Espaços de coworking no Brasil para pais, mães e filhos
coworking
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Consumo Colaborativo

Espaços de coworking para pais e filhos

Camila Luz em 27 de dezembro de 2016

Seu filho não necessariamente precisa ficar em período integral na escolinha. No Brasil, há espaços de coworking onde é possível levar crianças para serem supervisionadas por adultos enquanto você trabalha.

Coworkings são espaços de trabalho voltados para pequenas empresas, empreendedores e freelancers. São boas opções para quem precisa de um lugar com estrutura de escritório para trabalhar concentrado, ou não quer gastar muito com aluguel de sala. Esses locais se popularizaram bastante país afora e, agora, começam a se preparar para atender outras necessidades de seus clientes.

Pais e mães podem sofrer com a angústia de se separar do filho quando precisam voltar ao trabalho. Para quem trabalha presencialmente em empresas, esse momento é praticamente inevitável. Mas profissionais que têm a chance de adotar um estilo de vida mais flexível podem se beneficiar dos coworkings familiares. Nesses locais, há adultos responsáveis pelas crianças, que brincam à vontade e participam de atividades promovidas pelo espaço.

LEIA MAIS
Biblioteca, café e livraria: seis coworkings gratuitos no Rio de Janeiro
LEIA MAIS
5 espaços de coworking gratuitos em São Paulo

Espaços de coworking para você não se separar do seu filho

Casa de Viver – São Paulo

Segundo o site oficial, a Casa de Viver foi o primeiro espaço de coworking criado para que mães possam trabalhar perto dos filhos. O primeiro andar tem toda a estrutura necessária para atividades profissionais, como wifi, mesas, impressoras e salas de reunião. No segundo, cuidadoras e brinquedos educativos garantem que crianças aproveitem e se divirtam.

Onde fica: Rua Afonso Celso, 140, Vila Mariana

Casa Gestar – Florianópolis

Mulheres empreendedoras se uniram para abrir esse espaço que vai muito além de um coworking familiar. O “coletivo de mulheres” oferece atendimento e apoio para mães e filhos, como terapia voltada ao desenvolvimento infantil, aulas de yoga, apoio psicológico e equipe de doulas.

Quem preferir usar o espaço apenas para trabalhar pode contratar uma das cuidadoras disponibilizadas pela casa ou levar sua babá particular.

Onde fica: Servidão Odorico Miguel da Costa, 113, Campeche

Casa do Laço – São Paulo 

A Casa do Laço foi criada por duas mães que queriam “se reencontrar profissionalmente”, mas sem perder momentos preciosos com seus filhos pequenos. Criaram, então, um espaço em São Paulo com salas de atendimento, escritório compartilhado, cozinha coletiva e espaço para brincadeiras. Crianças de todas as faixas etárias são aceitas para participarem de oficinas ou se esbaldarem no gramado cheio de árvores frutíferas.

Segundo o site oficial, além de permitir que mães trabalhem perto de seus filhos, o coworking familiar é uma forma de estreitar laços entre mães que podem se apoiar de forma mútua.

Onde fica: Rua Capitão Rabelo, 555 – Jardim São Paulo

Mamaworking – Curitiba

Pais e mães que trabalham no Mamaworking vivenciam um ambiente familiar no qual podem dar atenção para o filho no momento que preferirem. Participar das atividades infantis também é permitido: o coworking tem pedagogas e arte-educadoras focadas no desenvolvimento e  na aprendizagem das crianças.

O espaço também promove eventos para networking e aprimoramento profissional, além de cursos e oficinas para gestantes ou mães e filhos.

Onde fica: Rua Camões, 1275, Alto do XV

Colmeia Espaço Criativo – João pessoa

Salas de reunião, salas de atendimento e estações de trabalho completam os espaços para adultos. Para as crianças, há biblioteca, brinquedoteca e oficinas de aquarela, música, canto e gastronomia. Além disso, pais podem participar de oficinas que acontecem no local, como culinária e cuidados maternos.

Onde fica: Av. Santa Catarina, 211, Bairro dos Estados

Brincar no Quintal – Sorocaba

Como no “quintal da casa da vovó”, crianças criam vínculos, brincam ao ar livre e exploram a natureza enquanto seus pais trabalham.

Onde fica: Rua Bernardo Ferraz de Almeida, 217

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence