Conheça a Brixton Pound, a moeda local do bairro de David Bowie
Brixton-Pound-David Bowie (1)
David Bowie
Nova Economia > Modelos Disruptivos

Conheça a Brixton Pound, a moeda local do bairro de David Bowie

Emily Canto Nunes em 4 de maio de 2016

De volta aos holofotes desde que o mural de David Bowie se tornou uma espécie de santuário, Brixton, bairro de Londres, no Reino Unido, é tão ou mais camaleônica do que o artista que nasceu na 40 Stansfield Road em 1947. Antes mesmo de sua morte, em 10 de janeiro de 2016, David Bowie já estampava a nota de dez Brixton Pounds, a moeda local que circula na comunidade.

De um lado, a icônica capa do álbum Aladdin Sane com David Bowie de Ziggy Stardust; no verso, detalhes de um mural pintado em 1983 em Coldharbour Lane durante o auge da Guerra Fria. Mas quanto vale uma nota do David Bowie? Em espécie, a Brixton Pound tem o mesmo valor que uma libra esterlina.

A Brixton Pound, criada em 2009, é o que se convencionou chamar de moeda local. No entanto, quando se trata do dinheiro regional de um dos maiores bairros da capital inglesa seu exemplo se torna mais valioso. Pode até parecer bairrista, mas em cidades tomadas por grandes redes como Londres esse tipo de iniciativa é importante uma vez que valoriza as empresas, o comércio e a produção local.

frente da loja brixton com

Brixton Pound Shop

É aquele café que só tem em Brixton, a loja de roupas feitas à mão na esquina de casa ou ainda o contador do bairro que ajuda todo mundo na época do imposto de renda.

Como funciona a moeda local?

Em Brixton, já são mais de 250 estabelecimentos que aceitam a moeda local, disponível em notas de 1 Brixton Pound, 5, 10 e 20. Além de Bowie, outros nomes importantes da cultura local aparecem nas notas: Len Kwesi Garrison, ativista comunitário que ajudou a fundar o Arquivo Cultural Negro; Luol Deng, jogador de basquete com passagem pelo Chicago Bulls e pelo Miami Heat; Violette Szabo, agente secreta na Inglaterra durante a Segunda Guerra.

A Brixton Pound também é inovadora no sentido tecnológico: desde 2011, inscritos no sistema podem pagar suas compras com uma simples mensagem de texto, SMS, graças à plataforma de pagamento por texto que mais de 200 estabelecimentos já aceitam.

Comprar Brixton Pounds, aliás, é fácil e seguro. Hoje a moeda local é totalmente certificada por uma financeira, a London Mutual Credit Union, regulada pelas autoridades inglesas como manda o protocolo. Como exemplo de inovação que pretende ser, a Brixton Pound pode ser adquirida em pontos de venda e também por meio de uma transferência bancária que pode ser única ou recorrente, pelo PayPal ou por meio do aplicativo B£ App. Funcionários do distrito de Lambeth, do qual faz parte o bairro de Brixton, podem inclusive receber parte do seu pagamento na moeda local.

Ganha-ganha

De forma geral, a Brixton Pound quer que as pessoas pensem melhor sobre o seu dinheiro, para onde ele está indo. Pode parecer pouco, mas para a economia local uma compra que deixa de ser feita em uma grande rede no centro da cidade para ser efetuada no comércio do bairro, é muito.  Uma moeda própria faz todo sentido em Brixton, um local conhecido por seu ativismo, comércio de rua e seus mercados, .

Além de ganhar descontos nos estabelecimentos conveniados, o morador ou frequentador de Brixton ajuda na manutenção dos empregos e a diminuir a emissão de CO², já que estimula o abastecimento local de produtos. Do outro lado, o local ganha publicidade gratuita do ecossistema criado em torno da moeda e fortalece os laços com sua comunidade. Afinal, alguém que paga com a Brixton Pound é provavelmente um vizinho com potencial para se tornar um cliente frequente.

A taxa para aqueles que aceitam a Brixton Pound é de apenas 1,5%, menos que de um cartão de crédito, e os empresários podem até pagar alguns impostos com o dinheiro do bairro. E mesmo essa taxa de administração volta para a região: ela abastece o Fundo Brixton, que por sua vez investe em iniciativas locais que retornam para a comunidade.

A Brixton Pound é apenas uma das moedas locais em funcionamento no Reino Unido, mas foi a primeira em ambiente urbano. Não espere ver a moeda de Bowie em outras regiões de Londres. Por isso, se você encontrar homenagens ao homem camaleão em outras notas, lembre-se que foi em Brixton que ele nasceu.

E você, o que acha de ter uma moeda local no seu bairro?

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence