Amazon Go: conheça a primeira loja física da gigante de tecnologia
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Foto: Divulgação
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Amazon Go: conheça a primeira loja física sem filas e caixas

Kaluan Bernardo em 5 de dezembro de 2016

A Amazon lançou sua primeira loja física — que não tem nem filas e nem caixas para passar as compras. O estabelecimento tem 167 metros quadrados e funciona em Seattle, Washington, nos Estados Unidos.

O conceito é um tanto simples, e por isso também é impressionante. Basta entrar na loja e passar seu smartphone em uma espécie de catraca. Feito isso, vá  às compras. Cada vez que um item for retirado da prateleira, ele irá diretamente para seu carrinho virtual. Se você colocá-lo de volta na dispensa, ele sairá de seu carrinho. Não é magia, é tecnologia.

Ao sair da loja, a fatura virá automaticamente em seu smartphone — como se você tivesse feito uma compra pela internet.

Como funciona a loja da Amazon Go

O sistema funciona com uma tecnologia que a Amazon batizou de “Just Walk Out” (“Apenas saia”, em português). Sem dar muitos detalhes, a empresa diz que é uma mistura da tecnologia utilizada em carros autônomos, visão computacional, fusão de sensores e aprendizado automático.

Entre os itens oferecidos estão alimentos prontos para o café da manhã, almoço e janta, feitos por uma equipe de padeiros e chefs locais. Além disso, também há uma seleção de leite, queijo e chocolates artesanais.

Por enquanto, a loja está em fase de testes e aberta apenas para funcionários. Mas a Amazon garante que ainda no início de 2017 deverá abrir para o público em geral. Para frequentar o local, basta ter um smartphone, uma conta virtual e o aplicativo do estabelecimento instalado.

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A empresa diz que foram quatro anos desenvolvendo a loja. “Perguntamos a nós mesmos: e se pudéssemos criar uma experiência de compras sem filas e sem caixa? Poderíamos ultrapassar os limites da visão computacional e aprendizado automático para criar uma loja onde os clientes pudessem simplesmente pegar o que quiserem e ir? Nossa resposta a essa pergunta é a Amazon Go e a Just Walk Out Shopping”, diz a companhia em sua página. Segundo o site Business Insider, a Amazon tem planos internos de lançar 2.000 lojas físicas nos Estados Unidos na próxima década.

O que o movimento da Amazon pode significar para o futuro do trabalho

A iniciativa da companhia parece acompanhar uma tendência de startups, como a Selfycart e Instacart, que pretendem acabar com as filas e os funcionários humanos em estabelecimentos comerciais.

Há um ar distópico no anúncio da empresa, com pessoas entrando em uma loja, pegando o item que quiserem, sendo rastreados por câmeras e robôs, para saírem com suas compras sem falar com ninguém.

A tendência pode trazer grandes impactos para pessoas que trabalham como caixas de supermercados. Segundo o Gabinete do Trabalho e Estatística dos EUA, o país tem ao menos 4,5 milhões de vendedores trabalhando no varejo. Além disso, há mais 2,4 milhões de empregados que organizam as prateleiras — pessoas que a Amazon também poderá substituir em breve, uma vez que ela já tem robôs que organizam seus galpões. Além disso, a companhia ainda está preparando máquinas capazes de separar os itens e entregar aos consumidores.

O cenário não é tão distante. Pesquisadores da Universidade de Oxford acreditam que, nos EUA, nos próximos anos, 47% dos empregos serão substituídos por robôs. Outra pesquisa semelhante, conduzida no Japão, acredita que, nos próximos 20 anos, 49% dos trabalhos serão substituídos por máquinas. A Amazon apenas saiu na frente.

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