Como conseguir doações para o seu projeto social
como conseguir doações
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Consumo Colaborativo

Como conseguir doações para o seu projeto social

Pedro Katchborian em 8 de setembro de 2016

Todo projeto social necessita de algum tipo de investimento para fazer a diferença e sobreviver. A maioria dessas iniciativas conseguem sobreviver por meio de doações, mas nem sempre é assim. Para conseguir validar sua boa ação, vale uma estratégia para conseguir engajar pessoas. Veja como conseguir doações:

Dicas para conseguir doações

1) Formalize o seu pedido

Para demonstrar a seriedade do seu projeto, formalize o seu pedido de maneira sólida, bem explicada e mostrando um verdadeiro propósito. Que tal montar uma apresentação explicando detalhes do seu projeto?

2) Mostre as vantagens

Dependendo do projeto, é possível mostrar algum tipo de reconhecimento ao doador, o que pode incentivar a ajuda. Um agradecimento público, um espaço nas publicações do projeto ou até nomear um espaço do seu setor em homenagem ao doador. Você pode especificar isso em sua apresentação e detalhar o que o doador vai ter de vantagem ao contribuir com você.

3) Dê o exemplo

É capaz que você esteja pedindo doações para uma instituição que não é dono ou faz parte. Nesse caso, uma boa ideia é realizar a primeira doação para o projeto. Desse modo, vai ser possível chamar a atenção e pessoas ficarão mais inclinadas a seguir o seu exemplo. Por exemplo, caso seja uma campanha no crowdfunding, às vezes você mesmo pode dar os primeiros reais.

4) Procure empresas com atuações sociais

Algumas empresas estão ligadas a grandes causas sociais. Busque, pesquise e vá atrás dessas companhias e mostre todo o seu potencial do projeto para profissionais dessa empresa. Que tal marcar uma reunião com gerentes ou outros funcionários do alto escalão da empresa?

5) Comece pelos mais próximos

A melhor maneira de começar a arrecadar as doações é falando com pessoas próximas: parentes, amigos e vizinhos. Depois, você consegue ganhar confiança para abordar desconhecidos e já tem um montante interessante para demonstrar a força da ideia.

LEIA MAIS
Aluguel de brinquedos é alternativa para economizar espaço e dinheiro
LEIA MAIS
Facebook e o perigo das notícias falsas nas redes sociais
menina arrumando roupas em caixa de doação

Foto: Istock/Getty Images

Como conseguir doações de brinquedos

Vários projetos tem como objetivo conseguir doações de brinquedos. Se esse é o seu caso, a melhor maneira de conseguir as doações é buscar uma parceria com grandes eventos culturais. A ideia é associar a doação de brinquedos ao ingresso, estimulando o público a doar. Parcerias com teatros, centros de eventos, clubes de futebol e produtoras de shows podem ser o caminho.

Como conseguir doações de alimentos

Uma alternativa para doações de alimentos é cadastrar o projeto em bancos de alimentos, que são instituições que realizam a distribuição em parcerias com a iniciativa privada. Um deles é a ONG Banco de Alimentos, que atua em São Paulo.

Além disso, é possível trabalhar com eventos para atrair a comunidade e colocar a doação de alimentos como ingresso. A sugestão é organizar uma festa junina, por exemplo, e cobrar o ingresso por um quilo de alimentos não perecíveis.

Doações pela internet também podem ajudar

A internet também pode ser uma aliada nessa busca por recursos. Confira algumas plataformas e veja como conseguir doações:

1) Criar um site ou blog e adicionar um botão do Paypal pode facilitar a doação de dinheiro. Com a ferramenta, será rápido e simples doar para o seu projeto. Basca cadastrar o cartão de crédito em uma conta do PayPal.

2) O Network for Good é outro site que pode ajudar na captação e coleta de doações. A plataforma ainda mostra um boletim informativo com tendências de angariação de fundos.

3) Cadastre-se no EventBright, outra plataforma que facilita o recolhimento de donativos. A plataforma é simples e deve ajudar na coleta das doações.

4) Você também pode criar uma campanha em sites de financiamento coletivo, como o Vakinha, Kickstarter ou o Catarse. Você pode detalhar o seu projeto, colocar um valor como meta e compartilhar nas redes sociais, aumentando a visibilidade do seu projeto.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 237 [1] => 205 [2] => 76 [3] => 222 [4] => 157 [5] => 12 [6] => 249 [7] => 94 [8] => 97 [9] => 267 [10] => 68 [11] => 115 [12] => 186 [13] => 17 [14] => 173 [15] => 175 [16] => 238 [17] => 62 [18] => 92 [19] => 276 [20] => 236 [21] => 25 [22] => 153 [23] => 125 [24] => 16 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence