iFundWomen: a plataforma de crowdfunding só para empreendedoras
ifundwomen
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Modelos Disruptivos

iFundWomen: a plataforma de crowdfunding só para empreendedoras

Kaluan Bernardo em 17 de novembro de 2016

Entre 2010 e 2015, startups fundadas por mulheres receberam apenas 12% dos investimentos feitos por fundos de capital. Se olharmos especificamente para os investimentos anjos e semente, o índice cresce, mas permanece baixo: 17% para os negócios criados por mulheres. Foi de olho nesse cenário que Karen Cahn criou o iFundWomen, uma plataforma de crowdfunding voltada especificamente a negócios criados por garotas.

Karen já foi executiva em grandes empresas, como Google e AOL. Em 2014 deixou a vida corporativa e lançou a VProudLabs, uma produtora audiovisual voltada a mulheres. Tentou viabilizar a plataforma pelo Kickstarter e sofreu muito para conseguir levantar a verba. Conseguiu só no fim da campanha após fazer uma série de reuniões e bater em várias portas.

Foi quando percebeu que, para mulheres, fazer uma campanha de financiamento coletivo é bem mais difícil. “Eu estava tipo ‘esse negócio de crowdfunding é uma trapaça total. Todas as pessoas fazendo dinheiro com meu trabalho dificilmente conquistado são garotos. Precisamos começar isso para as mulheres'”, comentou ao site Business Insider.

Com isso em mente, em novembro de 2016 lançou a iFundWomen. Lá, são aceitos apenas negócios que tenham pelo menos uma mulher à frente.

Nossa missão é simples: dirigir o investimento a empreendedoras e ajudar a diminuir o extremo vão de financiamento no mundo fundo de capital que existe hoje.

“O vão é um assunto muito extremo para não fazer algo sobre isso”, comentou à revista Forbes. Os projetos são divididos em categorias como “ciência e saúde”, “família e estilo de vida”, “mídia moderna” e “tecnologia e negócios”.

Entre as iniciativas disponíveis na plataforma está o filme “Feminist Pigs”, uma comédia em que mulheres atacam seus assediadores; “Make Love Not Porn”, uma plataforma para compartilhar pornografia sem estereótipos machistas; e “Need/Done”, para pais encontrarem pessoas confiáveis para ajudar a cuidar de seus filhos.

Como a iFundWomen quer incentivar o empreendedorismo feminino

Além de ter um foco específico nas empreendedoras, a iFundWomen pretende se diferenciar de outras plataformas de crowdfunding ao criar um modelo que retroalimente o ecossistema empreendedor feminino.

Para isso, Karen aposta em reduzir o “vão de confiança” das empreendedoras oferecendo treinamento e mentoria gratuita aos negócios que entrarem na plataforma. “Mulheres normalmente não se promovem. Não gostamos de falar sobre nosso sucesso, nossas credenciais, e isso é um problema. Porque se não pudermos vender nós e nossos negócios, ninguém irá comprar”, diz ao Business Insider.

Além disso, pela VProudLabs, ela também se oferece para criar vídeos às empreendedoras e, assim, já promover o negócio com um tom mais profissional. Essa opção não é gratuita e nem obrigatória. Os preços variam entre US$ 1.500 e US$ 15.000.

A iFundWomen cobra uma taxa de 5% dos negócios financiados na plataforma. A diferença é que, dessa receita, elas reinvestem 20% em outros projetos. “É um jeito completamente novo de pensar sobre crowdfunding, porque quando o projeto de uma mulher é financiado, outro também é, e assim vai”, diz a empresária em seu site.

Para um negócio ser aprovado na plataforma, além de ter uma mulher à frente, ele precisa mostrar por que o produto é importante e como os fundadores pretendem usar o dinheiro. Também é necessário demonstrar que têm experiência suficiente para tirar aquele projeto do papel. Se algo estiver faltando, a iFudWomen avisa os empreendedores e pede para eles tentarem novamente quando estiverem com tais questões resolvidas.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence