7 bicos para fazer o que gosta e ganhar dinheiro extra
dinheiro extra
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Criativos

7 bicos para fazer o que gosta e ganhar dinheiro extra

Camila Luz em 3 de novembro de 2016

Se as vacas andam magras, pode ser a hora de procurar bicos para ganhar dinheiro extra. Há diversas atividades que qualquer um pode fazer fora do trabalho para ajudar a pagar as contas no final do mês ou juntar grana para a viagem de final de ano.

Para tornar o trabalho menos maçante, vale a pena procurar por um bico que esteja relacionado a alguma habilidade sua ou a algum hobby. O fotógrafo Diego Cagnato, por exemplo, trabalha esporadicamente aos sábados com algo que adora: café. “Eu amo café e fazendo esse extra no KoF, ganho uma grana, ajudo meus amigos e aprendo sobre o assunto”, comenta.

O KoF é o King of the Fork, um café no bairro de Pinheiros, em São Paulo, “inspirado na cultura do ciclismo”. Além de curtir café, Diego fotografa esportes como surf, skate, boxe e sua principal paixão, o ciclismo. Para o fotógrafo, quem busca por dinheiro extra deve sim procurar por algo que goste de fazer.  “Vai do foco de cada um, não existe uma receita. Mas você tem que ver se é algo que vai gostar de fazer. Numa dessas, o extra vira seu trabalho”, opina.

Primeiro, elimine seus preconceitos

Para entrar no mundo dos bicos, é preciso deixar o preconceito de lado. “Às vezes parece que as pessoas têm uma aversão aos bicos por parecer que é algo que fazem pois não tiveram ‘capacidade’ de achar um emprego que pague bem o suficiente”, diz Diego. O fotógrafo não enxerga as atividades extras dessa forma.

“Eu vejo o bico como forma de você conseguir fazer uma grana em um momento no qual não estaria fazendo nada, por exemplo. Tenho vários amigos nos Estados Unidos, Suécia, Itália e Alemanha que fazem bicos em diversas áreas, e a maioria é brasileiro”, conta Diego.

Trabalhar nunca é motivo de vergonha e é a melhor forma de conquistar suas coisas e até de investir em cursos que aprimorem sua formação. Veja abaixo atividades sugeridas para ganhar dinheiro extra e escolha qual se encaixa no seu perfil.

Bicos para ganhar dinheiro extra

1 – Hospedagem de pets

Se você gosta de animais de estimação e não mora em um apartamento que os proíba, vale a pena oferecer suas acomodações para cães e gatos que não podem ficar sozinhos em casa enquanto os donos viajam.

Aplicativos como o DogHero e o Pet Anjo facilitam o contato entre quem tem casa para oferecer e donos que precisam hospedar seus animais. Saiba mais aqui.

E quem gosta de cachorros também pode oferecer seus serviços como dogwalkerlevando os cães de seus amigos e conhecidos para passear nos horários livres.

2 – Converter VHS para DVD

Muitas pessoas têm fitas de vídeo em casa que gostariam de assistir no notebook ou compartilhar na internet. O processo de digitalização de vídeos não é tão complicado quanto parece. Basta ter os equipamentos necessários: gravador de DVD, placa de captura (interna ou externa) e computador com bom processador e bastante espaço livre.

3 – Formatar computadores

Quem tem conhecimentos em informática pode oferecer seus serviços para quem não faz ideia de como formatar o computador. Há ainda quem precise de ajuda para resolver outros problemas que surgem na máquina, para instalar programas ou mexer em configurações.

Você ganha um dinheiro extra e ainda ajuda seus amigos, que provavelmente pagariam mais caro contratando os serviços de um profissional.

4 – Vender bolos e docinhos

Quem adora cozinhar pode ocupar o tempo livre fazendo docinhos e bolos e ainda ganhar dinheiro extra vendendo as guloseimas para amigos e conhecidos.

Também é possível fazer pratos prontos para quem não tem tempo de cozinhar ou simplesmente não gosta de ir para a cozinha. Tortas salgadas e até comidinhas saudáveis são boas pedidas.

5Ser hostess de balada

A sua balada favorita pode ser uma fonte de dinheiro extra se você se candidatar a trabalhar como hostess em finais de semana esporádicos. A função é parecida com a de um recepcionista: checa nomes em lista de desconto, cadastra clientes no sistema e distribui as comandas. O serviço é apropriado para quem não se importa em passar a noite acordado.

6 – Ser garçom/garçonete freela

Outra boa opção para quem não se importa em passar a noite de pé. Bares, restaurantes e serviços de buffet contratam garçons freelancers de forma esporádica para cobrir faltas ou para ajudar o serviço em noites de muito movimento.

Nesse caso, quem mais contrata são as empresas de catering e buffet, que atendem eventos de tamanhos variados em diferentes datas.

7 – Vender artesanato

Se você tem habilidades manuais e é criativo, gaste seu tempo ocioso fabricando objetos de decoração ou bijuterias para vender aos amigos e conhecidos.

Canecas, mandalas, carteiras, porta retratos, brincos e colares são objetos personalizados que todo mundo gosta de adquirir ou dar de presente.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence