Se arrependeu? Cancelar compra online no cartão de crédito é possível
cancelar compra
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Consumo Colaborativo

Se arrependeu? Cancelar compra online no cartão de crédito é possível

Redação em 19 de setembro de 2016

Assine nossa newsletter

Você entra em loja online, vê uma bota cano alto linda e adquire por impulso. Quando a empolgação passa, percebe que comprou à toa. Afinal, você já tem uma coleção e nem faz frio na cidade onde mora! A boa notícia é que é possível cancelar compra feita no cartão de crédito em caso de desistência.

Em tempos de compras online, adquirir novas roupas, livros, objetos de decoração ou qualquer outra bugiganga é fácil — basta um clique. Mas o Código de Defesa do Consumidor protege quem se arrepende. De acordo com o artigo 49, quando a compra de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, o cliente tem direito de desistir da compra em um prazo de até sete dias.

Infelizmente, pouquíssimos consumidores conhecem seus direitos e acabam levando prejuízo ou acumulando itens inúteis. Quando for comprar online, leia os termos de condição da loja e, se surgir dúvida, consulte o código do consumidor.

Reunimos aqui as principais informações para quem precisa cancelar compra no cartão de crédito:

Cancelar compra antes de pagar a fatura

O prazo de sete dias para cancelar compra em caso de arrependimento é chamado de “período de reflexão”. Os valores pagos devem ser imediatamente devolvidos  e com a devida correção monetária. O arrependimento deve ser comunicado pelo fornecedor à instituição financeira ou à administradora do cartão de crédito, que irá cancelar a transação para impedir que seja cobrada na próxima fatura.

mulher com celular na mão e cartão de crédito em outra

Foto: Istock/Getty Images

Se a cobrança já tiver sido lançada na fatura, a administradora do cartão de crédito deverá estornar o valor. O prazo para isso é de até 30 dias. Caso seja excedido, é preciso procurar a administradora do cartão e o Procon para pedir orientação detalhada.

Cancelar também é possível caso você não reconheça a compra que está sendo cobrada na fatura do cartão de crédito. Nesse caso, deve reclamar a cobrança e exigir o cancelamento.

Mas haja com honestidade: não tente cancelar compra que você realmente fez alegando que não a reconhece. O fornecedor tem meios para comprovar a mentira e pode trazer ao consumidor desonesto problemas legais.

Cancelar compra após o pagamento é possível

Cancelar compra no cartão de crédito é possível mesmo se você já tiver pagado a fatura. Quando se faz o pagamento de um valor indevido, é possível solicitar o estorno ligando para a administradora do seu cartão. Ele será devolvido em dinheiro, por meio de depósito bancário, ou como desconto na próxima fatura.

Essa devolução se chama crédito voucher e é realizada mesmo em compras parceladas. Nesse caso, pague a primeira parcela antes do vencimento para evitar o risco de juros. O valor será devolvido e as próximas serão canceladas.

É possível que as parcelas canceladas continuem aparecendo na sua fatura, mas com um sinal de negativo (-). O importante é sempre checar se o valor foi descontado para não perder dinheiro à toa.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em primeira mão.

  • Eu posso cancelar meu cartao de credito em uma compra que nunca recebi antes dos 30 dias ex 26 dias antes que debite o valor das parcelas eme prejudiquem

  • Gabriel Correa

    Ola comprei um celular pela internet recebi o produto, usei ele durante 5 dias mas estou insatisfeito, posso cancelar a compra mesmo tendo aberto o prosuto e usado ele?

ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 237 [1] => 76 [2] => 222 [3] => 12 [4] => 205 [5] => 249 [6] => 94 [7] => 97 [8] => 267 [9] => 115 [10] => 17 [11] => 173 [12] => 238 [13] => 62 [14] => 92 [15] => 157 [16] => 276 [17] => 153 [18] => 25 [19] => 125 [20] => 16 [21] => 236 [22] => 66 [23] => 67 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence

Assine nossa newsletter

e receba nossas novidades em primeira mão.