6 empresas criativas voltadas para quem é vegetariano
vegetariano
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Modelos Disruptivos

6 empresas criativas voltadas para quem é vegetariano

Camila Luz em 19 de julho de 2016

O número de pessoas que não comem carne está crescendo: de acordo com o IBOPE, 8% da população brasileira já adotava esse tipo de dieta em 2012. Desde então, surgiram mais empresas voltadas para quem é vegetariano no país e no mundo.

A lista dos melhores países do mundo para o vegetariano inclui Índia, Itália, Turquia, Líbano, Estados Unidos, Jamaica e Cingapura. O ranking foi feito em 2016 pela ONG inglesa Collective. O baixo consumo de carne nessas regiões pode ser impulsionado pela cultura dos povos.

O Líbano, por exemplo, é o berço da agricultura. Na Jamaica, os rastafáris impulsionam o número de vegetarianos. Na Turquia, costumes alimentares permitem fazer uma variada gama de refeições sem precisar utilizar carne. A exceção é os Estados Unidos, integrante da lista por causa da variedade gastronômica de Nova York e do estado da Califórnia (conhecido como “terra das frutas e nozes”).

No Brasil, vegetarianos e principalmente veganos ainda encontram dificuldades para comer fora de casa ou para encontrar armazéns e lojas especializadas nessas dietas. Mas nos últimos anos, surgiram empresas criativas que pretendem facilitar a vida dessas pessoas. São Paulo, por ser a cidade mais diversa do país, concentra a maior parte delas. Mas outros municípios também estão investindo nesse mercado.

Leia mais:
Cinco dicas para ser vegetariano com saúde
8 milhões de mortes seriam evitadas se uma dieta vegana fosse adotada no mundo todo
Dinamarca estuda taxar a carne para reduzir aquecimento global

Empresas criativas que todo vegetariano deve conhecer

VeggieBox – São Bernardo do Campo

caixa de papelão com detalhes rosa

Beleza box da Veggie Box. Foto: Reprodução/Site

VeggieBox é um clube de assinaturas mensal para quem quer receber produtos de beleza e alimentos veganos. Há diferentes tipos de caixas disponíveis. A “Box Beleza” contém apenas cosméticos e custa R$ 69,90. A “Snack Box & Super” foi desenvolvido para ajudar veganos, vegetarianos e intolerantes a lactose a encontrar novos produtos para consumir durante o dia, proporcionando uma dieta variada. Custa R$ 59,90.

Há, ainda, caixas com alimentos para bebês e até para animais de estimação. A VeggieBox trabalha com marcas parceiras, como “Elke” e “Extratos da Terra”. Para recebê-la, basta assinar e esperar que seja entregue na sua casa no começo do próximo mês.

Padma Padam – Ubatuba

O primeiro hostel vegano de Ubatuba recebe com carinho todas as pessoas adeptas da dieta. É um local ideal para almoçar, pois as refeições são livres de produtos de origem animal, e uma opção para se hospedar por baixo custo.

Além das refeições veganas, o hostel tem decoração zen e trilha sonora composta por mantras, para deixar a estadia bem relaxante e tranquila.

Delicari – São Paulo

embalagem preta do iogurte de morango

Iogurte Morango da Delicari. Foto: Reprodução/Site

A marca de laticínios é indicada apenas para quem é vegetariano, pois veganos não consomem nenhum tipo de derivado do leite. Todos os produtos são 100% naturais, livres de aromatizantes e outros componentes artificiais.

O objetivo é “resgatar uma relação mais saudável, prazerosa e consciente com os derivados do leite”. O leite usado é produzido na Bahia por vacas nascidas e alimentadas no pasto sem injeção de hormônios. É possível comprar iogurtes e sorvetes que vêm em potinhos personalizados.

Armazém e açougue VegAninha – Curitiba

O primeiro açougue vegano e sem embalagens foi inaugurado em Curitiba em junho deste ano. O armazém sustentável é especializado em carnes e queijos vegetais, como linguiças, salsichas, salames, bifes, steaks, hambúrgueres, queijos e patês veganos.

Além dos produtos do açougue, o armazém serve lanches, porções, petiscos, salgados, doces e bebidas naturais. Todos os produtos são vendidos a granel ou em embalagens retornáveis.

Encanto Natural – São Paulo

O Encanto Natural funciona como um café e espaço para festas e eventos onde pais vegetarianos podem levar seus filhos. Para as crianças, há livraria, jardim e brinquedoteca. O cardápio do restaurante tem sempre pelo menos uma opção de prato vegetariano e uma sobremesa todos os dias, como ravióli recheado com abóbora.

foto do ambiente encanto natural com mesa de madeira e lustres

Encanto Natural. Foto: Reprodução/Facebook

A Casa Vegana – Piracicaba

Aberto em 2016, a Casa Vegana é o mais novo estabelecimento “completamente livre de crueldade do Brasil” e o primeiro de Piracicaba, no interior de São Paulo. O empório e café vende alimentos como leites vegetais caseiros e doces artesanais, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Além disso, há comidas congeladas, como iogurtes e queijos 100% vegetal.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence