Como seria uma sociedade sem dinheiro físico?
nova economia futuro do dinheiro
foto: iStock, Getty Images
Nova Economia > Modelos Disruptivos

Como seria uma sociedade sem dinheiro físico?

Kaluan Bernardo em 4 de maio de 2016

Nossa sociedade um dia verá o fim do dinheiro físico? É possível. O Banco da Coreia, por exemplo, planeja criar uma sociedade sem notas e moedas até 2020. A Suécia praticamente não trabalha mais com dinheiro. Lá, até as doações para igrejas são feitas por cartão de crédito.

Ao passo em que empresas como Nubank e PayPal evoluem com as transações digitais, a necessidade de andar com pedaços de papel e metal para fazer suas compras parece uma ideia cada vez mais em desuso.

Muito mais do que a questão da usabilidade, a ideia de uma sociedade sem dinheiro físico traz discussões principalmente sobre segurança e privacidade. Por um lado, ela pode acabar com lavagem de dinheiro e transações em mercados negros. Por outro, podemos acabar em um mundo onde cada transação financeira é monitorada por bancos e empresas.

Uma das possíveis saídas em relação à vigilância monetária em uma sociedade sem dinheiro seria o bitcoin e outras criptomoedas que não têm lastro e podem ser transferidas anonimamente pela internet.

As desvantagens de um mundo sem dinheiro

Empresas privadas, sistemas de inteligência dos governos ou fiscais do Estado podem ter acesso a muito mais dados das pessoas que têm hoje.

Em entrevista à revista Fast Company, Rainey Reitman, ativista da Electronic Frontiers Foundation, uma das principais organizações que defendem direitos digitais, diz:

Quando todas as transações financeiras são rastreadas, cria-se quantidades de dados sobre os quais não temos controle. É fácil imaginar um advogado de divórcio mais ousado ou agente do governo tentando ganhar acesso ao nosso histórico financeiro para tentar dizer quem somos.

Em artigo ao jornal The Guardian, o economista Dominic Frisby também ataca a “guerra ao dinheiro” que governos e bancos estariam promovendo. Segundo ele, as transações digitais nos colocariam em um verdadeiro Big Brother financeiro, que aumentaria as desigualdades.

Por outro lado, o dinheiro físico é empoderador.

Dominic defende que o papel-moeda permite que pessoas façam suas transações comerciais do jeito que quiserem, sem depender de ninguém, nem mesmo de bancos. “Elas podem até ficar fora do sistema financeiro se quiserem”, acredita. O economista diz ainda que, em grandes crises, as pessoas devem ter o direito de acessarem seu dinheiro e mantê-lo longe dos bancos.

Isso tudo sem contar que obrigar todos a terem contas em bancos significa também forçar os mais pobres a pagarem taxas bancárias e ainda aumentar o risco deles se endividarem. Imigrantes ilegais também não teriam chance de começar uma nova vida. Sem a possibilidade de criar uma conta no banco, não teriam acesso a dinheiro.

As vantagens de uma sociedade sem dinheiro físico

 

Pagar por atividades ilícitas, como tráfico de drogas, assassinos de aluguel e trabalho escravo se tornaria muito mais difícil. Além disso, lavar o dinheiro também seria complicado em um mundo onde todas as transações são fiscalizadas.

Terroristas também trabalham com papel-moeda. Os responsáveis pelo atentado ao Charlie Hebdo, por exemplo, eram bancados apenas em dinheiro físico.

O ministro das finanças da França, por exemplo, já pediu o banimento da nota de € 500 alegando que ela é muito mais utilizada para fins ilícitos do que para compras corriqueiras.

Além disso, ao forçar toda a população a adotar o dinheiro digital, há a possibilidade de novas tecnologias e empresas inovadoras se desenvolverem. Na Somália, por exemplo, os bancos são precários e andar com notas e moedas é arriscado por conta de assaltos de militantes extremistas. Por isso, os serviços de pagamento por smartphone se popularizaram e 40% dos adultos transferem dinheiro pelos celulares.

Talvez o dinheiro físico nunca desapareça de fato — só se transforme em algo mais antiquado, como CDs e fitas VHS. Mas, enquanto houver interesse de governos e bancos, o debate sobre o fim do papel-moeda deverá continuar.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence