Como aceleradoras podem aumentar a diversidade no empreendedorismo
diversidade no empreendedorismo
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Modelos Disruptivos

Como aceleradoras podem aumentar a diversidade no empreendedorismo

Pedro Katchborian em 7 de outubro de 2016

Eis uma triste — e hoje óbvia — conclusão: a diversidade no empreendedorismo é um grande problema. Mulheres e minorias sofrem no ecossistema de startups de diferentes maneiras e a dificuldade de captação de recursos é um dos principais obstáculos. Uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que a dificuldade é tanta que 41% das mulheres que optam pela área de tecnologia acabam desistindo, contra apenas 17% dos homens. O problema é o mesmo com algumas minorias: um estudo da Entrepreneur mostrou que apenas 15,1% das empresas americanas são de minorias, sendo que 99% delas são pequenas empresas.

Foto: Istock/Getty Images

Foto: Istock/Getty Images

O problema atinge todas as etapas do empreendedorismo. Além das próprias startups, incubadoras e aceleradoras também sofrem com a falta de diversidade. E, por serem peça-chave para os empreendedores, elas podem desenvolver um importante papel nessa tentativa de aumentar a inclusão na inovação.

Como explica o TechChunch a partir de um relatório recente feito pela Iniciative for a Competitive Inner City, alguns elementos podem ajudar no aumento da diversidade de incubadoras e aceleradoras de tecnologia. Segundo o relatório, apenas 9% dos programas de incubadora focam em mulheres, enquanto 8% se dedicam aos negros.

“A boa notícia do relatório é que vários líderes de incubadoras e aceleradoras de tecnologia reconhecem que a falta de diversidade é um grande problema em suas organizações e querem acabar com o problema”, diz Janis Bowdler, do TechCrunch. Além dessa percepção, algumas incubadoras e aceleradoras até já começaram a implementar medidas para solucionar o problema.

Janis lembra que o setor de tecnologia não deve investir na diversidade por que é politicamente correto, mas por que é algo que faz sentido para os negócios. A diversidade de ideias, experiências e inspirações é capaz de trazer mais criatividade e mover essas empresas.

Barreiras para a diversidade no empreendedorismo

O relatório identificou quatro tipos de barreiras enfrentadas pelos empreendedores da minoria: recrutamento, critérios de seleção, design do programa e cultura. A ideia é que, sabendo a raiz do problema, as aceleradoras possam criar medidas para promover a diversidade.

Recrutamento

O recrutamento e o critério de seleção impedem que as minorias tenham acesso a aceleradoras e incubadoras de tecnologia. Para melhorar, as organizações devem tomar ações que aumentem essa diversidade, criando programas que atendam as necessidades das minorias.

Leia mais:
A diversidade de gênero no Vale do Silício além dos salários
Por que a diversidade no Vale do Silício importa

Infelizmente, algumas incubadoras e aceleradoras simplesmente não recrutam empreendedores desses grupos. Isso significa que o cenário fica ainda pior para as minorias. Outras aceleradoras ou incubadoras acabam sofrendo pois não sabem como conseguir diversidade no empreendedorismo.

Critérios de seleção

É fato que mulheres e empreendedores da minoria atraem menos dinheiro: segundo uma pesquisa do ProjectDiane, startups de mulheres negras costumam sofrer para conseguir investimento. Somente 13 empresas lideradas por uma mulher negra conseguiram pelo menos US$ 1 milhão em rodadas de investimento. Com essa falta de incentivo, aceleradoras e incubadoras acabam optando por homens brancos, já que costumam atrair mais dinheiro.

Design do programa

O programa da grande maioria das aceleradoras de tecnologia requer que a pessoa fique em um local de maneira intensiva, o que costuma caber dentro da vida do empreendedor jovem e branco, mas não de outras. Com mais flexibilidade, é capaz que mais pessoas possam participar dos programas.

Cultura

A imagem passada pela mídia de cultura muito competitiva desses locais também contribuí para menos diversidade no empreendedorismo. Para o relatório, é necessário criar uma cultura mais inclusiva dentro desses espaços.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence