Pilot, o gadget de tradução simultânea que deve mudar o mercado
pilot-gadget (1)
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Criativos

Pilot, o gadget de tradução simultânea que deve mudar o mercado

Pedro Katchborian em 26 de maio de 2016

O Google Tradutor pode ficar obsoleto em pouco tempo. O Pilot é um dispositivo ainda em produção que pode revolucionar o mercado da tradução simultânea e quebrar de vez a barreira dos idiomas. Sincronizado com um app, o gadget deve ser colocado na orelha como um fone e traduz quase que instantaneamente o que a outra pessoa fala para a língua escolhida pelo usuário.

Desenvolvido pela Waverly Labs, o dispositivo foi criado após dois anos de pesquisas e agora depende de uma campanha na IndieGoGo para ser produzido em massa. Em poucos dias, a ideia arrecadou mais de US$ 1 milhão no site de financiamento coletivo. 

Quando for lançado, o app vai suportar línguas europeias, mas outras devem chegar em breve. Segundo a Waverly Labs, o Pilot também deve funcionar offline e pode ser utilizado como um simples fone de ouvido.

pilot gadget em detalhes

Foto: Divulgação

“Tive a ideia de um dispositivo para traduzir quando eu conheci uma garota francesa. É um sonho, sabe? Uma vida livre de barreiras de linguagem. Mas não é mais um sonho, é real”, diz Andrew Ochoa, criador do gadget, em vídeo institucional.

O sonho da tradução simultânea

A busca pela tradução simultânea com aplicativos tem aumentado nos últimos anos. O app Google Tradutor, por exemplo, já utiliza a ferramenta Word Lens em que é possível tirar fotos de placas e ter o conteúdo traduzido para a língua desejada. Os idiomas suportados são português, espanhol, francês alemão, italiano e russo.

Outra ferramenta que também surpreende pela rapidez de tradução é o Skype Translator. Criado em 2014, ele permite que duas pessoas conversem em inglês, espanhol e português, com tradução simultânea. 

Em 2015, a Microsoft resolveu usar a tecnologia do Skype Translator para se arriscar nesse mercado. No aplicativo Microsoft Tradutor, disponível para smartwatches e smartphones, o programa reconhece a voz e ajuda os usuário traduzindo diferentes idiomas.

Leia mais:
Duolingo revela quais idiomas o mundo quer aprender
Aprenda a viajar barato seguindo quatro passos

Em entrevista ao The Times, Dave Coplin, chefe de produto da Microsoft na Inglaterra, disse que as mudanças em relação a tradução devem chegar em breve aos smartphons. “Em cinco anos, duas pessoas vão poder sentar, colocar um smartphone entre elas e, enquanto elas falam, o celular irá traduzir simultaneamente a conversa“, disse.

Brasileiros e a tradução

Os brasileiros devem aproveitar o Pilot, já que o país é entusiasta das traduções. Segundo o site Tech Times, os brasileiros são o maior público do Google Tradutor, atualmente usado por mais 500 milhões de usuários.

O brasileiro também costuma contribuir para a melhora do sistema. No total, foram 3,5 milhões de pessoas que fizeram 90 milhões de contribuições para aperfeiçoar a ferramenta.

Diz  Baraj Turovsky, líder de produtos do Google Tradutor:

Algumas frases corretamente traduzidas podem fazer uma diferença enorme quando confrontadas com uma língua estrangeira ou país. Ao analisar, validar e recomendar traduções, somos capazes de melhorar o Google Translate em uma base diária.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence