Como conseguir doações para o seu projeto social
como conseguir doações
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Consumo Colaborativo

Como conseguir doações para o seu projeto social

Pedro Katchborian em 8 de setembro de 2016

Todo projeto social necessita de algum tipo de investimento para fazer a diferença e sobreviver. A maioria dessas iniciativas conseguem sobreviver por meio de doações, mas nem sempre é assim. Para conseguir validar sua boa ação, vale uma estratégia para conseguir engajar pessoas. Veja como conseguir doações:

Dicas para conseguir doações

1) Formalize o seu pedido

Para demonstrar a seriedade do seu projeto, formalize o seu pedido de maneira sólida, bem explicada e mostrando um verdadeiro propósito. Que tal montar uma apresentação explicando detalhes do seu projeto?

2) Mostre as vantagens

Dependendo do projeto, é possível mostrar algum tipo de reconhecimento ao doador, o que pode incentivar a ajuda. Um agradecimento público, um espaço nas publicações do projeto ou até nomear um espaço do seu setor em homenagem ao doador. Você pode especificar isso em sua apresentação e detalhar o que o doador vai ter de vantagem ao contribuir com você.

3) Dê o exemplo

É capaz que você esteja pedindo doações para uma instituição que não é dono ou faz parte. Nesse caso, uma boa ideia é realizar a primeira doação para o projeto. Desse modo, vai ser possível chamar a atenção e pessoas ficarão mais inclinadas a seguir o seu exemplo. Por exemplo, caso seja uma campanha no crowdfunding, às vezes você mesmo pode dar os primeiros reais.

4) Procure empresas com atuações sociais

Algumas empresas estão ligadas a grandes causas sociais. Busque, pesquise e vá atrás dessas companhias e mostre todo o seu potencial do projeto para profissionais dessa empresa. Que tal marcar uma reunião com gerentes ou outros funcionários do alto escalão da empresa?

5) Comece pelos mais próximos

A melhor maneira de começar a arrecadar as doações é falando com pessoas próximas: parentes, amigos e vizinhos. Depois, você consegue ganhar confiança para abordar desconhecidos e já tem um montante interessante para demonstrar a força da ideia.

Leia mais:
Drawfugees: projeto brasileiro dá voz a crianças refugiadas
Aluguel de brinquedos é alternativa para economizar espaço e dinheiro
menina arrumando roupas em caixa de doação

Foto: Istock/Getty Images

Como conseguir doações de brinquedos

Vários projetos tem como objetivo conseguir doações de brinquedos. Se esse é o seu caso, a melhor maneira de conseguir as doações é buscar uma parceria com grandes eventos culturais. A ideia é associar a doação de brinquedos ao ingresso, estimulando o público a doar. Parcerias com teatros, centros de eventos, clubes de futebol e produtoras de shows podem ser o caminho.

Como conseguir doações de alimentos

Uma alternativa para doações de alimentos é cadastrar o projeto em bancos de alimentos, que são instituições que realizam a distribuição em parcerias com a iniciativa privada. Um deles é a ONG Banco de Alimentos, que atua em São Paulo.

Além disso, é possível trabalhar com eventos para atrair a comunidade e colocar a doação de alimentos como ingresso. A sugestão é organizar uma festa junina, por exemplo, e cobrar o ingresso por um quilo de alimentos não perecíveis.

Doações pela internet também podem ajudar

A internet também pode ser uma aliada nessa busca por recursos. Confira algumas plataformas e veja como conseguir doações:

1) Criar um site ou blog e adicionar um botão do Paypal pode facilitar a doação de dinheiro. Com a ferramenta, será rápido e simples doar para o seu projeto. Basca cadastrar o cartão de crédito em uma conta do PayPal.

2) O Network for Good é outro site que pode ajudar na captação e coleta de doações. A plataforma ainda mostra um boletim informativo com tendências de angariação de fundos.

3) Cadastre-se no EventBright, outra plataforma que facilita o recolhimento de donativos. A plataforma é simples e deve ajudar na coleta das doações.

4) Você também pode criar uma campanha em sites de financiamento coletivo, como o Vakinha, Kickstarter ou o Catarse. Você pode detalhar o seu projeto, colocar um valor como meta e compartilhar nas redes sociais, aumentando a visibilidade do seu projeto.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
  • Max Mauro
  • luiz duarte

    Boa noite meu nome luiz duarte tenho um projeto de criar um espaço para idosos tipo centro dia onde teríamos diversas atividades para idosos o espaço em tenho me falta dinheiro para tocar meu projeto se alguém ou algum investidor se interessar em ajudar ficarei muito grato qualquer valor que você poder ajudar cera benvinda nossa conta poupança é ag 0500-cp 013-00104936-6 caixa econômica federal fazer um idoso feliz é gratificante imagina vários obrigado por sua ajuda..

    • Jhonata Silva

      Boa tarde, Luiz duarte. Gostaria de saber mais informações sobre seu projeto, você possui site ou email?

  • tainara

    boa tarde , me chamo tainara e gostaria de contar um pouco sobre a nossa creche que vive de doação ha 13 anos ,onde não temos ajuda nenhuma de governo, cuidamos de 33 crianças onde elas passam o dia e oferecemos toda a alimentação nossa despesa é muito alta pois tenho que pagar os funcionarios e tbm pagar conta de agua , luz , telefone e outras despesas mais , peço a ajuda de voces precisamos continuar com nosso projeto pois tem muitas crianças carentes que depende de nois … des de ja agradeco se tiver um colaborador agradeço . nosso email [email protected] nosso telefones : 33364957 ou 33380832 peço que nos ajude por favor

  • DIJALMA NUNES REIS

    Bom dia! Sou presidente de um instituição filantrópica sem fins lucrativos: Obras Sociais Espíritas Allan Kardec. Temos uma creche-escola com cinquenta crianças e um escolinha de futebol com mais cinquenta, para crianças em estado de vulnerabilidade social. Não recebemos ajuda governamental. O CNPJ é 25.053.497/0001-37. Fica em Luziânia-GO. Também temos muitas dificuldades financeiras. Quem quiser colaborar pode depositar qualquer quantia na Caixa Econômica Federal Ag. 0804 op. 003 conta 00004001-6. info: 61-991480026 – 992668203.

  • Aline

    Bom Dia, A título de informação e esclarecimento, gostaria de transmitir aos futuros doadores que a ABAC / HOSPITAL DO CÂNCER MÁRIO KROEFF é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, fundado em 27/06/1939 reconhecida de utilidade pública, pelo decreto de lei nº. 45.528 DE 03/ 03/ 1959 , e que não recebe nenhuma importância dos poderes públicos federais, estaduais ou municipais e que hoje atende a cerca de 97% (noventa e sete por cento ) de pacientes pelo SISTEMA ÚNICA DE SAÚDE – SUS, dependendo da contribuição de pessoas caridosas para ter condições de sobreviver e proporcionar um tratamento digno a seus pacientes.
    Toda e qualquer contribuição é bem vinda, seja em alimentos, perucas e lenços, fraldas geriátricas, dinheiro, brinquedos, produtos de higiene, brindes, etc.
    Acessem o site ou entrem em contato com o setor de captação de recursos do hospital.
    Site: http://www.mariokroeff.org.br
    Tel: (21) 2136-9617

    • Fabiano

      Ola Aline tentei acessar o site mas não consigo ver nada devido estar em desenvolvimento .
      Mas tudo bem . Bom meu nome é Fabiano sou Gerente Geral de 2 Sites bem conhecidos no Brasil 1 tem expansão internacional e o outro é apenas nacional .
      Eu gostaria muito de ajudar , mas de uma forma publicitada quero ceder um espaço em ambos os sites para colocar a propaganda que o hospital quiser por 3 meses , com direcionamento direto para o site do hospital .
      Caso haja interesse por favor me avise .

      • Aline

        Boa Tarde, Sr.Fabiano.
        Em nome do Hospital Mário Kröeff gostaria de agradecer-te pela colaboração, nós aceitamos toda e qualquer forma de contribuição.
        O site está passando por uma manutenção e em breve estará disponível para os usuários.
        O Hospital atualmente atende a todas as camadas da população predominantemente do Sistema Único de Saúde- SUS, a comunidade, grata pelos serviços que presta, recebe doações que vem garantindo com muito esforço sua manutenção.
        No entanto hoje estamos pedindo qualquer tipo de doação, principalmente fraldas geriátricas, alimentos, medicamentos e produtos de limpeza.
        Isto, posto, solicitamos que através de vocês esta corrente seja bem sucedida. Este gesto de solidariedade ficará registrado com certeza em nossos corações.
        Antecipadamente MUITO OBRIGADA!
        A disposição para qualquer esclarecimento.

        Atenciosamente,

        Sônia Maria de Mello Affonso

        Aline de Santana Florêncio

  • monica

    Solicito Doação de qualquer valores pra compras de alimentos e brinquedos pra crianças que faz tratamento contra o câncer .
    Salientamos, que toda a contribuição será bem-vinda, e desde já agradeco seu apoio.

    agência. 3138
    op. 013
    conta. 00054075
    D.8
    caixa econômica Federal

  • Pingback: Dia das crianças: Jovens estudantes realizam causa nobre em São Paulo()

  • cleide maria do carmo

    Olá bom dia meu nome e Cleide tenho 26 anos , moro em Pedra grande/Almenara MG, vale do jequitinhonha, a comunidade onde moro tem cerca de mais ou menos uns 4,000 habitantes, aqui faz parte de Almenara aqui não temos trabalho, a maioria e aposentados e os serviços que surgem são para homens, serviço braçal sol a sol ganhado 30,00 por dia, aqui não tem hospital, sorveteria, bancos, lan house, nenhuma area de laser, tem apenas uma unidade básica de saúde que nem medico tem e uma escola estadual, enfim aqui tudo que precisamos até pagar contas temos que ir em outra cidade a 36, quilômetros em estrada de chão pagar, os jovens daqui não tem nada para ocupa-los e muito critico a situação, alguns migram para outras cidades e estados, mas outros ficam aqui terminam o ensino médio e se acomodam por falta de oportunidade,e algumas jovens engravidam cedo de mais, tenho muita vontade de ajudar mas porem não tenho condições, eu faço o que posso para ajudar, no momento eu nem trabalho tenho mas mim esforço em fazer o que sei, por fim queria muito a ajuda de vocês, como faço pra ganhar roupas usadas, cestas, brinquedos entre outras coisas pra ajudar o pessoal daqui, por favor mim ajudem, ou mim indiquem alguém ou empresa que possa mim ajudar, e Deus fara em dobro por vocês, as crianças daqui entra ano e sai ano, e não obtem nada , agora no dia das crianças eu consegui fazer algumas sacolinhas surpresas onde consegui beneficiar 73 crianças, tenho fé em Deus que vou conseguir uma alvo maior agora no natal, montei um bazar pra vender roupas usadas que ganhei, para investir o dinheiro em alimentos pra fazer algumas cestas e pra ver se da pra comprar alguns brinquedos pra ,fazer a vida dessas crianças mais feliz, eu moro aqui desde de criança e quero ajudar minha comunidade, tenho força e fé em Deus de que tudo vai dar certo, conto com o apoio de vocês para mim dar dicas e mim ajudar levar esse sonho e essa vontade adiante para que seja realizado, nesse natal gostaria de fazer algumas cestas básicas , se eu conseguir doações, espero que Deus toque no coração de vocês para pode ajudar a gente aqui, já que só temos Deus por nós, desde já agradeço a vocês, e Deus os abençoe ricamente, se por ventura quiserem vir nos visitar vão ser muito bem vindos, o endereço é: rua claudiomiro alves martins 235 cidade: Pedra grande/ Almenara MG meus contatos são: (33)3729-1079 ou (33) 99962-3848

Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence