Empreendedores imigrantes poderão ficar mais tempo nos EUA
empreendedores
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Criativos

Empreendedores imigrantes poderão ficar mais tempo nos EUA

Camila Luz em 16 de setembro de 2016

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos propôs uma nova regra para facilitar a vida de estrangeiros empreendedores. A ideia é que possam ficar por pelo menos dois anos no país para desenvolver sua própria startup. Esse período pode ser estendido para cinco anos caso o negócio tenha potencial.

A mudança irá garantir ao Serviço de Imigração e Cidadania (USCIS) a habilidade de “permitir que certos empresários internacionais recebam a ‘liberdade condicional’ (permissão temporária para estar no país) e possam começar e escalar seus negócios aqui nos Estados Unidos”, disse a USCIS em comunicado divulgado em agosto.

A regra proposta é uma extensão dos Serviços de Imigração e Cidadania e não precisará passar por votação no Congresso. No entanto, a proposta está aberta para receber comentários de qualquer cidadão estadunidense por 45 dias. Ao final desse período, os comentários serão analisados e considerados para que a regra final seja determinada.

Leia mais:
Por que refugiados podem ser grandes empreendedores
Techfugees, o projeto que apoia refugiados por meio da tecnologia
Projeto fotográfico mostra que a diversidade cultural no Vale do Silício existe (e importa!)

Empreendedores e startups com potencial para trazer retorno ao EUA

Para que empreendedores estrangeiros se qualifiquem para essa nova regra, devem ter fundado a startup nos Estados Unidos nos últimos três anos e possuir pelo menos 15% dela. A empresa também deve ter arrecadado pelo menos US$ 345 mil de investidores americanos ou US$ 100 mil em doações.

Mulher e três homens dando risada na frente do computador

Foto: Istock/Getty Images

Além de satisfazer os critérios acima, a startup deverá ter potencial convincente de crescimento rápido e geração de emprego. Passados os dois primeiros anos de teste, o empreendedor poderá se manter nos Estados Unidos por mais três anos apenas se sua empresa estiver oferecendo retorno significativo para o mercado e a sociedade.

Esse retorno deverá ser comprovado pela receita da startup, geração de empregos ou aumento substancial de investimentos. Com a nova regra, a USCIS pretende manter no país talentos e negócios que façam a economia girar.

“A economia da América se beneficia há tempos da contribuição de imigrantes empreendedores, da Main Street ao Vale do Silício”, disse o diretor León Rodríguez no comunicado. “A regra proposta, quando finalizada, irá ajudar nossa economia a crescer pela expansão das opções de imigração para empresários estrangeiros que atendam a determinados critérios para gerar empregos, atrair investimentos e gerar receita nos Estados Unidos”, concluiu.

Trump: “possível desastre para a inovação”

A nova regra chega em um momento no qual o futuro da imigração nos Estados Unidos é incerto. O candidato a presidência Donald Trump se coloca contra e pretende limitar a entrada de estrangeiros no país. No entanto, segundo estudo feito pela National Foundation for American Policy, 51% das startups bilionárias dos Estados Unidos foram fundadas por imigrantes.

Segundo matéria publicada pelo site Business Insider, profissionais da área de tecnologia assinaram uma carta aberta expondo suas preocupações com a candidatura de Trump, pois ele poderia ser um “desastre para a inovação”. Líderes de algumas das principais empresas de tecnologia do Vale do Silício, onde muitos dos trabalhadores especializados são estrangeiros, assinaram o documento.

Para os líderes, Trump está “contra a troca aberta de ideias, a livre circulação de pessoas e engajamento produtivo com o mundo exterior, que é fundamental para a nossa economia”. Entre os signatários da carta, estão CEOs de empresas como Slack e Tumblr, veteranos da indústria da tecnologia e investidores famosos.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence