Quais empregos deverão acabar e quais deverão crescer em 2025
empregos
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Modelos Disruptivos

Quais empregos deverão acabar e quais deverão crescer em 2025

Kaluan Bernardo em 1 de outubro de 2016

A consultoria Ernst & Young divulgou ao jornal O Globo uma lista de profissões que correm grandes riscos de desaparecer até o ano de 2025.  A análise foi feita com base em uma série de estudos sobre o assunto, diz a reportagem.

Uma em cada três profissões deverá desaparecer. As que mais sofrem riscos são as de trabalhos operacionais, que podem facilmente serem substituídas por robôs e inteligência artificial. Em contrapartida, carreiras que lidem diretamente com tecnologia de ponta, como designer especializado em impressão 3D e designer para realidade virtual, têm mais chances de prosperar.

Empregos que poderão desaparecer até 2025

Segundo a consultoria, o crescimento da tecnologia levará ao fim do operador de telemarketing. Com o autoatendimento online e robotizado se sofisticando, com o passar do tempo, a necessidade de contratar um humano será cada vez menor.

Responsáveis por cuidar de obrigações fiscais também desaparecerão. Com os cálculos se tornando automatizados e disponíveis entre órgãos públicos e privados, essa será uma profissão em extinção. A mesma lógica se aplica aos agentes de crédito, cujo trabalho poderá ser feito pela internet e de forma autônoma.

A consultoria acredita que, inevitavelmente, os relógios mecânicos cederão aos digitais, dando fim aos reparadores de relógios.

A venda de seguros deverá acontecer sem intermediários, com tudo digitalizado, acabando com a necessidade de corretores de seguros. O mesmo deve valer para os corretores de imóveis. A Ernst & Young acredita que a desburocratização do setor permitirá relacionamentos diretos entre compradores e vendedores.

Leia também:
Futuro do trabalho: em breve teremos múltiplos empregos
Quais os empregos que devem ser substituídos por robôs

Embora o futebol resista, aos poucos a tecnologia dominas os esportes. Segundo a consultoria, será suficiente para, ainda em 2025, não existirem árbitros. Até lá, diga adeus às enxadas e trabalhadores rurais e diga olá para as máquinas automáticas nas plantações.

Com mais tecnologia e confiança, os caixas deverão ser apenas self service com robôs. Descansem em paz, operadores de caixa. Os digitadores de dados também verão o fim do emprego ao passo em que leitores e digitalizadores de documentos estão cada vez mais poderosos, dispensando a necessidade de alguém só para digitar.

Empregos que serão mais populares em 2025

Partindo dos mesmos estudos e lógica, a consultoria também aponta alguns empregos que ela acredita que farão sucesso. Entre elas estão o “professional triber”, um freelancer capaz de unir pessoas de diferentes grupos em torno de um projeto.

Eles também acreditam que deveremos ter mais professores freelancers, atendendo a necessidades pontuais e específicas de cada indivíduo ou empresa. Tais profissionais terão cada vez mais espaço no ensino à distância.

Outro emprego inusitado que deverá surgir é a do fazendeiro urbano, capaz de plantar em fazendas verticais, criadas dentro das cidades, diminuindo assim o custo de logística e facilitando a distribuição de alimentos.

Também deverá haver instaladores domésticos, capazes de configurar diferentes dispositivos ligados à internet das coisas. Outro que deverá surgir é o designer especializado em impressão 3D, que poderá criar de maquetes a próteses.

Outro designer que terá a sua chance é o voltado à realidade virtual. Já falamos aqui sobre empresas que são especializadas em criar vídeos em 360°, mas em breve teremos profissionais focados em criar, no computador, esses mundos imersivos.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence