As dicas de Frederico Elboni para você criar um canal no YouTube
frederico-elboni-1
Foto: Divulgação
Publieditorial >

As dicas de Frederico Elboni para você criar um canal no YouTube

Pedro Katchborian em 22 de setembro de 2016

Com pouco mais de 288 mil inscritos, Frederico Elboni acumula incríveis 13 milhões de visualizações em seus mais de 100 vídeos em seu canal no YouTube. Fred, que inaugurou o seu canal em janeiro de 2014, é figura conhecida na internet, mas há pouco vem ganhando notoriedade com seus vídeos. Em 2010, com apenas 19 anos, começou a fazer sucesso com algumas frases no Twitter, que depois viraram textos no Entenda os Homens, seu blog sobre comportamento. Percebendo a tendência de migração da produção de conteúdo de texto para vídeo, Fred começou a investir cada vez mais em seu canal e hoje posta pelo menos dois vídeos por semana.

Frederico Elboni bebendo drinkfinity

Foto: Divulgação

Elboni, que é um dos embaixadores Drinkfinity, construiu um know how de produção de conteúdo para internet ao longo desses anos. Para ajudar quem busca se aventurar no mercado do YouTube, o blogueiro conversou com o Free The Essence e deu algumas dicas para criar o seu canal no YouTube.

No começo, Fred teve dificuldade com a transição de plataforma. Afinal, estava acostumado a trabalhar com textos — e por muitas vezes longos. “Foi uma transição difícil. No começo tinha vergonha de me expor”, explica. Ele conta que gosta de todas as plataformas, mas no vídeo tem mais liberdade. “No vídeo posso brincar mais”, conta.

Para ele, uma grande vantagem do vídeo é que pode ser mais “olho no olho”. “Posso ter mais liberdade para ser bobo, não preciso me preocupar tanto com erros de português”, conta. Ele define a diferença entre as plataformas:

A explosão é melhor no vídeo, a calmaria é melhor no texto.

4 dicas de Frederico Elboni para o seu canal no YouTube

1) Frequência

Ele admite que o canal demorou para engrenar. “Antes gravava uma vez por mês, mas agora está numa vibe legal, estou levando a sério”, conta. Com isso, fica a primeira dica de Fred para um canal ter mais chances de dar certo: a periodicidade. Gravar e publicar vídeos nos mesmos dias e horários.

Leia mais:
YouTube lança ferramenta para produtores interagirem melhor com fãs

Para ele, isso ajuda a construir uma audiência. “Faz um ano que estou fazendo direito e gravando direitinho”, conta.

2) Criatividade nos temas

Um dos grandes diferenciais do canal de Frederico Elboni são os temas. Sempre tentando fugir do óbvio e do clichê, ele explicou um pouco como consegue chegar nos assuntos discutidos durante os cinco ou seis minutos de vídeo.

Ter sensibilidade no olhar é muito legal“, aconselha. “Qualquer lugar que você estiver pode render um tema. Hoje eu estava esperando o médico e acabei anotando uns 10 temas. Uma menina falou “estou com cólica”. Pronto, isso já é um tema”, diz.

Fred conta que é essencial olhar ao nosso redor para arranjar temas criativos. “Eu acho muitas brechas dentro de um assunto. Eu estava no aeroporto e pensei em outro tema: abraço de aeroporto”, conta.

3) Engajamento nichado

Para Frederico Elboni, o importante não é ter milhões e milhões de visualizações em seus vídeos, mas sim um engajamento entre os seus fãs, mesmo que em menor número. “Não vou bombar como os outros, mas prefiro ter menos gente de uma maneira segmentada do que ter muita gente”, diz. Portanto, às vezes vale mais a pena construir uma audiência em um ramo segmentado do que tentar abraçar o mundo e atingir muitas visualizações.

4) Autenticidade

Para Fred, uma das principais dicas é relacionada a autenticidade do conteúdo: “nunca faça nada, seja vídeo ou texto, pensando que quem vai ver te conhece“, diz. “Você perde toda a autenticidade”, completa.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
  • Juliana de Oliveira

    Muito boa essas dicas!!! Eu que comecei semanas atrás a postar vídeos no YouTube por conta do meu blog, valeu muito a pena! E hoje mesmo, pela primeira vez, tive um comentário positivo em um vídeo, e já me deixou feliz! E por sinal, era alguém desconhecido.

Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence