5 dicas de como ser produtivo trabalhando fora de casa
como ser produtivo
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Criativos

5 dicas para trabalhar produtivamente fora de casa

Pedro Katchborian em 4 de agosto de 2016

Em uma época em que estamos quase sempre em movimento, quem faz home office ou estuda já passou por uma situação em que precisou trabalhar fora do conforto de casa. Como ser produtivo desse jeito? Isso significa lidar com ambientes em que você não sabe se há uma internet de qualidade ou se há silêncio para alcançar um nível satisfatório de produtividade.

Nesse contexto, a FastCompany fez uma lista interessante que mostra maneiras de ser produtivo trabalhando fora de casa — com uma internet ruim ou até mesmo sem. Antes de tudo, o passo inicial é planejar: a preparação é o melhor jeito de conseguir fazer projetos, lições ou estudos fora de casa.

Como ser produtivo fora de casa

1) Veja onde você pode trabalhar (e como é a internet do lugar)

Se você está saindo de casa e precisa fazer algo, o primeiro a se fazer é achar um local em que você possa trabalhar de maneira tranquila. Cafés, espaços de coworking e bibliotecas podem ser alguns dos locais em que é possível trabalhar, mas fica uma ressalva: vale pesquisar sobre cada um desses lugares antes.

Cafés podem ter limite máximo de tempo, assim como espaços de coworking podem ficar caros. Além disso, é bom considerar a segurança da internet  que você está usando. Ela é aberta? Quem pode acessar? Às vezes você pode estar trabalhando em um projeto confidencial.

Leia mais:
5 espaços de coworking gratuitos em São Paulo
Dicas e sons para aumentar a produtividade do home office

Checar informações sobre velocidade da internet, tempo de uso, quanto custa e tudo o que envolve a rede é essencial para não ter sustos na hora de trabalhar.

2) Baixe tudo o que conseguir para o seu desktop

Em uma viagem, por exemplo, pode acontecer de você ficar completamente sem internet. Se mesmo assim você precisar trabalhar ou estudar, é necessário preparo. A sugestão do FastCompany é fazer uma lista de todas as suas fontes relevantes de trabalho: anexos de emails, listas, artigos da internet. A partir daí, a sugestão é baixar ou tirar screenshots de itens necessários. Pode não ser o ideal, mas às vezes é o suficiente para cumprir uma tarefa.

via GIPHY

3) Carregue o celular e ande com um carregador

Em uma situação em que a internet é essencial, lembre-se: o seu melhor amigo pode estar no seu bolso. O smartphone é capaz de funcionar como um roteador para o seu computador e, em situações de emergência, pode ser muito útil. O problema é que esse tipo de função sobrecarrega muito o celular e a bateria dura muito pouco. Por isso, andar com o carregador ou até uma bateria extra nessas situações pode ser a diferença entre entregar um bom trabalho ou simplesmente não conseguir entregar.

4) Tenha um plano B

A confiança é um dos principais requisitos de quem trabalha de maneira remota. E, por mais que a pessoa faça planos, carregue o celular e cheque se a internet do coworking é segura, podem ocorrer imprevistos. Por isso, caso os planos não ocorram de acordo, a sugestão é mostrar que você está preparado para tudo: avise aos seus superiores aonde você vai trabalhar e dê detalhes sobre possíveis momentos de ausência ou de falta de conectividade. Ter um celular de emergência para que outros entrem em contato para avisar sobre uma videoconferência ou uma resposta em um email automático avisando que você vai ficar fora por mais tempo também pode ajudar.

5) Simule um escritório

Seja na casa de um amigo, em um café ou em um coworking: sentar todos os dias na mesma cadeira pode ajudar na produtividade, diz o Mashable. Além disso, trabalhe de acordo com o ambiente: se você for sempre em um café, busque conhecer o dono ou o gerente. Caso seja um espaço de coworking, tente se aproximar das pessoas corretas e encare-as como se estivessem julgando o seu trabalho e seu hábitos.

via GIPHY

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence