As melhores cidades para se empreender no Brasil, segundo a Endeavor
melhores cidades para empreender
São Paulo. Foto: Istock/Getty IMages
Nova Economia > Criativos

As melhores cidades para se empreender no Brasil, segundo a Endeavor

Pedro Katchborian em 5 de dezembro de 2016

Pelo terceiro ano, a Endeavor apresentou um ranking com as melhores cidades para se empreender no Brasil. O chamado ICE (Índice de Cidades Empreendedoras) destrincha o ecossistema do empreendedorismo no Brasil. São Paulo aparece no topo, em 1º lugar, seguido por Florianópolis, Campinas, Joinville e Vitória.

No total, foram analisadas 32 cidades, de 22 estados diferentes. Segundo o relatório completo, as 32 cidades analisadas representam 40% das scale-ups (empresas que crescem muito, mais do que as startups) do país e 40% do PIB nacional. Para chegar ao resultado final, foram utilizados 60 indicadores, que foram distribuídos em sete pilares. São eles:

1) Ambiente regulatório

Qual o custo e a complexidade da burocracia? Esse pilar analisa os tempos dos processos, o custo de impostos e a complexidade tributária de cada cidade.

2) Infraestrutura

Quais as condições urbanas e logísticas? Como é o transporte interurbano?

3) Mercado

Há clientes potenciais? Quão grande é o mercado? O quesito também visa medir o desenvolvimento econômico do estado.

4) Capital Humano

Há profissionais qualificados? Como é a mão de obra básica e a qualificada?

5) Acesso a Capital

Se necessário, o empreendedor pode contar com bancos e investidores? Qual é o capital disponível via dívida? E o acesso a capital de risco?

6) Inovação

Há incentivos para criar inovação? Existem projetos e iniciativas que ajudam os empreendedores?

7) Cultura empreendedora

A população tem atitudes empreendedoras? Como é a imagem do empreendedorismo e o potencial para empreender com alto impacto?

As melhores cidades para se empreender: os destaques

A partir do relatório completo do ICE, foram destacados alguns pontos. O Estado de São Paulo está bem representado na lista das melhores cidades para se empreender: além da capital paulista estar na liderança do índice pelo segundo ano consecutivo, cinco cidades do estado aparecem no top 10: a capital, Campinas (3º), São José dos Campos (6º), Sorocaba (8º) e Ribeirão Preto (10º).

Outro ponto que vale ressaltar entre as melhores cidades para se empreender é a grande presença do interior entre as principais posições. Além de São Paulo, estados como Paraná e Rio Grande do Sul estão representados por cidades que vão além das suas capitais, como Joinville (4º) e Caxias do Sul (12º).

“É notável a qualidade de vida e os custos mais baixos, com níveis também avançados de capital o mundo e inovação. Se há um descolamento maior da líder São Paulo, é inegável que o interior do Sul e Sudeste aparecem cada vez mais forte”, diz o relatório.

LEIA MAIS
Como aceleradoras podem aumentar a diversidade no empreendedorismo
LEIA MAIS
Como São Paulo está abraçando a economia criativa

Florianópolis, que liderou o ranking em sua primeira edição, em 2014 e apareceu quase empatada com São Paulo em 2015, agora vê a capital paulista mais de longe. “Mesmo repetindo vários excelentes resultados estruturais das últimas edições, a cidade vem perdendo parte de seu fôlego”, diz o relatório. “Ainda assim, continua sendo um exemplo de planejamento e da importância dos formuladores de políticas públicas”, destaca.

Onde estão as capitais?

Entre as melhores cidades para se empreender, imagina-se que as capitais poderiam figurar melhor no ranking. Rio de Janeiro (14º), Curitiba (15º) e Recife (18º) perderam respectivamente quatro, sete e 14 posições em relação ao estudo anterior. Enquanto os cariocas sofrem com o ambiente regulatório — ocupam o último lugar nesse pilar — e a falta de mobilidade urbana, Recife fechou 26 mil vagas no ensino técnico.

No Paraná, Curitiba tem problemas com altos impostos e grande recuo na oferta de crédito. “São capitais com grandes mercados consumidores, mas precisarão fazer mais para se tornarem polos do empreendedorismo”, completa o relatório.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence