5 Dicas para usar madeira como decoração de forma sustentável
madeira sustentável
Foto: iStock/GettyImages
Sustentabilidade > Em Casa

Aprenda a usar madeira como decoração de forma sustentável e sem gastar muito

Camila Luz em 27 de abril de 2016

Usar madeira como decoração pode ser uma opção para deixar a casa bonita de forma sustentável e sem gastar muito. Basta reaproveitar móveis velhos, caixotes e pallets.

Você pode usar tudo que sobrou da reforma ou construção da sua casa. Restos de portas e janelas podem virar prateleiras e novos objetos.

Objetos que auxiliam no transporte de carga, como pallets e caixotes de madeira, podem ser transformados em sofás, mesas e bancos. As opções são muitas. Basta deixar a criatividade solta para customizar os novos móveis de acordo com o estilo da sua casa.

Leia mais: 5 dicas de ouro para reciclar lixo em casa

Antes de começar a reutilizar a madeira, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, veja se a madeira não está podre. No caso de objetos de transporte, verifique se os caixotes foram usados para transportar algum tipo de substância tóxica. Também fique atento ao odor e a presença de objetos cortantes ou perfurantes, como pregos e pontas afiadas.

A madeira está apta para uso? Mãos à obra!

Dicas para usar madeira como decoração

1 – Caixotes de Madeira

Os caixotes costumam ser feitos com madeira bastante resistente. Podem ser usados, por exemplo, como estante. Você pode pregar na parede ou empilhar um em cima do outro.  Empilhados, os caixotes podem, ainda, virar mesinhas de centro ou racks. Para customizar, é só forrar com tecidos da sua escolha ou pintar com a cor que preferir.

2 – Pallets

Pallets são os queridinhos dos decoradores sustentáveis, pois são super fáceis de usar. Com eles, é possível fazer sofá ou cama. Basta usar como base e colocar uma almofada ou colchão por cima.

Saça de estar com sofá de pallets

Foto: iStock/GettyImages

3 – Restaure o móvel que não usa mais

Móveis inutilizados pela aparência estética acabam indo para o lixo e poluindo o ambiente. Para economizar uma grana, basta reformar o armário antigo, a mesa de jantar que não combina com o ambiente ou a estante sem serventia.

Reformar o móvel velhinho não é difícil. Sozinho, você pode customizar e criar uma peça que vai ter tudo a ver com a decoração da sua casa.

O vídeo abaixo explica o passo a passo. Aprenda a lixar, pintar e forrar o objeto:

4 – Prateleiras de gavetas

Seu armário despencou e você vai jogá-lo no lixo? Aproveite as gavetas. Elas podem virar prateleiras cheias de estilo.

Basta pregá-las na parede na posição que preferir. Para combinar melhor com o ambiente, customize com tecidos, pedaços de papel ou pinte da cor que preferir.

5 – Reaproveite as sobras da reforma

Em reformas ou construções, pedaços de madeira podem sobrar. Por exemplo, você pretende demolir um deck para transformar o espaço em um jardim. A madeira restante pode ser usada para a construção de um novo móvel, como mesa de jantar ou estante.

É possível fazer o mesmo com portas e janelas descartadas. Fique de olho se alguma casa do seu bairro vai ser reformada e verifique com os vizinhos a possibilidade de reaproveitar os pedaços de madeira que eles não querem mais.

Gostou das dicas? Você usa madeira como decoração? Conte para a gente.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence