Futuro do trabalho: com população envelhecida, Japão crê na tecnologia
futuro do trabalho
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Consumo Colaborativo

Futuro do trabalho: com população idosa, Japão vê salvação na tecnologia

Camila Luz em 7 de fevereiro de 2017

Em países desenvolvidos, a preocupação com o futuro do trabalho cresce conforme a robótica e a inteligência artificial avançam e ameaçam tomar empregos de humanos. Mas no Japão, onde a população declina e envelhece a cada ano, a situação é diferente. Para o país asiático, a sofisticação da tecnologia poderá ser a salvação para a economia e a sociedade.

LEIA MAIS
Por que a automação dos empregos poderá ser pior para as mulheres
LEIA MAIS
Quais empregos deverão acabar e quais deverão crescer em 2025

Segundo o site Financial Review, a população do Japão declina em mais de 200 mil pessoas ao ano. Sua taxa de fertilidade é de 1,4% e a participação dos japoneses na faixa etária de 65 anos não para de crescer. Além disso, o país apresenta uma taxa de desemprego menor que 3% ao ano. Ou seja, no futuro, provavelmente irá faltar mão-de-obra.

Prestes a se tornar a nação mais envelhecida do planeta, o governo japonês está incentivando suas empresas a investir pesado em tecnologia, com o objetivo de se tornar um líder global. O país também quer se tornar o primeiro do mundo em saúde, investindo na prevenção e gestão de doenças, além de oferecer serviços médicos desenvolvidos, incluindo o uso de robôs com inteligência artificial.

Tecnologia pode não ser a única solução

Mesmo que o país invista pesado em robótica e inteligência artificial, o rápido envelhecimento da população japonesa acarreta problemas econômicos. Como pagar por todo esse investimento em tecnologia, já que a economia japonesa enfrentou crescimento lento e deflação nos últimos anos?

Além disso, há o pagamento da previdência social, que já ocupa mais de um terço dos gastos do governo – e essa porcentagem só tende a crescer. No Japão, a chamada “democracia de prata” reluta em cortar benefícios para os mais velhos, por mais insustentável que o sistema pareça.

O primeiro ministro japonês Shinzo Abe também está apostando em outras reformas, ainda que a passos de formiga. A sociedade japonesa não é tradicionalmente aberta à imigração, mas trazer mão-de-obra de fora pode ser uma resposta para o futuro do trabalho. A nação abriu as portas para cuidadores de idosos de locais como as Filipinas, por exemplo.

Outra estratégia do governo é incentivar a ida de mais mulheres para o mercado de trabalho. Por razões culturais, muitas mães ainda ficam em casa para se dedicar integralmente à educação dos pequenos. No entanto, a qualificação do sexo feminino e a oferta de vagas para essas profissionais poderá ser uma das respostas para garantir mão-de-obra no futuro.

Perspectivas positivas para o futuro do trabalho

O caso japonês é atípico, mas nos ensina a olhar para o futuro do trabalho com menos temor. Ninguém sabe o que está por vir, mas os próximos anos provavelmente não serão marcados por uma distopia onde robôs tomam todas as vagas de emprego e praticamente dominam o mundo.

futuro do trabalho

Foto: Istock/Getty Images

O Japão é o primeiro país do mundo a enfrentar problemas graves causados por uma população envelhecida. Mas a tendência é que o mundo todo caminhe para esse mesmo cenário no futuro. Ao investir em tecnologia, abrir as portas para imigrantes e incentivar a entrada de mais mulheres no mercado – ainda que de forma tímida – o Japão poderá se tornar um modelo.

Além disso, segundo uma pesquisa realizada pela plataforma do Ibope CONECTA, o futuro do trabalho deverá trazer horário flexível e remuneração variável, de acordo com a produtividade de cada um. Outro estudo estima que grande parte dos empregos manuais e rotineiros serão substituídos por robôs. Eles poderão cuidar de tarefas burocráticas e organizacionais, permitindo que humanos se dediquem a estudos, atividades criativas ou de liderança. Pequenos empreendedores, por exemplo, poderia se beneficiar desse cenário. Saiba mais aqui.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence