Caixa Cosmo, o pacote surpresa de produtos artesanais
Caixa Cosmo
Criações artesanais por produtores independentes. Foto: Divulgação
Nova Economia > Criativos

Caixa Cosmo, o pacote surpresa de produtos artesanais

Camila Luz em 10 de maio de 2016

Todo mundo gosta de surpresas. Pensando nisso, a Caixa Cosmo criou um clube de assinaturas para entregar em casa produtos artesanais feitos por artistas independentes. Todo mês, o correio deixa com o assinante um pacote que pode conter alimentos, objetos de decoração, publicações indies ou itens de uso pessoal. A melhor parte é: você nunca sabe o que vai receber.

A Caixa Cosmo foi lançada em fevereiro deste ano. Para comprar, é preciso entrar no site oficial da marca e fazer um cadastro. Depois, basta escolher entre duas opções. A primeira é o plano mensal: o cliente recebe um pacote com três a cinco itens criativos e um pôster exclusivo. Custa R$ 99 por mês. O valor do frete é pago à parte.

A segunda alternativa é comprar apenas uma caixa. Nesse caso, é feito um único pagamento de R$119, além do frete. Segundo o site, essa é boa opção para quem deseja presentear um amigo com produtos exclusivos.

Produtos artesanais variados

A seleção é feita por um time de curadores que se baseiam em tendências locais, globais e nas impressões do público interessado. Ela segue três critérios: qualidade, utilidade e o fator inspiracional.

O projeto pretende inspirar seus clientes a interagir com os produtos de forma criativa. Por isso, no site da Caixa Cosmo, há um blog com dicas para usar os itens. Por exemplo, no caso da AMEN Caseira, uma marca de manteiga de amendoim, há sugestões de consumo e comidas para acompanhar.

pasta de amendoim caseira dentro de potes de vidro

AMEN, pasta de amendoim caseira 100% natural. Foto: Divulgação

Já a ilustradora Brunna Mancuso sugere músicas para alegrar o ambiente decorado por um de seus pôsteres, que pode estar na Caixa Cosmo dos clientes. A ilustração é inspirada na personagem Emma, personagem da escritora inglesa Jane Austen.

diversos desenhos sobre o chão

Desenhos Brunna Mancus. Foto: Divulgação

Além das dicas, os posts no blog contam a história dos produtos e dos artistas por trás deles.

Quem adquire a Caixa Cosmo ganha mais um presente: a própria embalagem. Ela é customizável e pode ser usada para guardar objetos ou como item de decoração.

Economia criativa nos produtos artesanais

A criadora da Caixa Cosmo é a paulistana Mellina Passi. Ela é formada em publicidade, trabalhou como diretora de arte e se especializou em design de interfaces e em pesquisa com usuários de produtos digitais.

Mellina contou ao site Follow the Collours que não estava feliz com o rumo de sua carreira como publicitária. Se perguntava o que estava entregando para o mundo, e o que ele estava lhe devolvendo.

Resolveu, então, empreender criativamente. Juntou seus interesses em sustentabilidade, internet, pessoas reais e curadoria para criar  o projeto.  “Trabalhar com a Caixa Cosmo é estar em contato com todas as coisas que eu mais gosto”, disse, na entrevista.  “Além de tudo isso, ainda consigo entregar produtos que contam histórias e inspiram outras pessoas”, conclui.

A Caixa Cosmo pretende ajudar tanto produtores, quanto consumidores. Os artistas que fornecem seus produtos e contam suas histórias acabam ganhando reconhecimento e mais espaço no mercado. O assinante, por outro lado, amplia suas opções de consumo e recebe produtos exclusivos.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence