Como São Paulo está abraçando a economia criativa
são paulo_economia criativa
Foto: Istock/Getty Images
Nova Economia > Modelos Disruptivos

Como São Paulo está abraçando a economia criativa

Pedro Katchborian em 20 de junho de 2016

Principal metrópole do país, São Paulo está se tornando, aos poucos, um centro para a economia criativa e o empreendedorismo no Brasil e na América Latina. Um exemplo é como a capital paulista tem abraçado o potencial de startups.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o Estado de São Paulo é o que mais tem empresas em fase inicial: são mais de 1,2 mil. O mais importante é o crescimento, que vai além do estado paulista: no Brasil, foi um aumento de 18,5% em seis meses. De acordo com uma lista do site Startupi, a cidade de São Paulo tem dezenas de aceleradoras dispostas a fomentar o ecossistema do empreendedorismo: das 23 registradas no site, 10 são paulistanas.

A inovação está presente além do empreendedorismo. Alguns estabelecimentos da cidade também aproveitaram a onda criativa e passaram a aceitar bitcoins como forma de pagamento. A cidade é uma das capitais da criptomoeda no país, sendo possível pagar consulta veterinária, tatuagem e até bicicletas com a moeda virtual em SP.  Aqui você pode consultar um mapa para ver outros estabelecimentos que aceitam a bitcoin.

O grande volume populacional traz um poder de consumo alto para São Paulo, o que torna a cidade um mercado em potencial para apps e serviços que trazem modelos disruptivos. Por isso, aplicativos inovadores costumam ser testados primeiro aqui , como é o recente caso do Cabify, concorrente do Uber que está presente apenas na capital paulista até o momento.

fachada do campus são paulo

Campus São Paulo Foto: Divulgação

Esse potencial inovador também foi capaz de trazer o Campus do Google para São Paulo. O espaço para empreendedores, inaugurado no dia 7 de junho de 2016, é apenas o sexto no mundo. Presente na inauguração do Campus, Fernando Haddad, prefeito da cidade, comentou sobre as iniciativas. “É um espaço privado, mas público. Tem tudo a ver com o que está acontecendo na cidade“, falou, sobre o Campus São Paulo.

A economia criativa nas iniciativas públicas

Além das iniciativas privadas, a prefeitura tem tentado dar mais ferramentas para que ideias criativas possam sair do papel. Lançado em agosto de 2014, a TechSampa é uma política da Prefeitura que tenta estimular a inovação. Atualmente, o projeto está promovendo um programa de residentes que irá selecionar 10 startups de mobilidade urbana para desenvolver os seus projetos no espaço de coworking do MobiLab por três meses.

Leia mais:
Campus São Paulo do Google tem programa para startups
Joseph Gordon-Levitt investe no futuro da economia  
impressora 3D

Curso de impressora 3D com o modelo Shethi Ex. Foto: Reprodução/FabLab SP

Outro elemento que fomenta a economia criativa em São Paulo são os Fab Labs. Desde fevereiro de 2015, a Prefeitura iniciou o programa Fab Lab Livre SP, dando acesso a tecnologias avançadas para a população. No total, são 12 espaços em que qualquer pessoa agenda horário para utilizar os equipamentos. Entre as tecnologias disponíveis estão impressoras 3D, cortadoras a laser, computadores com software de desenho digital e equipamentos e ferramentas de eletrônica, robótica, marcenaria e mecânica.

Uma alavanca para a inovação deve vir da Vila Leopoldina. Haddad diz que quer transformar o local onde é o Ceagesp em um espaço para a economia criativa. “Está maduro para ser feito. Vamos liberar 3,5 milhões de m² e abrir um pólo de economia criativa”, comentou.

O prefeito ainda falou sobre outra iniciativa que deve facilitar a vida de empreendedores. A Prefeitura lançou uma consulta pública para baixar um decreto que vai permitir empresas serem abertas em até cinco dias. Dois decretos foram publicados para desburocratizar o processo de abertura de empresas e, até o dia 3 de julho, empresas e profissionais do ramo poderão dar as suas sugestões para o processo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence