O futuro da ciência e tecnologia, segundo Barack Obama
obama
Foto: Reprodução/Facebook
Nova Economia > Modelos Disruptivos

O futuro da ciência e tecnologia, segundo Obama

Kaluan Bernardo em 14 de outubro de 2016

A revista Wired, uma das maiores referências em tecnologia, chamou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para ser o editor da edição de novembro.

“Eu sei que estamos no meio das eleições e acontece de meu trabalho diário me manter um pouco ocupado. Mas dada a chance de me imergir na possibilidade de viagens interplanetárias ou entrar em uma conversa profunda sobre inteligência artificial, eu direi sim. Eu amo essas coisas. Sempre amei. É por isso que meu filme favorito do ano passado foi ‘Perdido em Marte‘”.

Obama diz que cresceu assistindo “Star Trek” e que a série teve influência em sua forma de enxergar o mundo. “O que eu amava era o otimismo, a crença fundamental no princípio de que as pessoas nesses planetas, com todos os fundos variados e, apesar de todas as diferenças, podem se juntar para construir um amanhã melhor”.

Ele diz acreditar que a chave para acelerar essa mudança no mundo é a tecnologia e a ciência. Diz também que estamos mais preparados do que jamais estivemos. Ele defende que índices sociais, relacionados à criminalidade e à pobreza, por exemplo, melhoraram porque a sociedade evoluiu, mas também graças à ciência e à tecnologia.

A tecnologia é o que permitiu nos comunicarmos pelos oceanos e criarmos empatia uns com os outros quando um muro caiu em Berlim ou quando surgiu uma personalidade de TV.

O presidente dos Estados Unidos cita algumas dessas inovações. “Sem o trigo de Norman Borlaug não poderíamos alimentar o mundo faminto. Sem o código de Grace Hopper, ainda estaríamos analisando dados com papel e caneta”, diz.

Obama diz ainda que, apesar dos avanços, há enormes desafios pela frente — entre eles, as mudanças climáticas, a desigualdade econômica, a cibersegurança, o terrorismo e a violência de armas, o câncer, o Alzheimer, e as superbactérias resistentes aos antibióticos. “Assim como no passado, para superar esses obstáculos precisaremos de todos — criadores de leis, líderes de comunidades, professores, trabalhadores, ativistas, presidentes e futuros presidentes”, declara.

O que Obama diz sobre a importância de levar a ciência e tecnologia aos cidadãos

“Nós não precisamos apenas dos caras no MIT, ou Stanford ou no Instituto Nacional de Saúde, mas também a mãe na Virginia Oeste remendando com uma impressora 3D, a garota na zona sul de Chicago aprendendo a programar, o sonhador em San Antonio procurando investidores para seu novo app, o pai em Dakota do Norte aprendendo novas habilidades para que ele possa liderar a revolução verde”, afirma.

Barack Obama continua no editorial afirmando a necessidade de pessoas que pensem alto, tal como pensam quando assistem “Star Wars” e das crianças que se apresentam na feira de ciências da Casa Branca. “Precisamos ensinar nossas crianças que não é só o vencedor do Super Bowl que merece ser celebrado, mas também o vencedor de uma feira de ciências”, comenta. Ele diz que nas exposições dentro da Casa Branca viu desde crianças destruindo células cancerígenas até outras usando algas para produzir energia limpa ou distribuindo vacinas em diferentes regiões do mundo.

Ele questiona como serão as feiras de ciência no futuro, daqui a 20 ou 50 anos. “Eu imagino um estudante que crie um pâncreas artificial na frente de um presidente — uma ideia que eventualmente acabaria com a espera para doação de órgãos. Eu imagino uma garota que descubra um novo combustível baseado apenas na luz solar, água e dióxido de carbono; um adolescente que faça o voto e o ativismo cívico tão quanto rolar pelo feed do Twitter, diz.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence