Como o xadrez influencia quem aparece no Tinder para você
aparece no tinder
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Modelos Disruptivos

Como o xadrez influencia quem aparece no Tinder para você

Pedro Katchborian em 6 de setembro de 2016

Cada match que você dá no Tinder pode influenciar um futuro match seu com outra pessoa. E nada tem a ver se o relacionamento com o primeiro usuário vai dar certo — é uma questão de algoritmo e matemática mesmo. Quem aparece no Tinder para você tem uma ligação direta com um ranqueamento feito pela própria empresa e baseado no sistema Elo, usado no xadrez.

Em entrevista para a Fast Company, Sean Rad, CEO da empresa, acabou contando mais sobre o algoritmo usado no Tinder e a pontuação de cada usuário — sim, cada usuário tem uma pontuação.

Esse sistema existe apenas para uso interno, portanto usuários não conseguem saber os seus. Vários fatores são levados em consideração e essa pontuação nada tem a ver com o quão atraente você é.

via GIPHY

“Como você escolhe pessoas baseado na sua percepção de atração, sua pontuação teoricamente é representativa de como você se representa no seu perfil do Tinder de maneira geral”, define o Business Insider.

“Não é sobre o número de pessoas que deslizam para direita em você”, disse Rad. “É muito complicado. Levamos dois meses e meio para construir o algoritmo”, completa. Jonathan Badeen, vice-presidente de produto do Tinder, comparou a pontuação do Tinder ao jogo “World Of Warcraft”. “Eu costumava jogar há muito tempo e sempre que jogava com alguém que tinha uma pontuação muito alta, acabava ganhando mais pontos do que se tivesse jogado com alguém com uma pontuação mais baixa”, disse para a Fast Company.

Logo, quem aparece no Tinder para você tem um nível de pontuação parecido com o seu. Caso você acabe dando match com alguém com uma pontuação maior, a sua vai subir e outras pessoas poderão aparecer na próxima vez que utilizar o aplicativo.

via GIPHY

E como o xadrez influencia quem aparece no Tinder?

O sistema Elo, como é chamado internamente no Tinder, surgiu no xadrez para ranquear jogadores. Suponha que o jogador número um está ranqueado com 2.400 pontos e o dois está com 2.000. No caso, o dois é o que está pior no ranking. Caso eles joguem entre si e o jogador número um ganhe, a pontuação, baseado nesta fórmula, ficaria:

Jogador 1: 2.403
Jogador 2: 1.997

Ou seja, uma mudança de apenas três pontos. Como o jogador 1 já era favorito e ia enfrentar um azarão, a pontuação de ambos não mudou muito. Mas veja o que aconteceria caso o jogador 2 acabasse vencendo o confronto:

Jogador 1: 2.371
Jogador 2: 2.029

Cada um teve uma diferença significativa em seu ranqueamento, ultrapassando os 30 pontos — uma diferença dez vezes maior do que no outro cenário.

via GIPHY

Leia mais:
Qual a diferença entre os principais aplicativos de relacionamento

O sistema começou no xadrez e foi criado por Arpad Elo, mas ganhou espaço em vários outros esportes. Futebol americano, basquete, beisebol e hóquei são alguns dos esportes que acabam utilizando o sistema Elo para ranquear os seus esportes. Até a FIFA chegou a usar um sistema parecido para fazer o ranqueamento das seleções nacionais femininas.

O mundo dos games online se apropriou do sistema. Entre eles, “World of Warcraft” e o sucesso “League of Legends: usam esse tipo de pontuação de alguma maneira.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence