Shyp torna o envio de encomendas mais simples e barato nos EUA
shyp_envio-de-encomendas
Foto: Reprodução/Site
Nova Economia > Modelos Disruptivos

Shyp torna envio de encomendas mais simples e barato nos EUA

Camila Luz em 14 de outubro de 2016

Nada de caçar pacotes, gastar um tempão na fila do correio ou acessar diferentes sites para descobrir melhores taxas. No Estados Unidos, a startup Shyp bolou serviço que torna o envio de encomendas muito mais simples e barato.

homem tirando foto de calças para enviar por encomenda

Foto: Divulgação

Funciona assim: quem quiser enviar algo simplesmente tira uma foto do produto com o aplicativo da Shyp. Em 20 minutos, um mensageiro chega na casa do cliente e leva o item ao prédio da empresa. Ele é embalado e entregue à transportadora mais econômica para aquela necessidade, como FedEx ou UPS.

A Shyp faz o envio de encomendas de qualquer tamanho e peso. A startup garante que os produtos são embalados em materiais de qualidade e itens frágeis são preparados a partir de técnicas especiais. Além disso, cuida para que o pacote fique o menos pesado possível, reduzindo a taxa de envio.

Hoje, a Shyp funciona em Nova York, São Francisco, Los Angeles e Chicago, mas as encomendas podem ser entregues em qualquer lugar do mundo. Quem preferir que o mensageiro busque o produto em casa deve pagar US$ 5, além da taxa de envio. Caso o usuário deseje enviar mais de 300 itens por mês, esse valor cai para US$ 4,25. A empresa também dá descontos para quem vende produtos pelo eBay.

Shyp, muito mais do que um “Uber para pacotes”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De acordo com o site Fast Company, a Shyp é constantemente comparada ao Uber e até recebeu o apelido de “Uber para pacotes”. No entanto, é difícil pensar em outro candidato tão disruptivo assim na indústria de encomendas desde que o FedEx inaugurou o conceito de entrega durante a noite em 1973.

A startup ainda está longe de ser tão grande quanto o FedEx e tem apenas 245 funcionários. Mas vem crescendo 20% ao mês e, em fevereiro deste ano, já estava fazendo 600% mais envios do que no mesmo período em 2015. “Nós queremos ser muito mais do que uma startup em São Francisco”, disse o CEO e co-fundador da Shyp, Kevin Gibbon, ao site da Fast Company.

Em 2002, Gibbon era estudante do ensino médio em Vancouver, no Canadá, e vendia itens no eBay para ganhar uma grana. Na época, fãs de artes marciais estavam dispostos a pagar até US$150 por camisas da Affliction. “Eu era capaz de ganhar muito dinheiro”, relembra. “Apenas uma coisa me irritava na empresa [eBay]: o envio de encomendas”.

Leia mais:
PicPay quer trazer cada vez menos burocracia para pagamentos
Cabe na Mala tentou fazer disrupção e por isso enfrentou grandes desafios
Bancos franceses querem impedir fraude em cartão de crédito com tecnologia

Gibbon continuou seu negócio no eBay durante a faculdade. Depois disso, passou a trabalhar com desenvolvimento de software e chegou a criar o aplicativo ShopAround, para a Boeing. O serviço ajudava pessoas a encontrarem ofertas em lojas locais.

A ideia de fundar a Shyp surgiu depois que o ShopAround faliu. Foi criada em parceria com um amigo de Gibbon, Joshua Scott. Assim como o negócio do eBay, foi baseada na arbitragem e intermediação entre consumidor e serviço. Os sócios negociam descontos com grandes transportadoras e recebem a diferença entre as taxas que pagam e os preços que cobram dos consumidores.

Envio de encomendas com capricho e dedicação

Para o sócio, a startup mostrou potencial desde o início por resolver dois problemas principais dos consumidores: falta de tempo e dinheiro. A Shyp é uma mão na roda para quem precisa vender produtos online, mas não tem tempo para deixá-los no correio ou procurar pacotes adequados. Também ajuda seus usuários a pagarem menos pelos envios.

Os serviços de embalagem são o diferencial: a empresa mostra aos seus clientes que é possível presentar familiares e amigos pelo correio com capricho e dedicação.

Os serviços de envio de encomendas da Shyp também podem ser contratados por empresas ou negócios que precisam despachar grandes volumes de mercadorias ou querem presentar seus clientes.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence