Visualize a evolução da desigualdade de renda em gráficos
desigualdade de renda
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Modelos Disruptivos

A evolução da desigualdade de renda em nove gráficos

Camila Luz em 19 de janeiro de 2017

Quanto mais dinheiro as camadas ricas da população acumulam, maior fica a desigualdade de renda em países do mundo tudo. Essa lógica parece óbvia, mas segundo o índice de pesquisa World Wealth and Income Database (WID), estudos domiciliares feitas nas últimas décadas não foram capazes de captar de forma adequada essa evolução. O WID desenvolveu uma metodologia para medir níveis de riqueza e desigualdade de renda através dos anos. No site oficial, é possível visualizar os dados em gráficos interativos.

LEIA MAIS
Por que 2017 é um ano chave para a renda mínima universal
LEIA MAIS
A pobreza extrema está em queda, mas combatê-la ainda é prioridade

Segundo o WID, pesquisas fornecem informações úteis e abrangem muitos países, mas não informam de forma adequada sobre os níveis de renda e riqueza dos indivíduos de maior poder aquisitivo. O instituto supera essa limitação combinando diferentes fontes de dados: contas nacionais, dados de levantamento, dados fiscais e rankings de riqueza.

Assim, torna-se possível acompanhar com mais precisão a evolução dos níveis de desigualdade de renda e riqueza através dos anos.

Evolução da desigualdade de renda

Os gráficos interativos criados pelo WID comparam quanto dinheiro cada camada da população detém. Mostram quanto possui os 1% mais ricos e os 50% mais pobres. Algumas ilustrações também revelam quanto detém a parcela 10% mais rica. Outras, quanto dinheiro concentra uma espécie de classe média, formada por 40% dos indivíduos.

Veja, na galeria abaixo, gráficos que revelam a evolução da desigualdade de renda em alguns países. Note as cores na legenda para entender qual linha se refere a cada porcentagem da população.

Alemanha

Alemanha Foto: Reprodução/Site

Income Inequality China

China Foto: Reprodução/Site

Income Inequality India

Índia Foto: Reprodução/Site

Income Inequality Australia

Austrália Foto: Reprodução/Site

Income Inequality USA

Estados Unidos Foto: Reprodução/Site

Income Inequality Zimbabue

Zimbabue Foto: Reprodução/Site

Japao

Japão Foto: Reprodução/Site

Reino Unido

Reino Unido Foto: Reprodução/Site

Como o WID ainda é uma ferramenta em construção, a maioria dos países não foi atualizada com dados suficientes para medir a parcela detida por certas camadas da população — principalmente pelos 50% mais pobres. Acompanhe o site para conferir gráficos atualizados.

Evolução de renda média e do PIB no Brasil

No caso do Brasil, é possível analisar apenas a evolução da renda média da população entre a década de 1950 e 2015. O gráfico também mostra as variações no produto interno bruto do país. Em 1980, houve um pico tanto na renda média, quanto no PIB, que sempre caminham juntos. O maior pico, no entanto, acontece em 2013.

Desigualdade de renda no Brasil

Desigualdade de renda no Brasil Foto: Reprodução/Site

O rendimento nacional médio mede a renda total disponível para os residentes do país que têm mais de 20 anos. É igual ao produto interno bruto (valor total dos bens e serviços produzidos no território durante um ano), menos o capital fixo utilizado em bens de produção (por exemplo, substituição de máquinas obsoletas ou manutenção de estradas). A renda nacional tem suas limitações, mas é o único conceito de receita que tem uma definição feita em acordo nacional.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence