Programadora transgênera Audrey Tang será ministra digital de Taiwan
programadora_Taiwan
Taipei, capital de Taiwan. Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Criativos

Programadora transgênera Audrey Tang será ministra digital de Taiwan

Camila Luz em 29 de agosto de 2016

O governo de Taiwan nomeou a programadora transgênera Audrey Tang como ministra digital. Conhecida como a “hacker cívica”, ela tem 35 anos e será a oficial mais jovem e a primeira transgênera a ocupar um cargo dessa importância no governo executivo do país.

Audrey Tang

Audrey Tang, ministra digital de Taiwan. Foto: Reprodução/Twitter

A nomeação foi feita no dia 25 de agosto. Em sua página no Facebook, Audrey disse que vai compartilhar sua experiência em tecnologia e internet com servidores públicos e criar um melhor diálogo entre o governo e a comunidade online. Sua missão é “servir como uma canal” que combine “inteligência e poder”.

Audrey quer deixar o governo mais transparente, tornando dados sobre seu funcionamento disponíveis para a população. Além disso, irá ajudar na formação do “Vale do Silício Asiático”, uma nova área tecnológica voltada para o desenvolvimento da Internet das Coisas.

Segundo a programadora, ela já contribuiu com projetos online do governo, como o g0v (gov-zero), para aprimorar transparência, e o vTaiwan, uma plataforma que solicita a opinião pública em questões como venda online de bebidas alcoólicas e operações do Uber em Taiwan.

Leia mais:
Transerviços quer a não discriminação de pessoas transexuais e travestis
Programaria empodera mulheres ao ensinar tecnologia
5 plataformas para aprender programação pela internet

Programadora autodidata

Audrey Tang é autodidata e empreendedora, considerada a programadora mais brilhante de Taiwan. De acordo com matéria publicada pela Quartz, ela deixou a educação formal aos 12 anos.

Sua paixão pela programação veio antes, aos oito anos, como conta em entrevista ao blog Open Culture: “Eu já amava matemática, e um dia me deparei com livros de programação em casa. Fui imediatamente fisgada pela lado lógico e matemático. Como não tinha computador, desenhei um em folhas de papel”, relembra. “Apertei os botões e escrevi o que o computador havia produzido”.

Audrey explica que aprender programação sem ter uma máquina é muito educativo, pois acaba se tornando uma forma de pensar. No entanto, seu interesse fez com que seus pais a comprassem um computador de verdade. Em pouco tempo, já havia desenhado seu primeiro programa: um jogo educacional para o irmão mais novo.

Em 1993, Audrey tinha 12 anos e presenciou a invenção da “World Wide Web” pelo suíço Tim Berners-Lee.

Com a web, ficou claro para mim que iria aprender tudo que precisava diretamente das próprias pesquisas. Na escola, iria demorar dez anos para que eu fosse ensinada!

Depois, tudo aconteceu muito rápido: aos 15 anos, criou uma startup com alguns amigos: um mecanismo de busca para letras de música em mandarim. Na época, o sucesso foi tanto que a Intel ficou interessada e passou a investir em sua companhia.

Audrey começou a participar de diversas comunidades de desenvolvedores de código aberto, compartilhando o que aprendia. Aos 17 anos, decidiu se tornar uma consultora, prestando serviço para grandes empresas, como a Apple. Além disso, continuou sua jornada no empreendedorismo, criando startups e vendendo depois que valorizavam. Aos 33, decidiu se aposentar.

Eu realmente escapei da educação formal, trabalhei por 20 anos e depois me aposentei. Visto dessa forma, não é tão maluco.

Depois da aposentadoria, Audrey começou a contribuir com projetos do governo, como o g0v e o vTaiwan, e participou do “Sunflower Movement”, ocorrido em 2014. Estudantes de Taiwan tomaram o Parlamento para protestar contra um acordo comercial feito com a China. A programadora transmitiu o evento online para as ruas, em uma tentativa de engajar mais cidadãos na luta.

Audrey completou sua transição de gênero aos 24 anos e será reconhecida pelo governo como mulher. Após a nomeação, abriu uma página de perguntas e respostas para se comunicar diretamente com a população de Taiwan. Ela assume o cargo no dia 1º de outubro.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence