Atlas global mapeia espaços de inovação ao redor do mundo
espacos-de-inovacao1
Foto: Reprodução
Nova Economia > Criativos

Atlas global mapeia espaços de inovação ao redor do mundo

Pedro Katchborian em 27 de outubro de 2016

Será que existe algum dos vários espaços de inovação ao redor do Brasil perto de você? É isso que o o atlas global da inovação quer mostrar. Feito pelo Hackernoon em parceria com o Ananse Group, a ideia é mostrar quais são os espaços com pessoas criativas ao redor do mundo. Isso inclui Fab Labs, hackerspaces, makerspaces, incubadoras, espaços de coworking e outros. Ficou curioso? Você já pode navegar por aqui.

Graças a uma grande rede de colaboradores, patrocinadores e outros parceiros, o Hackernoon conseguiu mapear espaços em todos os cantos do mundo. Cada ponto representa um espaço e também vai trazer as informações básicas dos locais. A ideia é, além de fazer um mapeamento da criatividade ao redor do mundo, ajudar viajantes ou turistas que querem conhecer os espaços de inovação do lugares que estão.

mapa da inovação

Foto: Reprodução

O mapa é colaborativo e funciona por crowdsourcing. Depois que for ao ar, qualquer pessoa poderá colocar um dos espaços de inovação no mapa, desde que preencha três pré-requisitos:

1) Um espaço que promove a criatividade e novas ideias;
2) Uma comunidade em que pessoas são colaborativas umas com as outras: o espaço precisa ser ou aberto para o público ou disponível para parcerias;
3) Um espaço que utiliza novas e antigas tecnologias, incluindo hardware e software.

Já existem alguns mapas que fazem esse serviço mas, segundo a Hackernoon, foi feito um grande esforço para mapear os espaços, sendo que foram utilizadas mais de 50 listas de inovação para construir o mapa colaborativo. “Nós não ligamos para o número de pageviews em nosso site — ou somos donos de qualquer informação. Nós só queremos construir uma ótima plataforma de informações”, afirma.

Segundo os criadores, não há qualquer tipo de intenção em fazer dinheiro com a plataforma. Como diz a cartilha da comunidade hacker e maker, todo o mapa terá o seu sistema aberto. Isso significa que outras plataformas de mapeamento poderão ser integradas com a do Hackernoon. “Nós acreditamos que podemos trabalhar juntos e colaborar em vez de competir”, define. Ao navegar pelo mapa, é possível encontrar algumas dezenas de espaços brasileiros, com foco em São Paulo e Rio de Janeiro.

Espaços de inovação: o que é um makerspace e um fab lab?

Em destaque entre os espaços da inovação, makerspace e fab labs são espaços criativos em que pessoas põe suas ideias em prática. O makerspace é um espaço comunitário equipado com ferramentas para a criação de projetos e trabalhos de manufatura. Normalmente, o makerspace é voltado ao universo eletrônico.

Já o fab lab é um tipo específico de makerspace — é uma abreviação para “laboratório de fabricação” em inglês. O fab lab tem um padrão de equipamentos e recurso a ser seguido, sendo voltado especificamente para criações digitais.

Em comum entre os dois está o movimento maker, que representa os “fazedores” — pessoas que colocam a mão na massa para materializar algum projeto novo. Ou seja, a definição de maker é abrangente: um marceneiro, um profissional de impressão 3D ou até você mesmo, que faz gambiarras elétricas na sua casa. No Brasil já existe uma rede de Fab Labs, chamada Fab Lab Brasil Network.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence