TEDxSP: 5 teds para aprender sobre economia colaborativa
ted_palestras
Foto: Reprodução/Facebook
Nova Economia > Consumo Colaborativo

5 palestras do TED para aprender sobre economia colaborativa

Pedro Katchborian em 30 de maio de 2016

Famoso no mundo todo, o TED (Tecnologia, Educação e Design) é um programa de palestras criado há mais de 30 anos e desenvolvido por pela Sapling Foundation.  Tema em alta, a economia colaborativa tem sido assunto dos TEDs nos últimos cinco anos.

Uber, Airbnb, o futuro da economia compartilhada ou até sobre como os pensadores originais agem. Confira 5 teds imperdíveis para quem quiser aprender sobre economia colaborativa.

O melhor da economia colaborativa

Rachel Botsman: a moeda da nova economia é a confiança

Nesta palestra de 2012, Rachel Botsman fala sobre como a tecnologia está criando um mercado para coisas que não tinham mercado antes. Atualmente, apps e serviços incentivam a criação de ativos, habilidades, carros e espaços, desenvolvendo o consumo colaborativo. As pessoas estão se tornando microempreendedoras e as transações estão se baseando em um princípio: a confiança entre estranhos. Veja a palestra completa:

Leia mais:
Economia colaborativa na educação, moda, gastronomia e trabalho
O melhor do Festival Path 2016

Luis von Ahn: a colaboração online em massa

Luis von Ahn, criador do Duolingo, fala neste TED de 2011 sobre como criou o ReCaptcha. Todos conhecem aqueles caracteres estranhos que temos que digitar ao preencher um formulário ou digitar uma senha. O ReCaptcha torna esses 10 segundos mais úteis: ao mesmo tempo em que a pessoa está comprovando que não é um robô, ela também está ajudando a digitalizar livros. Luis também dá outros exemplos de como a colaboração em massa pode ajudar o planeta.


Travis Kalanick: o plano do Uber de colocar mais pessoas em menos carros

Travis Kalanick, co-fundador do Uber, falou sobre a história dos carros compartilhados e do futuro da economia colaborativa. Travis conta que já existia algo como o Uber em 1915, chamado Jitney, e que chegou a fazer 150 mil viagens por dia em Los Angeles. Na palestra, ele também menciona os planos do Uber e destrincha o UberPool, serviço que chegou há pouco tempo no Brasil. Veja:


Joe Jebbia: Como o Airbnb é feito para a confiança

Outra empresa que fortalece a economia compartilhada é o Airbnb. O fundador Joe Gebbia conta a história de como criou a companhia, mostrando emails que mandou antes de fundar a empresa, em 2007. Segundo Gebbia, o Airbnb ajudou a construir a confiança entre desconhecidos e isso é muito importante para o negócio.

Adam Grant: os hábitos surpreendentes dos pensadores originais

Diferente das outras palestras, Adam Grant não fala sobre cases famosos de economia colaborativa e sim sobre o segredo das pessoas originais. Em um mercado que aceita e pede cada vez mais a economia colaborativa, a palestra pode ser um guia para ter aquela ideia.

Vem aí o TEDxSP

No dia 6 de junho, ocorre o TEDxSP, que vai trazer 18 palestras de diferentes áreas: ciência, música, pedagogia, esportes e outros.

O TEDx é um evento independente que pode ser organizado por qualquer um que obtiver uma licença do TED. O evento vai acontecer no Allianz Parque e os ingressos estão já estão à venda: os preços variam de R$ 55 a R$ 350, de acordo com o local escolhido.

Entre os palestrantes do TEDxSP desde ano estão Bel Pesce, Drica Guzzi, Duília de Mello, Clóvis de Barros Filho e Angélica Dass. Aqui você pode ver a programação completa das palestras.

 

O TedXSãoPaulo é patrocinado pela Drinkfinity, marca que também oferece o conteúdo de Free The Essence.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence