8 atividades criativas para motivar novos funcionários
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8 atividades criativas para funcionários aprenderem a trabalhar em equipe

Camila Luz em 16 de setembro de 2016

Novos funcionários costumam passar seus primeiros dias se adaptando à empresa. Conhecer os colegas, descobrir onde ficam as coisas, aprender as tarefas… tudo isso é de praxe. Mas algumas companhias preferem fazer diferente: dão aos novos integrantes atividades criativas para cumprir, como selecionar e jogar um esporte ou fazer voluntariado.

Essas atividades têm como objetivo integrar o novo funcionário à cultura da empresa e fazer com que ele desenvolva habilidades necessárias ao trabalho, como liderança e capacidade de trabalhar em equipe. O site Fast Company fez uma lista com oito atividades inusitadas promovidas por diferentes companhias.

Atividades criativas para motivar novos funcionários

Voluntariado

A Cornerstone OnDemand é uma empresa da Califórnia, nos Estados Unidos, que auxilia outras empresas a contratar e treinar novos funcionários. Quando escolhe pessoas para seu próprio time, leva todos eles para passar três dias na sede, em Santa Mônica. Para se conhecerem melhor, os funcionários são engajados em um projeto de serviço comunitário com crianças.

Os profissionais são divididos em times que trabalham com cada uma das crianças para projetar skates e capacetes. Eles devem trabalhar em equipe para atingir o objetivo final.

Praticar remo

A empresa de construção Suffolk Construction, baseada em Boston, nos Estados Unidos, tem um programa de integração para seus novos funcionários que inclui diversos exercícios de liderança. Um deles é praticar remo no Charles River junto de atletas locais.

Segundo Kim Steimle Vaughan, diretor de marketing da empresa, praticar remo é ideal para mostrar a “importância do trabalho em equipe, comunicação e camaradagem”.

Passear ao ar livre e escolher o almoço de todos

Sair para almoçar com os colegas de trabalho é uma atividade comum na maioria das empresas. Na Guardian Removals, uma companhia de armazenamento do Reino Unido, novos funcionários precisam passar por essa experiência quando são contratados.

No entanto, eles têm um pouco mais de responsabilidade: devem escolher o lanche de todos os colegas. “Rende boas risadas e nos revela um pouco da personalidade deles”, disse o gerente Max Robinson.

Selecionar e praticar um esporte

 O aplicativo ATLETO, que conecta esportistas para que treinem juntos e troquem informações, se mantém fiel à sua missão quando contrata novos funcionários. Eles devem selecionar um esporte coletivo para praticar com os líderes da empresa.

Essa tradição se aplica a qualquer pessoa que tenha sido recentemente contratada para o time. Nicolai Galal, cofundador da companhia, diz que isso tira novos funcionários de sua zona de conforto e os ensina sobre trabalho em equipe.

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Fazer compras

A TINYpulse é uma empresa baseada em Seattle, nos Estados Unidos, que ajuda outras companhias a melhorar o rendimento de seu time. Quando contrata novos funcionários, celebra todos os dias durante uma semana.

Uma das tarefas da comemoração consiste em pedir que o novo integrante compre um objeto que ele acredita que combina com os valores da empresa. O item escolhido deve ser apresentado em uma reunião com todo o time.

De acordo com Dustin Gransberry, gerente sênior de operações de vendas e capacitação, o exercício traz três benefícios: aprender a trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de falar em público e criar raízes na empresa ao aprender seus valores.

Alimentar todo o time

A Bazaarvoice, uma empresa de engajamento de consumidores baseada em Austin, nos Estados Unidos, pede que seus novos funcionários façam uma tarefa que pode parecer desafiadora: alimentar todo  o time.

Eles recebem um orçamento para comprar comida como donuts, waffles, tacos, chips e cupcakes. O objetivo é “quebrar o gelo” e incentivar o trabalho em equipe e a criação de laços com funcionários antigos de forma divertida.

Tour por marcas famosas

A Bedgear, uma empresa de Nova York que fabrica itens como travesseiros e roupas de cama, leva seus novos funcionários para um tour pelo centro da cidade americana. Eles visitam varejistas que se concentram em produtos personalizados, como Samsung e Asics.

“Personalização no varejo é tão importante para a nossa marca”, diz Kristi Gulino, diretor de relações públicas da Bedgear. “Isso abre suas mentes [dos novos funcionários] para o envolvimento do cliente em vez de vender apenas um produto ou serviço”, completa.

Tirar fotos do time

A empresa de seguros Distil Networks tem escritórios em Washington D.C. e em São Francisco, nos Estados Unidos. Os novos funcionários são levados até pontos como a Casa Branca ou a Golden Gate Bridge.

Tiram uma foto em cada local e exibem nos escritórios para mostrar como o time está crescendo. Dessa forma, os novos funcionários se sentem mais confortáveis no ambiente de trabalho, o que pode refletir em sua produtividade e no relacionamento com os demais.

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