The Freebird Club: o Airbnb para idosos e pessoas com mais de 50 anos
airbnb
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Consumo Colaborativo

The Freebird Club: o Airbnb para idosos e pessoas com mais de 50 anos

Camila Luz em 26 de dezembro de 2016

Idosos estão na melhor idade: é hora de aproveitar o tempo livre e viajar! Segundo a Bloomberg, o número de usuários do Airbnb que têm mais de 60 anos cresceu 102% em 2015. Diante dessa grande procura, o irlandês Peter Mangan resolveu fundar o Freebird Club, site que se baseia nos mesmos mecanismos, mas é exclusivo para essas pessoas.

No Airbnb, qualquer pessoa pode disponibilizar sua casa (ou apenas parte dela) para viajantes que querem economizar ou preferem se hospedar em ambientes mais caseiros e aconchegantes. O Freebird Club funciona da mesma forma: usuários podem oferecer as acomodações de sua casa, ou procurar por opções de hospedagem em outros lugares. A única exigência é ter mais de 50 anos.

Para entrar no esquema, é preciso se cadastrar no clube. O processo é simples: preencher uma ficha com informações pessoais e pronto. Já é possível fazer upload das fotos da sua casa e esperar que os primeiros hóspedes em potencial entrem em contato. Se não quiser compartilhar seu cantinho, sem problemas: dá para usar o Freebird Club apenas para alugar um quarto em outra cidade.

O Freebird Club foi um dos três projetos vencedores do prêmio “European Social Innovation Competition” em 2015 e foi lançado este ano na Irlanda e no Reino Unido, com planos de se expandir para outros países.

LEIA MAIS
Micro hotéis são tendência e concorrem com Airbnb e hostels
LEIA MAIS
Ecovilas para idosos: envelhecer em comunidade respeitando a natureza

Por que é necessário criar um Airbnb para idosos?

De acordo com Peter Mangan, a ideia é formar novas redes de contato entre pessoas mais velhas e incentivar a mobilidade contínua. Segundo o site City Lab, a inspiração para criar a plataforma veio do próprio pai de Peter, que ajudou o filho a alugar sua casa de campo no condado de Kerry, na Irlanda.

Na época, o pai de Peter era um senhor viúvo que vivia sozinho. Quando hóspedes começaram a ocupar a casa do filho, ele voltou a criar relações e passou a se sentir menos solitário. Baseado nessas interações positivas, e em pesquisas que mostram os riscos da solidão para a saúde dos mais velhos, Peter começou a desenhar um esboço do projeto de Airbnb para idosos.

De acordo com Peter, os dois problemas que está tentando resolver através do Freebird Club são: solidão e falta de oportunidades para aumentar a renda. “Muitas pessoas mais velhas estão em um estado de isolamento, principalmente nas grandes cidades. Além disso, muitos deles já estão estabelecidos financeiramente — talvez tenham até quitado suas hipotecas — mas dependem de uma renda fixa. Essa seria uma forma de monetizar seus bens”, disse, ao site Fast Company.

Foto: Istock/Getty Images

Foto: Istock/Getty Images

O Freebird Club diz que pode oferecer “um novo jeito de viajar e ampliar a vida social de jovens adultos, e uma nova maneira de ganhar dinheiro mais tarde na vida”. Além disso, diz ser uma “forma divertida e acessível para conhecer novas pessoas, fazer amigos e desfrutar da interação social e cultural à medida que envelhecem”.

A ideia de que falta vitalidade para pessoas idosas está caindo por terra. “Há a percepção de que pessoas mais velhas são um pouco mais vulneráveis”, disse Peter ao City Lab. “Mas muitas das que conheço não se encaixam nesse padrão e são aventureiras. Nesse estado da vida, você já tem uma liberdade que não teve por anos”, defendeu.

Em 2015, um estudo  feito pela PricewaterhouseCooper descobriu que aproximadamente um quarto dos residentes dos Estados Unidos com mais de 55 anos consideram que colaboram com a Economia Compartilhada. Nada pode ser mais justo do que um Airbnb voltado apenas para suas necessidades, certo?

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence