o hóspede

Antes de fechar com um hóspede, converse com ele pela internet. Veja se ele tem verificação de perfil no Airbnb. Dê uma olhada nas redes sociais e confie na sua intuição. Se sentir que não deve confiar na pessoa, não feche negócio.

Se puder, o ideal é sempre receber o hóspede pessoalmente. Converse com ele, explique novamente as regras, dê detalhes do espaço. Diga o que espera dele e o que ele pode esperar de você.

O depósito de segurança é um recurso que você pode utilizar para garantir que não levará prejuízo. Caso o hóspede quebre algum eletrodoméstico ou suje uma parede, use depósito. Você também pode considerar adicionar um plano de seguro da imobiliária, por fora do Airbnb.

Feito tudo isso, respeite os limites de seu hóspede e deixe claro quais são os seus. Permita que ele aproveite o espaço e, assim, mais pessoas poderão voltar. Sua casa estará sempre ocupada e compartilhada e sua renda extra estará garantida.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence