Conheça sete serviços para viver sem carro
aplicativos-consumir-menos-viver-sem-carro
Nova Economia > Consumo Colaborativo

Sete serviços para viver sem carro

Emily Canto Nunes em 11 de maio de 2016

Motivos para viver sem carro não faltam: afora os altos preços do combustível, dos estacionamentos e dos impostos, existem outras questões como o seu bem-estar. Deixar o carro na garagem pode ser uma decisão difícil, especialmente para quem está acostumado a fazer do veículo uma extensão de casa, mas é possível e até saudável viver sem carro pelo menos alguns dias da semana.

Só de não estar atrás do volante você evita o estresse de ser aquele motorista preso no trânsito, impaciente. Isso sem falar em outras razões como a sua própria segurança, o meio ambiente e até mesmo a sua liberdade de ir e vir. É claro que as grandes cidades saem na frente em termos de opções, mas a cada dia surgem ideias para viver sem carro que vão além do táxi.

Uber

Polêmico em praticamente todos os países em que se instala, o Uber é uma plataforma que conecta motoristas com pessoas que desejam se mover pela cidade. Lá fora existem inúmeras categorias de Uber. Por aqui, estão disponíveis: UberBlack, de carros executivos, Uber X, de carros convencionais, e o UberPool, opção de compartilhamento de corridas com outros usuários do serviço.

Leia também:
Entenda como funciona o UberPool
Conheça o Chariot for Women, um “Uber para mulheres”
Uber testa rede de carros para entregar comida em tempo recorde

 

O aplicativo está disponível em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife e Salvador. Todo o serviço é contratado via aplicativo e o pagamento exclusivamente por cartão de crédito. O app possui versões para Android, iOS e Windows Phone.

BlablaCar

O BlablaCar é uma plataforma de compartilhamento de carro ou car sharing, no original em inglês. A ideia do serviço é conectar passageiros sem carro próprio e condutores que estejam programando viagens para locais próximos. Desta forma, eles podem não apenas fazer companhia um para o outro, mas principalmente dividir os custos de combustível e pedágio, por exemplo.

Leia também: App de caronas compartilhadas ajuda a viajar pelo Brasil

O grande benefício do BlablaCar é que ele cria uma rede de contatos confiáveis, uma vez que ambos os viajantes podem ver os amigos em comum no Facebook e no LinkedIn. Há também um sistema de avaliação e moderação feito por parte da equipe do BlablaCar. Além do site, há versões para iOS e Android.

PegCar

Tal qual sugere o nome, o PegCar é uma plataforma de compartilhamento de carro. Ou seja, de um lado, estão os condutores, que ainda que tenham optado por viver sem carro, desejam alugar um de vez em quando e, do outro, donos de veículos que querem dividir seus automóveis. Ao invés de deixar o carro parado na garagem, fazer dele uma fonte de renda adicional. É possível alugar por horas ou mesmo por dias. A contratação do serviço já prevê seguro, assistência 24 horas e, além da taxa que vai para o dono do veículo, o usuário paga também o combustível que o carro consumir enquanto estiver de sua posse. Por enquanto, o serviço só pode ser acessado na sua versão web.

ZazCar

Outra opção de car sharing disponível no Brasil é o ZazCar, porém, ele é um pouco diferente. O serviço exige um cadastro que depois de aprovado gera um cartão recarregável e imprescindível, pois só com ele você conseguirá desbloquear o carro e pegar as chaves que ficam sempre no porta luvas. Para ter seu registro na plataforma aprovado é preciso ter mais de 21 anos, carteira de habilitação válida por no mínimo dois anos e ser titular de um cartão de crédito conveniado. Diferente do PegCar, o Zazcar é mais parecido com um serviço convencional de aluguel de carro. A diferença é que ao invés de ir até uma loja buscar o veículo, o condutor vai até um local conveniado, como estacionamentos, por exemplo. Ao fim da reserva, é só devolver o veículo no mesmo local de retirada. O Zazcar também só pode ser acessado pelo site.

EasyTaxi

Disponível para Android, iOS, Windows Phone e até para BlackBerry e Firefox OS, o EasyTaxi é um dos tantos aplicativos de táxis que surgiram nos últimos tempos para facilitar a vida dos passageiros que antes passavam horas esperando um veículo livre aparecer. Lançado em abril de 2012, o app nasceu em junho de 2011, durante o Startup Weekend Rio, no Rio de Janeiro, e hoje está presente em 30 países e mais de 420 cidades. Além do já conhecido serviço de chamada de táxi, o EasyTaxi possui uma versão PRO, braço da plataforma que pode ser usada por estabelecimentos comerciais que precisam chamar mais de um táxi ao mesmo tempo para seus clientes, e também o EasyTaxi Corporate, voltado para empresas que pagam por corridas de táxis de seus funcionários.

99Taxis

No 99Taxis, o passageiro faz o pedido e os cinco táxis livres mais próximos recebem a chamada. Dos que aceitarem, leva a corrida o que estiver mais perto do local do pedido. Presente em mais de 300 cidades brasileiras, o 99Taxis possui um sistema de avaliação tanto do motorista quanto do passageiro, como já acontece em outros aplicativos do tipo. Além de uma versão para empresas, o 99Taxis possui o 99TOP, que garante para o passageiro um experiência mais confortável, isto é, com carros mais novos e luxuosos e motoristas uniformizados, entre outros. O 99TOP foi criado para atender os taxistas que se inscreveram para ter licença de Táxi Preto em São Paulo, uma nova categoria criada pela prefeitura municipal após a chegada da Uber. O 99Taxis oferece também a opção de pagar pelo PayPal, plataforma de pagamento online. O app está disponível para Windows Phone, iOS e Android.

WayTaxi

Mais uma opção de serviço de chamada de táxi para quem deseja viver sem carro, o WayTaxi também conecta motoristas e passageiros. Na plataforma, há uma sistema de avaliação tanto do condutor quanto do usuário do serviço, porém, há uma diferença. No WayTaxi o passageiro é convidado a criar uma lista de favoritos. A ideia é que o usuário possa criar sua “frota particular” e se conectar com esses motoristas com a segurança e a praticidade de um aplicativo, que permite pagamento via dinheiro ou cartão de crédito, por exemplo. Também no serviço é possível calcular o valor aproximado da corrida. Há planos para empresas e, além dos aplicativos para iOS, Android ou Windows Phone, o WayTaxi tem widget para ser usado junto ao navegador de internet no computador.

E aí, que tal tentar viver sem carro ou deixar o seu carro próprio na garagem de casa em outros dias além do Dia Mundial Sem Carro?

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence