Reino Unido e EUA têm empreendedores homens, brancos e com dinheiro
empreendedores
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Criativos

No EUA e Reino Unido empreendedores são homens, brancos e com dinheiro

Kaluan Bernardo em 11 de novembro de 2016

Todos os dias ouvimos as mais diferentes histórias de empreendedorismo, superação e os riscos de abrir o próprio negócio. Não há nada de errado com essas narrativas e a maioria delas é cheia de verdades. Porém, pesquisadores indicam que, nos Estados Unidos e no Reino Unido, há algo que une a maioria dos empreendedores: são homens, brancos e com dinheiro de família.

Foto: Istock/Getty Images

Foto: Istock/Getty Images

Faz sentido. Segundo a Kauffman Foundation, abrir uma empresa custa, em média, US$ 30 mil. E, segundo a Global Entrepreneurship Monitor, em mais de 80% dos casos os empreendedores começam investindo do próprio bolso ou usando dinheiro da família.

Ao mesmo tempo, a maioria dos empreendedores apontam como grande obstáculo a dificuldade de ter acesso a investimentos. É o que revela um estudo feito, por exemplo, por estudiosos da Dartmouth College (EUA) e da Warwick University (Reino Unido). A publicação diz que heranças e riquezas são comuns no “gene empreendedor”. “Muitas outras pesquisas replicaram os resultados de que o empreendedorismo é mais sobre dinheiro do que sobre risco”, comenta Andrew Oswald ao site Quartz.

Empreendedores estão acostumados a quebrar as regras

Outro estudo, conduzido em 2013 com a National Bureau of Economic Research (EUA) revela que, ao menos nos Estados Unidos, a maioria dos empreendedores são homens brancos. Ao todo, 84% dos empreendedores são brancos enquanto entre os funcionários essa proporção é de 71%. Já a porcentagem de negros e latinos empreendedores é de 4% e 5%, enquanto entre trabalhadores assalariados é de 11% e 12%.

A pesquisa ainda revela uma interessante característica da maioria dos empreendedores: quando jovens, eles costumavam quebrar mais as regras e ter atitudes ilícitas — seja cabulando aulas, fumando maconha ou furtando objetos de até US$ 50. Pessoas com esse histórico têm 60% mais chance de se tornar empreendedor do que alguém acostumado a seguir as regras.

Eles também indicam que são pessoas bem educadas, de famílias com dinheiro, com melhores índices de autoestima e mais inteligentes que tendem a se tornarem empreendedores bem sucedidos. Ao Quartz, o economista Ross Levine, um dos autores do estudo, acrescenta que “se alguém não tem dinheiro de família, as chances de se tornar empreendedor caem um pouco”.

Apesar dos históricos semelhantes, empreendedores não necessariamente compartilham as mesmas características de personalidade quando jovens. É o que indica o estudo da Dartmouth College com a Warwick University.

Estudos de personalidade de infância e testes psicológicos são de quase nenhuma ajuda em prever quem terá um negócio mais tarde na vida. É o acesso ao capital inicial que importa.

Outra pesquisa, conduzida pela multinacional Ernst & Young, traz resultados diferentes. Ela diz que há sim características comuns a empreendedores: eles acreditam que os resultados dos eventos dependem das ações de um indivíduo, veem oportunidade onde outros enxergam disrupção, aceitam riscos calculado e são mais tolerantes a falhas.

O estudo também diz que a maioria dos empreendedores vem de corporações, onde adquirem experiência e conhecimento suficiente para se lançarem em seus negócios. Metade dos entrevistados disseram que trabalharam em ambientes corporativos

É claro que há exceções e os resultados são mais focados nos Estados Unidos e Reino Unido. Mas é válido levar em conta o quanto privilégios podem influenciar no nascimento de empresas. Tais discussões podem ser úteis, por exemplo, para iniciativas privadas e públicas fomentarem o empreendedorismo entre pessoas que não têm as mesmas condições.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence