Por inclusão de crianças com autismo, lojas criam hora do silêncio
autismo
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Criativos

Lojas criam hora do silêncio para incluir crianças com autismo

Kaluan Bernardo em 11 de janeiro de 2017

Assine nossa newsletter

Uma a cada 68 crianças nos Estados Unidos tem algum nível de autismo. Mais sensitivas, normalmente elas não conseguem desfrutar de passeios com a família no shopping, por exemplo, porque ficam incomodadas com grandes aglomerações de pessoas e ainda enfrentam preconceito de indivíduos pouco tolerantes. E é por isso que algumas lojas começaram a promover dias de compras voltados especificamente a essas crianças.

autismo

Foto: Istock/Getty Images

É o caso da Toys R Us, uma franquia de lojas de brinquedos no Reino Unido, região onde há ao menos 700 mil pessoas com autismo. Desde 2014 eles promovem eventos onde as crianças especiais podem ir e fazerem compras em um espaço de silêncio e tranquilidade. O evento também chegou a acontecer em uma loja da marca nos Estados Unidos.

“Fazer pequenos ajustes nas lojas e criando um período ‘quieto’ de compras permite que crianças e jovens a se divertiram em uma loja de brinquedos apesar de sua deficiência”, disse Mike Coogan, diretor de marketing da marca ao jornal Telegraph.

A medida é importante, principalmente porque um espaço com silêncio e menos informações é essencial para as crianças com autismo. “Para muitos autistas e suas famílias, um simples passeio para as lojas, o que deveria ser uma experiência agradável, pode ser cheia de dificuldades. Adultos e crianças autistas podem ficar sobrecarregados com muitas informações dentro de uma loja ocupada. Coisas como luz artificial e anúncios altos em Tannoy [caixas de som] podem aumentar sua ansiedade e sobrecarregar completamente, até causando dor física”, comenta Daniel Cadey, gerente de acesso na Sociedade Nacional de Autismo, do Reino Unido, ao Telegraph.

Também no Reino Unido, em Manchester, uma varejista chamada Asda Living apostou em “horas silenciosas” e substituiu anúncios em palavras por mapas, desligou as escadas rolantes, músicas e televisores para criar o ambiente mais pacífico possível.

Na Pensilvânia, EUA, loja da Target (uma das maiores varejistas do país), também promoveu um evento de compras de duas horas voltadas a pessoas com autismo. Ele aconteceu antes do horário em que a loja normalmente abre e não havia luz, música e menos funcionários — tudo com o objetivo de criar um ambiente mais amigável. Outras lojas menores, como J.C. Penny e Costco também realizaram eventos semelhante.

No Brasil não há números oficiais de autistas, mas se estima que 6,15% dos alunos brasileiros tenham a deficiência. Não encontramos nenhuma iniciativa do tipo no comércio, mas há algumas lojas virtuais com produtos voltados a crianças especiais, como é o caso da Alma Azul e da Cedin.

Publicidade para pessoas com deficiências é tendência

A publicidade para pessoas com deficiência pode agir em dois níveis: o de interesse das marcas e o de educação social. No primeiro, há uma oportunidade imensa, uma vez que a população com necessidades especiais é enorme: mais de 1 bilhão de pessoas, ou 15% da população, tem algum tipo de deficiência, segundo o Banco Mundial.

“Enquanto os bolsos da publicidade estão vencendo e avançando com maiores inclusões de pessoas com deficiências, grandes oportunidades ainda existem para muitos segmentos da indústria darem melhores passos”, comenta Josh Loebner, diretor de estratégia na agência estadunidense Designsensory e membro conselheiro da Aliança Global para Deficiência na Mídia e Entretenimento, à publicação JWT Intelligence.

Já em relação à educação social, a publicidade pode se tornar uma ferramenta para promover empatia e fazer com que as pessoas se conscientizem sobre quem vive ao seu lado. “A inclusão da deficiência na propaganda é um imperativo para melhor educar, interpretar e aceitar pessoas com deficiências como parte viável da nossa economia, comunidade e cultura”, diz Josh.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em primeira mão.

Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 205 [4] => 94 [5] => 97 [6] => 115 [7] => 17 [8] => 238 [9] => 92 [10] => 157 [11] => 276 [12] => 153 [13] => 62 [14] => 125 [15] => 25 [16] => 173 [17] => 16 [18] => 66 [19] => 67 [20] => 12 [21] => 69 [22] => 127 [23] => 187 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence

Assine nossa newsletter

e receba nossas novidades em primeira mão.