Moda minimalista dialoga com sem gênero e slow fashion
moda minimalista
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Criativos

Moda minimalista dialoga com sem gênero, slow fashion e consumo consciente

Camila Luz em 16 de fevereiro de 2017

A moda minimalista surgiu no século 20, acompanhando movimentos culturais que prezavam por processos mais simples, usando menos recursos, cores neutras e formas geométricas. Atemporal, dialoga hoje com questões que estão em alta, como a moda sem gênero, o consumo consciente e o slow fashion.

LEIA MAIS
10 marcas brasileiras para comprar roupa sem gênero
LEIA MAIS
Onde comprar roupas, sapatos e acessórios feitos de tecidos veganos

Para o minimalismo, menos é mais. Você não precisa ter um armário lotado de roupas: basta investir em boas peças que compõem diferentes looks. Mariana Flor da Rosa, apresentadora da Mega TV e dona do blog e canal “Closet da Mari”, explica que a moda minimalista surgiu com os nórdicos: “Começou muito fria: casacos grandes, calças de alfaiataria, jaquetas de couro, tênis, sapatos masculinos, e foi se adaptando”, explica.

O minimalismo pode não fazer parte do seu estilo,  mas tem muito a te ensinar sobre consumo consciente. Mariana contou ao Free the Essence tudo o que você precisa saber sobre moda minimalista.

A moda minimalista

O minimalismo é clean

As cores são sempre neutras, como branco, tons de nude e azul marinho. Cores fortes, como o vermelho, até aparecem – mas o look em si é sempre clean.

Sem gênero

A moda minimalista não se apega ao conceito de produzir looks femininos e leves, valorizando as curvas do corpo etc. Como teve início em países onde o inverno é muito rigoroso, trouxe calças de alfaiataria, casacos pesados e sapatos masculinos fechados, para homens e mulheres.

Para montar looks minimalistas, o formato do corpo não é tão importante. Por isso, o estilo conversa com o sem gênero. “Não depender tanto do seu corpo, não ter tanto o ‘feminino’ e o ‘masculino’ é uma tendência modernista muito forte. Por isso o minimalismo se encaixa tão bem na tendência atual”, diz Mariana.

O minimalismo também traz peças consideradas esportivas à composições para todos os gêneros, como regatas folgadas, jaquetas bomber e tênis.

Looks assimétricos

O minimalismo adora formas geométricas e composições assimétricas, além de texturas diferentes combinadas em um mesmo visual. Saia midi com casaco de tricô longo, por exemplo, funciona muito bem.

Muitos acessórios

Para o minimalismo, vale mais investir em um único elemento sofisticado do que em um look onde todas as peças são muito trabalhadas. Você pode montar um visual básico e acrescentar uma pulseira produzida por marca sustentável que usa matéria-prima sem impacto ambiental e não explora mão-de-obra.

A moda minimalista adora acessórios e aproveita para trabalhar o consumo consciente. “O minimalismo se preocupa muito com um produto muito bom. Está dentro de reciclagem e consumo consciente pois investe em uma peça só, que será usada durante muito tempo”, diz Mariana. “Aposta muito no reuso. Não é só uma tendência, é um estilo de vida”, completa.

Menos é mais – até no seu guarda-roupa

O ponto principal da moda minimalista é que tudo é muito fácil de combinar. Em estamparia, por exemplo, o máximo que se usa é listra, xadrez bicolor ou poá – tudo bem leve e com poucas cores. Mariana conclui:

Você tem um armário cápsula, que abraça a tese do consumo consciente. É possível combinar tudo. Sapato de salto ou tênis podem cair bem com qualquer visual, por exemplo.

O minimalismo não é básico

O look minimalista sempre traz um quê desestruturado ou de sofisticação. Por exemplo, você pode investir em uma camisaria muito bacana, combinada com calça jeans e tênis; ou em um tricô metalizado com peças pretas mais básicas.

Onde comprar moda minimalista?

É possível montar visuais minimalistas com peças de lojas que te agradam, onde você está acostumado a comprar e sabe que os looks caem bem. Mas Mariana dá algumas dicas de locais para quem deseja adotar o estilo. O Free the Essence também separou mais algumas opções de lojas para consumir moda minimalista.

The Concept

O site está reunindo iniciativas artesanais e eco-friendly brasileiras. É possível encontrar marcas que trabalham com minimalismo e consumo local e consciente.

Feira Rosenbaum

O evento de design, decoração e moda acontece todos os anos em São Paulo e reúne expositores de todo o país. A feira traz artistas que dialogam com o consumo consciente e artesanal e também novidades focadas em modelagem e tecidos de linha minimalista.

Renner

Entre as lojas de departamento, a Renner é a que traz o conceito minimalista com mais força. Além disso, é uma opção mais acessível e barata – ainda que não seja sustentável.

Richards

Marca carioca criada por Ricardo Ferreira, a Richards é 100% minimalista e casual, valorizando um estilo de vida informal, porém requintado. Há até uma preocupação em utilizar couro sustentável.

Osklen

Começou minimalista e cruzou com outras tendências nos últimos anos, como a pegada esportista. Agora, está traçando seu caminho de volta ao minimalismo.

Zara

A linha Zara Women é mais atemporal e permite a montagem de looks minimalistas.

Básico

Não se engane pelo nome. A loja tem um conceito bastante minimalista e seu lema principal é “essência sem rótulos”.

Lina Dellic

A loja paulistana tem como conceitos principais o minimalismo, produção local, valorização do artesanal e consumo consciente.

Não vivo sem

Outra loja paulistana que trabalha com o minimalista e o atemporal. Além de peças novas, traz achados vintage garimpados em brechós.

Ada

A loja gaúcha trabalha como minimalismo, consumo consciente e feminismo! Investe em tecidos orgânicos, peças versáteis e não aposta em coleções, impulsionando o slow fashion. Além disso, as roupas ganham nomes de grandes personagens feministas da história.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence