Projeto quer que prefeitos se comprometam com o empreendedorismo
empreendedorismo
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Modelos Disruptivos

Projeto quer que prefeitos se comprometam com o empreendedorismo

Pedro Katchborian em 1 de outubro de 2016

Em tempos de eleições municipais e debates, é comum ouvirmos propostas em todas áreas: saúde, segurança, mobilidade urbana, sustentabilidade…Um tema que costuma ficar de lado nas principais discussões é o empreendedorismo. Pensando nisso, a Endeavor, organização de apoio ao empreendedorismo, lançou o projeto + Empreendedores + Empregos, para que os candidatos às prefeituras se comprometam a desburocratizar a inovação e ajudem a fomentar o ecossistema de startups no Brasil.

A ideia é modificar um cenário não muito animador: segundo um levantamento feito em conjunto pela Wharton School e pela empresa BAV Consulting, o Brasil é apenas o 29º melhor país para empreender, apesar do poderio econômico.

Outro estudo, feito pela própria Endeavor Brasil, mostrou quais foram as melhores cidades brasileiras para empreender no ano de 2015. A primeira colocada foi São Paulo, seguida por Florianópolis, Vitória, Recife e Campinas.

A ideia do projeto + Empreendedores + Empregos é propor medidas que aqueçam esse mercado, visando uma maior criação de novas startups e, consequentemente, novos empregos. Números do IBGE apontaram que o Brasil está quebrando recordes quando o assunto é o desemprego: já são quase 12 milhões de trabalhadores desocupados.

Para justificar o projeto, a iniciativa lembra que as Scale-ups (grupo de empresas que cresce de maneira acelerada) criam cerca de 42% dos novos empregos no Brasil. O movimento incentiva o empreendedorismo em oito cidades: Belo Horizonte, Curitiba, Floripa, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Leia mais:
Como São Paulo está abraçando a economia criativa
As melhores cidades do mundo para a mulher empreendedora

Confira aqui quais foram os candidatos às prefeituras que fizeram o compromisso de tomar as medidas, caso sejam eleitos. O + Empreendedores + Empregos consiste em três medidas, que você vê abaixo.

Empreendedorismo: as medidas que os candidatos se comprometeram

1) Uma cidade que tenha um prefeito parceiro dos empreendedores

A ideia é que haja uma aproximação entre o prefeito e os empreendedores. “Há muitas coisas que ele pode fazer, a começar por uma bem simples: ouvir quem está empreendendo e crescendo na cidade“, diz o projeto. A ideia é que o candidato se comprometa a visitar ou a receber empreendedores de alto impacto pelo menos uma vez por mês.

2) Uma cidade mais fácil e menos burocrática para quem quer empreender

Não é fácil começar uma empresa no Brasil. Para registrar uma empresa em solo brasileiro são necessários, em média, 129 dias. “Nesse tempo, o empreendedor poderia estar focado em melhorar seu negócio — e gerar mais empregos”, descreve o site. Pensando em diminuir essas estatísticas, o projeto propõe que o candidato firme o compromisso em diminuir para até 5 dias úteis o tempo para abrir uma empresa de baixo risco.

3) Uma cidade que trabalha junto com os empreendedores

O terceiro e último item se refere a uma possível parceria público-privada: a ideia é promover um governo que esteja aberto às novas ideias e que trabalhe junto com os empreendedores. Para isso, os líderes devem se comprometer que, no primeiro ano de governo, seja criado um programa de inovação aberta que traga scale-ups para ajudar a resolver desafios públicos.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence