Comprar menos, viver mais: entenda o Buy Nothing Day
Movimento Buy Nothing
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Consumo Colaborativo

Comprar menos, viver mais: entenda o Buy Nothing Day

Redação em 3 de maio de 2016

O Buy Nothing Day acontece anualmente em mais de 60 países. Neste dia, os adeptos deixam a carteira em casa e vão às ruas para qualquer atividade, menos consumir. O movimento pretende estimular a ideia de que é preciso aprender a comprar menos.

O dia mundial sem compras foi instaurado pela revista canadense Adbusters no início dos anos 90. No Canadá, a data é celebrada um dia depois do Dia de Ações de Graças, que ocorre na segunda segunda-feira de outubro. O mesmo acontece nos Estados Unidos, mas lá o feriado cai na quarta quinta-feira de novembro. No Brasil e nos países restantes, o Buy Nothing Day ocorre no final deste mesmo mês.

 

Comprar menos como solução

A Adbusters se apoia na ideia de que bens materiais não trazem felicidade. Adquirir algo traz uma satisfação momentânea, que ocorre apenas na hora da compra. “Buy Nothing Day não é apenas sobre mudar seus hábitos por um dia, é sobre redescobrir o que significa viver livremente”, diz o site da revista.

Leia mais: Quiz: Qual o seu nível de consumismo?

Além dessa sensação eterna de insatisfação, a lógica de consumo que move a sociedade atual trouxe um grande problema para o meio ambiente. Produzir e consumir em excesso causou esgotamento dos recursos naturais.

Em 2014, um relatório da organização ambientalista World Wild Life (WWF) mostrou que a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas até 2050 – 2,4 milhões a mais do que hoje. Os recursos naturais, por outro lado, são limitados. Estão se esgotando.

Caso as tendências de consumo atuais se mantenham, a Terra não será capaz de sustentar todos os seus habitantes no futuro. Diante desse fato, aprender a comprar menos é urgente.

Buy Nothing Day X Black Friday

O Buy Nothing Day pretende se opor a Black Friday. Quando lojas abaixam seus preços para estimular as vendas.

No ano passado, em alguns países, o Buy Nothing Day aconteceu no mesmo dia da Black Friday: 27 de novembro. O site do movimento no Reino Unido dizia:

“Black Friday é sobre fazer compras, você pode não fazer nada sobre isso”.

Não fazer nada é justamente o que o Buy Nothing Day quer das pessoas. A ideia é ignorar a Black Friday e não se render aos impulsos consumistas gerados pelas data comercial.

Para isso, o movimento incentiva que os adeptos promovam outras atividades, como participar da destruição coletiva de cartões de crédito. O site do Buy Nothing Day do Reino Unido também dá outras sugestões, como participar de uma marcha zumbi. As pessoas fantasiadas devem entoar o hino “Comprar, Comprar, Comprar – Marcas, Marcas, Marcas”.

Outra sugestão é organizar um grupo de amigos para empurrar carrinhos vazios em silêncio, dentro de grandes lojas.

Parece piada, não é mesmo? Mas esse é um jeito divertido de fazer as pessoas pensarem a respeito do controle das grandes corporações.

Lowsumerism


Outra corrente que vai de encontro ao estilo de vida consumista é o
Lowsumerism. O que ele prega é, basicamente, ser mais consciente e consumir menos.

Para isso, é preciso tomar algumas atitudes. A primeira delas é comprar menos. Deve-se pensar antes de comprar, evitando impulsos consumistas.

Para abusar ainda menos dos recursos naturais, é preciso encontrar alternativas que evitem o consumo de produtos novos. Bazares de troca são incentivados, assim como o conserto de objetos e restauração de móveis. Essas atitudes também ajudar a diminuir a produção de lixo.

Por fim, o Lowsumerism exige uma mudança de estilo de vida: é preciso aprender a viver apenas com o que é realmente necessário.

O Buy Nothing Day e o Lowsumerism acreditam que comprar menos é uma solução para melhorar a qualidade de vida a longo prazo. Tanto pelo fim da necessidade de consumir, que traz uma satisfação falsa, quanto pela preservação do planeta. O que você pensa sobre o assunto? Dê sua opinião.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence