Conheça a brasileira HomeRefill e saiba se ela vale a pena.
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Foto: Istock/Getty Images
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Brasileira, HomeRefill entrega as compras do mês na sua casa

Kaluan Bernardo em 13 de agosto de 2016

Fazer as compras do mês é, para a maioria das pessoas, uma atividade chata. Ir ao mercado, comprar os itens de limpeza, alimentos básicos, ficar de olho nas promoções e nas pegadinhas, colocar tudo no carrinho, levar para casa e descarregar. Ufa! É um trabalho em tanto. E a startup brasileira HomeRefill quer te ajudar a evitá-lo.

A empresa se apresenta como “um sistema para abastecer sua casa da forma mais inteligente possível”. Funciona assim: você entra na plataforma (pode ser pelo aplicativo ou pelo site), cria sua lista de compras e eles entregam na sua casa. Não cobram frete e prometem preços mais baratos do que o dos principais mercados.

Campo com diversos perfis para escolher com ilustração de carros de fundo

Ao entrar no site, escolha o perfil que mais se adequa a você. Foto: Reprodução/Site

Eles têm em sua base mais de dois mil itens de diferentes marcas. Trabalham apenas com os não perecíveis. E a compra é recorrente. Você escolhe de quanto em quanto tempo aqueles objetos deverão ser entregues. E, se você quiser, sempre chegará a mesma lista de compras. Dez dias antes, porém, a HomeRefill manda uma mensagem avisando. Se desejar, você pode mudar os pedidos ou até suspendê-los caso vá viajar, por exemplo.

quadro com ilustração de mão segurando telefone e texto embaixo

Foto: Reprodução/Site

O frete não é cobrado. A empresa diz que usa um sistema inteligente para aproveitar o espaço ocioso dentro dos veículos de entrega e centros de distribuição do Grupo Logos. André Machado de Oliveira, um dos sócios da HomeRefill também é sócio da companhia de logística.

Já o preço mais competitivo em relação aos mercados se dá ao fato de a HomeRefill não ter que gastar com os custos de um mercado tradicional — como aluguel do espaço físico, funcionários para cuidarem do caixa etc.

Ainda assim, garantem que conseguem lucrar e manter o modelo de negócios pelas vendas online. Natália Lucki, gerente de marketing e comunicação da startup, diz que os preços chegam a ser entre 10% e 15% menores do que os praticados por varejistas tradicionais.

Os planos da HomeRefill e sua proposta de “consumo consciente”

Segundo Natália, eles já têm mais de dois mil clientes. Por enquanto, a empresa funciona apenas na Grande São Paulo, mas eles estão estudando outras cidades e estados para expandir.

A HomeRefill estreou em outubro de 2015, como uma ideia de Guilherme Aere dos Santos, de 26 anos, que já empreendia com startups digitais. A empresa teve investimentos de R$ 10 milhões de seus quatro sócios. Em breve, pretendem começar uma campanha de marketing para conquistar mais clientes.

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Parte da estratégia da HomeRefill está em promover um padrão de consumo diferente dos mercados. Como os preços são, em geral, mais baixos, eles dispensam promoções, principalmente as do “pague dois e leve três”. “Assim, a pessoa não consome por impulso o que ela não precisava, e acabaria desperdiçando e deixando no ambiente, gerando resíduos”, diz Natália. Além disso, ela afirma que a empresa faz um acompanhamento de perto da sua emissão de gases carbônicos e, nas futuras versões da plataforma, promoverão uma prática de incentivo à reciclagem das embalagens dos produtos.

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