Se arrependeu? Cancelar compra online no cartão de crédito é possível
cancelar compra
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Se arrependeu? Cancelar compra online no cartão de crédito é possível

Redação em 19 de setembro de 2016

Você entra em loja online, vê uma bota cano alto linda e adquire por impulso. Quando a empolgação passa, percebe que comprou à toa. Afinal, você já tem uma coleção e nem faz frio na cidade onde mora! A boa notícia é que é possível cancelar compra feita no cartão de crédito em caso de desistência.

Em tempos de compras online, adquirir novas roupas, livros, objetos de decoração ou qualquer outra bugiganga é fácil — basta um clique. Mas o Código de Defesa do Consumidor protege quem se arrepende. De acordo com o artigo 49, quando a compra de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, o cliente tem direito de desistir da compra em um prazo de até sete dias.

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Infelizmente, pouquíssimos consumidores conhecem seus direitos e acabam levando prejuízo ou acumulando itens inúteis. Quando for comprar online, leia os termos de condição da loja e, se surgir dúvida, consulte o código do consumidor.

Reunimos aqui as principais informações para quem precisa cancelar compra no cartão de crédito:

Cancelar compra antes de pagar a fatura

O prazo de sete dias para cancelar compra em caso de arrependimento é chamado de “período de reflexão”. Os valores pagos devem ser imediatamente devolvidos  e com a devida correção monetária. O arrependimento deve ser comunicado pelo fornecedor à instituição financeira ou à administradora do cartão de crédito, que irá cancelar a transação para impedir que seja cobrada na próxima fatura.

mulher com celular na mão e cartão de crédito em outra

Foto: Istock/Getty Images

Se a cobrança já tiver sido lançada na fatura, a administradora do cartão de crédito deverá estornar o valor. O prazo para isso é de até 30 dias. Caso seja excedido, é preciso procurar a administradora do cartão e o Procon para pedir orientação detalhada.

Cancelar também é possível caso você não reconheça a compra que está sendo cobrada na fatura do cartão de crédito. Nesse caso, deve reclamar a cobrança e exigir o cancelamento.

Mas haja com honestidade: não tente cancelar compra que você realmente fez alegando que não a reconhece. O fornecedor tem meios para comprovar a mentira e pode trazer ao consumidor desonesto problemas legais.

Cancelar compra após o pagamento é possível

Cancelar compra no cartão de crédito é possível mesmo se você já tiver pagado a fatura. Quando se faz o pagamento de um valor indevido, é possível solicitar o estorno ligando para a administradora do seu cartão. Ele será devolvido em dinheiro, por meio de depósito bancário, ou como desconto na próxima fatura.

Essa devolução se chama crédito voucher e é realizada mesmo em compras parceladas. Nesse caso, pague a primeira parcela antes do vencimento para evitar o risco de juros. O valor será devolvido e as próximas serão canceladas.

É possível que as parcelas canceladas continuem aparecendo na sua fatura, mas com um sinal de negativo (-). O importante é sempre checar se o valor foi descontado para não perder dinheiro à toa.

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  • Eu posso cancelar meu cartao de credito em uma compra que nunca recebi antes dos 30 dias ex 26 dias antes que debite o valor das parcelas eme prejudiquem

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