TAG retoma clube de leituras com assinaturas de livros
livros_1
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Consumo Colaborativo

TAG retoma clube de leituras com assinaturas de livros

Kaluan Bernardo em 7 de julho de 2016

Mais de 44% da população brasileira não lê e 30% jamais comprou um livro segundo uma pesquisa recente do Ibope. Os números, no entanto, não impediram a TAG Experiências Literárias de criar um clube de assinatura de livros que já conta com mais de oito mil assinantes no país.

A Tag retoma o conceito dos antigos clubes de leitura. Funciona assim: você paga uma mensalidade (no momento é de R$ 69,90) e, todos os meses, recebe em sua casa uma obra específica. O livro é escolhido por um curador convidado naquele mês.

Além da obra, a empresa também envia uma pequena revista que tem informações sobre o autor, o curador e curiosidades relacionadas ao autor. Há também um item que tenha relação com o livro. “Buscamos sempre trazer mimos que tenham a ver com algum aspecto da história, ou então, que não estejam diretamente relacionados, mas que agradem os amantes da boa literatura”, diz Tomás Susin, um dos co-fundadores do negócio. Quando veio “Orgulho e Preconceito”, da britânica Jane Austen, por exemplo, a Tag enviou aos leitores um sachê de chá inglês.

Entre os curadores já passaram nomes como Mário Sergio Cortella, Antonio Prata, Frei Betto, Peter Singer, Suzana Herculano-Houzel e Luis Fernando Veríssimo.

Escolhemos pessoas que sejam referência no cenário cultural, nomes que tenham “bagagem” literária suficiente para indicar os melhores livros aos nossos associados.

O livro que vem todos os meses é surpresa. O assinante só sabe quando recebe. No entanto, para instigar o leitor, eles soltam várias dicas em sua revista e site. O de julho, por exemplo, sabemos apenas que foi publicado na França pós-napoleônica, é um clássico da literatura mundial e narra a trajetória de um ambicioso filho de carpinteiro que tenta ascender socialmente.

Leia também:
Caixa cosmo, o pacote surpresa de produtos artesanais
5 dicas para ler um livro por semana

As dicas são usadas não só para gerar curiosidades nos leitores, como também dar um alerta a eles. Caso você já tenha lido o livro, provavelmente o identificará pelo teaser. Nesse caso, pode entrar em contato com a Tag que eles oferecem outras opções de seu acervo.

Criando um clube de assinaturas de livros no Brasil

Em 2012, depois de viajar pelo mundo, Gustavo Lembert, Tomás Susi e Arthur Dambros resolveram empreender. Gaúchos, consideraram até abrir um quiosque de kebab ou um hostel no litoral do Rio Grande do Sul. Apostaram em um curso de mecânica de bicicletas que não vingou.

Em 2013 começaram a flertar com o mercado de livros e perceberam que não havia ainda um clube de assinaturas que entregasse livros todo mês. Foram amadurecendo a ideia até que, em 2014, lançaram a Tag.

via GIPHY

A empresa demorou quase um ano para vingar. Mas deu certo. Se no primeiro mês tinham 65 assinantes e, no final de 2014, haviam chegado a apenas 100, hoje, completando dois anos, já contam com seus 8 mil inscritos.

Além de todo o cuidado com a seleção dos livros e itens que criam uma aura ao produto, eles também apostam na interação dos leitores — mais uma vez tomando emprestado o conceito dos antigos clubes de leitura. Os assinantes têm acesso a grupos no Facebook e WhatsApp para discutirem os livros.

Além disso, agora a Tag também começa a apostar na exclusividade. Em julho desse mês eles fizeram uma edição de luxo de um livro apenas para os seus assinantes. Não é possível encontrar a obra em livrarias. Tomás garante que ainda fará isso outras vezes, provavelmente este ano também. “Estamos trabalhando em algumas novidades que serão lançadas nos próximos meses, nas quais estamos nos esforçando ao máximo para encantar nossos associados”, promete Tomás.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence