Novo site vai listar espaços de coworking para todos os gostos
coworking
foto: iStock/GettyImages
Nova Economia > Consumo Colaborativo

Novo site vai listar espaços de coworking para todos os gostos

Diana Assennato em 26 de abril de 2016

O coworking é uma das tendências da Economia Colaborativa. A demanda por espaços de trabalho compartilhados cresce. Para conectar empreendedores a esses locais de forma mais eficiente, um grupo de profissionais de Santa Catarina vai desenvolver uma plataforma online.

Coworkings têm se popularizado no mundo por dois fatores: o primeiro é a economia de despesas que seriam gastas com aluguel fixo; o segundo é a possibilidade de fazer networking e fechar negócios compartilhando o mesmo espaço de trabalho com clientes em potencial.

Profissionais de diferentes áreas utilizam esses locais. Por isso, há coworkings especializados que oferecem soluções específicas para jornalistas, designers, artistas, engenheiros e desenvolvedores de software, por exemplo.

Leia mais: Os 13 melhores espaços de coworking do mundo

O Grupo Coworking, de Itajaí, percebeu que, além da redução de custos, profissionais buscam ambientes próprios para as atividades que exercem.

A plataforma idealizada pelo grupo tem o objetivo de facilitar a busca por espaços especializados. Ela vai conectar profissionais aos ambientes que mais se adequam às suas necessidades.

Coworking para todos os gostos

O Grupo Coworking está no mercado há mais de três anos. Em Itajaí, tem seu próprio espaço, oferecendo escritórios compartilhados, salas privativas, salões de evento e espaços de descanso.

Maurício Castro da Silva Arus, gestor do grupo, e Amanda Brandão, gestora da marca, são os responsáveis pela ideia da Plataforma de Espaços Compartilhados (PET). No projeto, explicam que criar o site faz parte do amadurecimento do modelo de negócios da empresa.

A PET funciona como uma vitrine. O profissional irá buscar por espaços que ofereçam aquilo que precisa. Um Chef, por exemplo, pode procurar por coworkings que ofereçam cozinhas completas.

Já um profissional que trabalha com tecnologia pode buscar espaços que ofereçam workshops e outros eventos que promovam o networking.

Usuários utilizam coworking

foto: iStock/GettyImages

Coworkings cadastrados no site terão a chance de aumentar seu faturamento. “Os espaços, disponibilizando os recursos que possuem, ganham visibilidade e aumentam a receita ao explorar melhor sua infraestrutura”, dizem os autores do projeto.

Já os profissionais passam a ter acesso a ambientes que não conheciam. Ganham autonomia, liberdade e segurança na escolha de um local para trabalhar, economizando tempo e recursos financeiros no processo.

Maurício e Amanda comparam a nova plataforma ao Airbnb e ao Tripadvisor. Ela vai conectar espaço e profissional e, além disso, permitir que avaliações sejam feitas. Os usuários vão poder sugerir melhorias nos coworkings e deixar seus comentários.

Sinapse da Inovação estimula a Economia Colaborativa

A PET será financiada pelo programa Sinapse da Inovação. Ele foi idealizado pela Fundação CERTI, e recebe apoio do Governo Estadual de Santa Catarina, Fapesc e Sebrae.

A Sinapse pretende impulsionar o empreendedorismo em uma região, apoiando ideias inovadoras e de alto impacto tecnológico. Segundo o site do programa, os negócios criados devem ser fortes o suficiente para competir em nível internacional.

O projeto do Grupo Coworking foi selecionado pela Sinapse por ter potencial de mercado. Segundo Marcelo e Amanda, liberdade e autonomia fazem parte das tendências da Economia Colaborativa, que estimula empreendedores. Os novos espaços de trabalho existem para que esses indivíduos aprimorem sua produtividade e qualidade de entrega.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence